Fortalecer os músculos faciais rejuvenesce

rejuvenescimento facialVocê sabia que a musculatura da face, do pescoço e do colo também requerem cuidados e exercícios físicos bem orientados? Os músculos faciais são mais delicados e frágeis do que os dos demais locais do corpo, inserindo-se diretamente na cútis e mucosa.
Eles estão funcionalmente relacionados com a alimentação, a mastigação, a fonação, a respiração, o piscar dos olhos, etc. Sua contração movimenta a pele do rosto e produz a depressão que com o tempo se transformam em ruga e sulco. “A face possui, em média, 80 músculos que se contraem de acordo com o estado emocional e que possuem propriedades como a contratilidade, a elasticidade e a coordenação”, descreve a fonoaudióloga e coach Patricia Antoniazi.
A pele e os músculos necessitam da condição de elasticidade para se manterem em adequada tonicidade. “As rugas de expressão provêm do uso constante da musculatura e da repetição das expressões faciais estando relacionados aos hábitos viciosos. Os sinais inerentes ao envelhecimento podem ser causados por um processo natural – o envelhecimento intrínseco – ou por fatores externos – o envelhecimento extrínseco ou fotoenvelhecimento”, expõe a especialista.
O que é o envelhecimento intrínseco?
O envelhecimento intrínseco é consequência do desgaste natural do organismo. No entanto, alguns fatores externos podem acelerar o processo. “Alterações clínicas, histológicas e fisiológicas que ocorrem na pele e músculos no processo de envelhecimento como: perda de gordura, colágeno, elastina, flacidez de pele e de músculo acarretam no envelhecimento. Outro fator que influencia é a hereditariedade”, informa Antoniazi.
Durante o processo de envelhecimento ocorre uma acuidade visual que somada ao excesso de pele em pálpebra superior e ptose do supercílio resultam da contração exacerbada dos corrugadores e do músculo frontal, respectivamente. Causando, dessa forma, uma pressão nos olhos para enxergar melhor. “Este tipo de ruga surge por causa do uso constante do orbicular dos olhos como ao sorrir ou por causa das contrações palpebrais durante a exposição ao sol ou ambientes muito iluminados”, informa.
De acordo com a especialista, a modernidade interfere no desempenho de várias funções do nosso organismo em decorrência da falta de estímulo para o desenvolvimento adequado do complexo craniofacial, com repercussões na expressão facial. “Como sufocamos o nosso dia a dia com diversas tarefas, uma bateria de tensões nervosas acabam descarregando em nosso semblante facial. Nossa face é a porta de entrada do mundo. Nossa boca é o coração da face. Todo registro de emoções seja de alegria ou tristeza, de saúde ou de dor, de preocupação, de depressão ficam estampadas em nosso rosto. Assim, os movimentos carregados de estresse agravam os sulcos e as rugas, levando a um envelhecimento precoce”, avalia.



WordPress Video Lightbox

    ENTRE EM CONTATO.
    FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
    AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


    comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336