Skin-fication: conheça a tendência que utiliza a rotina skincare para tratar dos cabelos

Cuidar da pele diariamente já faz parte da rotina de grande parte das pessoas. Porém, muitas vezes, os cabelos costumam ficar de lado. Mas uma nova tendência promete revolucionar a maneira que cuidamos de nossas madeixas: o Skin-fication. Visando tornar os cabelos mais saudáveis e bonitos, a técnica consiste em tratar o couro cabeludo seguindo as mesmas etapas que você utiliza para cuidar da pele. Pode parecer confuso, mas o Skin-fication tem se mostrado extremamente eficaz. Não é à toa que a técnica vem ganhando cada vez mais espaço fora do Brasil. Para ajudar a entender melhor, a dermatologista e tricologista Dra. Kédima Nassif, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Associação Brasileira de Restauração Capilar, explicou cada uma das etapas que compõe o Skin-fication. Confira:

Adult woman washing head

Higienização: Assim como a pele, os cabelos acumulam uma série de sujidades durante o dia. Por esse motivo, a higienização diária é fundamental. “Mas atenção na hora de escolher o shampoo. Opte por produtos que sejam compatíveis com seu tipo de cabelo e evite aqueles que contenham sulfato, já que o ingrediente pode favorecer o ressecamento dos fios e torná-los quebradiços e opacos”, recomenda a tricologista. “Vale a pena também investir em um shampoo antirresíduo ou detox, já que esses produtos são capazes de penetrar no fio e retirar as impurezas através de uma limpeza profunda. Porém, é importante que esses produtos sejam usados apenas uma vez por semana, pois, quando utilizados em excesso, podem retirar a hidratação do fio, causando ressecamento, aumento da oleosidade e quebra.” Além disso, é essencial que você tome cuidado na hora de ensaboar os cabelos e utilize apenas as pontas dos dedos, pois as unhas podem acabar machucando o couro cabeludo.

Esfoliação: De acordo com a médica, a esfoliação capilar é uma ótima maneira de remover as impurezas que ficam acumuladas no couro cabeludo, pois, além de realizar uma limpeza profunda, acelera a renovação celular e melhora a absorção de nutrientes e proteínas dos produtos capilares que serão aplicados posteriormente. “Indicada principalmente para pessoas com cabelos oleosos, crespos, com caspa, seborreia ou queda capilar, a esfoliação capilar deve ser feita durante o banho, de preferência antes do shampoo. Basta aplicar o esfoliante capilar e realizar movimentos circulares suavemente com as pontas dos dedos, evitando que escorra no comprimento dos fios. Em seguida, deixe o produto agir e lave o cabelo como de costume, com shampoo e condicionador”, ensina. Porém, é importante ressaltar que essa etapa do Skin-fication é contraindicada para pessoas que estão com o couro cabeludo machucado ou irritado.

Hidratação: Após o shampoo e o esfoliante, faça uso de um bom condicionador para proteger os fios contra o ressecamento causados por esses produtos e pelas agressões diárias. O produto diminui a desidratação e repara os cabelos para deixá-los mais fortes e resistentes. “Além disso, por fecharem as cutículas e ajudarem a nutrir os cabelos, os condicionadores deixam os fios mais macios e brilhosos, evitando que fiquem frisados, quebradiços e com pontas duplas. Mas aplique o produto apenas da metade dos fios para baixo, evitando assim que o condicionador entre em contato com o couro cabeludo e favoreça a produção de oleosidade”, afirma a Dra. Kédima. Uma vez por semana, utilize também uma máscara capilar para potencializar a hidratação, mantendo assim o cabelo saudável, nutrido e longe da quebra e do ressecamento. “O ideal é procurar por produtos formulados com ativos de alta ação hidratante e nutritiva, como manteiga de karité e óleo de jojoba. Mas cuidado para não abusar das máscaras capilares, pois, em excesso, o produto pode tornar o seu cabelo pesado e sem brilho”, alerta a especialista.

Proteção: Assim como em sua rotina skincare, a última etapa em sua rotina de cuidados com os cabelos deve ser a fotoproteção. “Além de prejudicar a pele, a luz solar afeta a cutícula do cabelo, provocando o comprometimento da queratina e a oxidação da melanina através de radicais livres, o que pode causar desde descoloração até a redução da força dos fios e perda de brilho. O sol também pode causar queimaduras no couro cabeludo, principalmente em quem tem os cabelos muito finos”, destaca a dermatologista. Por isso, aplique diariamente um fotoprotetor nos cabelos, que pode ser na forma de spray ou loção fluída. Além disso, o produto deve ter FPS acima de 30 e precisa ser reaplicado a cada duas horas.



WordPress Video Lightbox
ENTRE EM CONTATO.
FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336