Sustentabilidade: 5 ações que as marcas de cosméticos deveriam incentivar

cosméticos eco friendlyÉ cada vez mais comum a prática do consumo sustentável, com pessoas realmente conscientes na aquisição de produtos e serviços que diminuam ou eliminem os impactos negativos ao meio ambiente. Você sabia que, ao comprar um cosmético, pode incentivar práticas sustentáveis?

“No ranking mundial, 96% dos consumidores brasileiros detêm mais conhecimento sobre o conceito de biodiversidade. Por causa disso, deve haver uma preocupação constante com o Meio Ambiente por parte das marcas de cosméticos, para que ofereçam soluções adequadas de formulação em produtos industriais para reduzir o impacto na natureza”, explica Isabel Luiza Piatti, tecnóloga em Estética e diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Buona Vita — empresa vencedora de duas edições do Prêmio Casem de Gestão Sustentável e três do Prêmio Internacional de Sustentabilidade Socioambiental do Instituto Chico Mendes.

Palestrante sobre o tema, a profissional de Estética lista cinco ações sustentáveis — já adotadas pela Buona Vita — que as marcas de cosméticos deveriam seguir:

1. Ativos e matérias-primas eco-friendly
“A questão central e principal que as marcas de cosméticos deveriam seguir é a escolha de ativos Eco-friendly, que minimizem ou eliminem os impactos negativos sobre o Meio Ambiente. Os óleos minerais usados em cosméticos, por exemplo, não são biodegradáveis e proporcionam um grande risco, pois podem causar sérios problemas ambientais. A substituição por óleos vegetais garantem absorção total, não passando o sensorial “grudento”, o que por si só dispensa a utilização de papel toalha para retirada ou mesmo o banho. Outro ponto importante com relação aos ativos e que deve ser falado é na questão do uso do polietileno em esfoliantes. O polietileno é uma partícula plástica, que não penetra na pele. Ao ser eliminada pelo ralo após utilização, devido ao seu tamanho, não consegue ser filtrada pelo sistema de tratamento de água e nem pode ser reciclada, gerando contaminação de oceanos, rios e lagos e prejudicando ecossistemas marinhos. A substituição, na Buona Vita, é feita com microesferas vulcânicas”, afirma Isabel.

2. Embalagens com melhor reaproveitamento
“É importante cobrar dos parceiros certificações e materiais sustentáveis. Embalagens como as PET’s tem melhor facilidade de reaproveitamento e isso, a longo prazo, ajuda a reparar os impactos negativos e criar impacto positivo sobre o Meio Ambiente. Além disso, os clientes recebem os produtos em sacolas plásticas 100% biodegradáveis.”

3. Práticas sustentáveis nas sedes das empresas
“Nesse quesito, uma série de atitudes devem ser tomadas, a fim de que os critérios de consumo consciente também estejam presentes nas instalações. A sede da Buona Vita, por exemplo, tem arquitetura ideal, com amplas janelas, que dão vazão à claridade natural e contribuem para a economia de energia elétrica; as lâmpadas são econômicas; a água da chuva é armazenada em cisterna e reaproveitada para limpeza e abastecimento da fonte existente no jardim do hall de entrada da empresa; os materiais gráficos contam com impressões feitas com tinta de soja; além do reaproveitamento de papel”, destaca a diretora da Buona Vita.

4. Incentivar a destinação correta das embalagens vazias
“A Buona Vita disponibiliza aos seus clientes, por meio de suas revendas, a logística reversa, com os postos de coletas de embalagens vazias de produtos, mostrando que a ciência e a beleza podem ser aliadas do meio ambiente. As embalagens coletadas são direcionadas para catadores, cooperativas e empresas que fazem a reciclagem do material. Ou seja, o processo de impactos positivos é completo: da produção ao pós-venda.”

5. Acima de tudo: não poupar esforços
“No mundo, sempre há escolhas, e na vanguarda da empresa uma delas foi levar em conta a satisfação do cliente oferecendo um bom produto e a outra da qual não abrimos mão é respeitar o Meio Ambiente, mesmo que para isto seja necessário um investimento extra. É possível crescer, expandir, inovar e ainda dar atenção aos anseios da humanidade”, finaliza a especialista da Buona Vita.

Buona Vita: A Buona Vita oferece, desde 1988, tecnologia de ponta e princípios ativos seguros, que garantem resultados rápidos e eficazes. Precursora do uso da nanotecnologia na indústria cosmética, hoje está entre as líderes do segmento de cosméticos profissionais, e possui uma linha Home Care; a sustentabilidade é um dos diferenciais da Buona Vita com a formulação de produtos com bases biocompatíveis. Tecnologia, pesquisa e responsabilidade para enaltecer a beleza e cuidar do planeta. www.buonavita.com.br | SAC 41 3023-1855



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