Transição capilar: como passar pelo processo mantendo o cuidado dos fios

cabelostratadosTransição capilar é o nome dado ao retorno dos fios à sua textura natural, geralmente após terem sido submetidos a diversos processos químicos de alisamento como relaxamentos, progressivas e definitivas.

O fio de cabelo é reativo, pois responde bem a tratamentos direcionados para cada necessidade e para danos causados por processos químicos, físicos e mecânicos. No entanto, ao contrário do que muitos acreditam, recuperar os cachos é uma tarefa trabalhosa e exige paciência, força de vontade e confiança em si mesma, já que as mulheres precisam lidar com as dificuldades trazidas por qualquer mudança radical no visual.

Ainda hoje, muitas pessoas acreditam que volume e frizz não são muito elegantes. Por isso, inclua produtos indispensáveis no seu kit, como leave-ins, cremes, óleos minerais, óleos essenciais, manteigas, pomadas, ceras e proteção térmica; estes finalizadores controlam o frizz, uma vez que o cabelo está em constante crescimento e sempre haverá uma grande variação no tamanho dos fios.

Além disso, há quebras diárias pelo manuseio incorreto e apressado dos cabelos já sensibilizados, somadas ao uso diário de acessórios como pentes, elásticos, chapinhas, secadores, entre outros. A dica valiosa é: penteio-os com carinho, mecha por mecha, pois este é o início do tratamento e auxiliará na eficiência dos produtos utilizados.

A falta de informação também é um grande obstáculo para quem deseja passar pela transição entre o liso e o ondulado, cacheado ou crespo. Muitas mulheres pensam que é impossível recuperar a textura dos fios após os processos químicos e continuam realizando alisamentos como saída para controlar o volume. Por isso, quem está em transição ou já é cacheada deve buscar conhecimento com profissionais de confiança e, claro, investir nos tratamentos certos para cada tipo de cabelo.

Caso o desejo de reconquistar o cabelo natural seja maior que as barreiras encontradas no caminho, é hora de deixar de lado os comentários desencorajadores e correr atrás da sua vontade própria, com a certeza de que valerá a pena.

Para dar início ao processo, não basta apenas guardar a chapinha na gaveta e esperar. É preciso tratar o cabelo na medida em que ele vai crescendo com sua textura natural.

Algumas mulheres dispensam a espera e apostam no BC (Big Chop), que, em português, significa grande corte. Ou seja, corta-se o cabelo, deixando poucos centímetros da raiz natural. Porém, para quem deseja realizar a transição de forma menos brusca, uma boa ideia é investir na recuperação dele.

“É importante manter os cabelos sempre hidratados e nutridos, além de realizar um cronograma de reconstrução, para que os fios que estão crescendo venham com força, resistência e brilho. Lembrando que um couro cabeludo higienizado e bem tratado é sinônimo de fios mais saudáveis. Para isso, apostar em produtos específicos para cabelos em transição e cacheados pode ser uma ótima forma de passar pelo período transitório com mais facilidade e conquistar cachos soltos e leves”, comenta o hairstylist e embaixador da iCabelos, Gil Prando.

Por fim, depois de concluído o período mais complicado de mudanças na textura do cabelo, é hora de desfilar por aí com cachos livres e estilosos. Para mantê-los sempre bonitos, o ideal é a utilização de cremes finalizadores e leave-ins.



WordPress Video Lightbox

    ENTRE EM CONTATO.
    FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
    AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


    comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336