Zere suas dúvidas sobre as temíveis cicatrizes

cicatriz-É difícil encontrar quem não tenha sequer uma cicatriz. Nos braços, mãos, joelhos: elas estão sempre lá para nos lembrar daquele tombo na casa da avó, daquele descuido com o ferro de passar, daquele acidente de bicicleta. Elas evocam lembranças, e nem sempre agradáveis. Há quem goste de mantê-las e há quem queira amenizá-las ou mesmo eliminá-las.

Na hora de tratar uma cicatriz, seja ela nova ou antiga, surgem algumas dúvidas frequentes, que vão desde o tratamento – como diminuí-las? – até questões que parecem simples, mas não são – como acontece a formação da cicatriz, sua relação com a exposição ao sol e a possibilidade de se tornar queloide.

De acordo com Carolina Prazias, farmacêutica da MIP Brasil Farma , as cicatrizes são áreas de tecido fibroso que surgem e permanecem após uma ferida ser cicatrizada, resultado de lesão ou cirurgia, e seu desenvolvimento pode ser imprevisível. A má cicatrização pode contribuir para o surgimento de cicatrizes desfavoráveis. Mesmo uma ferida que cicatriza bem pode resultar em cicatriz que incomodará no âmbito estético.

Porém, não é só a aparência da cicatriz que deve ser alvo de atenção. A perda da integridade da pele e tecidos subcutâneos facilitam infecções, são mais vulneráveis a perda sanguínea e diminuem a sensibilidade na área.

Confira a lista de verdades e mentiras para zerar suas dúvidas sobre cicatrizes:

É normal a cicatriz virar queloide: Não. Uma cicatriz não necessariamente evoluirá para queloide – marca de relevo acentuado e que ultrapassa o corte que a causou. Chamadas de cicatrizes hipertróficas, elas são, a princípio, tumores benignos. O aparecimento da queloide varia de acordo com inúmeros fatores, entre eles a genética.

Espremer espinha causa cicatriz: Sim. O atrito exagerado das mãos com a pele, no momento em que se aperta um cravo ou espinha, deixa cicatrizes. Porém, quem tem tendência a ter cicatrizes de acne poderá apresentá-las independentemente de espremer ou não a pele. O melhor, em ambos os casos, é usar produtos secativos e conter a vontade de espremer.

Cicatriz é para sempre: Depende. Ela é um tecido patológico, que surge da tentativa do organismo de reparar um defeito ocorrido. Porém, é possível amenizá-la e torná-la quase imperceptível com tratamentos. Um deles é o Spotner Scars Gel Hidratante, que melhora a pele com cicatrizes, devolvendo a elasticidade e recuperando o aspecto natural da pele. Sua fórmula contém vitamina E, silicone e exclusivas microesferas massageadoras. A pressão mecânica dessas esferas aumenta a circulação sanguínea, ajudando na remoção de tecido de cicatrização endurecido. O formato em tubo massageador de Spotner Scars facilita a aplicação, já que o consumidor tem precisão na hora de aplicar o produto, não precisa colocar as mãos em contato com o gel e seu tamanho permite que seja facilmente carregado para qualquer lugar.

Vale a pena manter uma cicatriz: Depende. Isso vai muito da sua relação com a cicatriz. Vale avaliar se ela não oferece riscos para sua saúde, não incomoda, não está em um lugar visível e se ela traz boas lembranças.

Sol pode fazer bem para a cicatriz: Não. Deve-se sempre evitar a exposição ao sol e usar filtro solar com fator alto de proteção. É sempre bom lembrar que em casos de cicatrizes grandes, ela não consegue eliminar o calor através do suor, e a exposição ao sol pode comprometer a temperatura corporal. No caso de pequenas cicatrizes, deve-se evitar tomar sol enquanto a cor da lesão não tiver adquirido a tonalidade normal da pele.

Alimentação pode acelerar a cicatrização: Sim. Alimentação é a chave para o bem-estar do organismo como um todo. As frutas cítricas são excelentes aliadas na hora da cicatrização, pois participam da produção de colágeno, que melhora a resistência dos vasos. As frutas vermelhas são também importantes, já que combatem o processo inflamatório e protegem as paredes dos vasos. O brócolis, o repolho, couve, farinha de linhaça e sementes de chia são aliados também. Já a ingestão de doces, açúcar e gorduras pode atrapalhar o processo de cicatrização.



WordPress Video Lightbox

    ENTRE EM CONTATO.
    FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
    AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


    comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336