Rinoplastia é a cirurgia plástica mais procurada entre adolescentes

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), nos últimos dez anos houve um aumento de 141% nos procedimentos em jovens de 13 a 18 anos. Em 2016 – ano do último censo realizado pela SBCP, foram realizadas 1.472.435 cirurgias plásticas estéticas ou reparadoras, sendo 6,6% em adolescentes, ou seja, um total de 97 mil cirurgias. O Brasil fica na liderança em números de jovens que passam por esse tipo de cirurgia. Nos EUA, 4% dos pacientes são adolescentes, e no ano passado ultrapassou 66 mil cirurgias estéticas, enquanto no Brasil os procedimentos ultrapassaram 90 mil casos.

O procedimento mais procurado entre os adolescentes é a rinoplastia (correção estética ou funcional do nariz), seguido do aumento das mamas, e totalizou 70.800 procedimentos em 2017, frente aos 44.600 procedimentos de aumento de mamas em adolescentes de todo o mundo.

O otorrinolaringologista especialista em rinoplastia Guilherme Scheibel explica que a procura pela rinoplastia, em muitos casos, é devido a problemas respiratórios, que podem ser melhorados com tratamento clínico e cirurgia, mas a procura se dá principalmente pela estética: – Sempre houve o incômodo com a estética, mas as mídias sociais e as selfies têm feito aumentar a procura pela cirurgia, especialmente no rosto. Nos adolescentes, acaba sendo maior a procura pela rinoplastia, visto que ainda não apresentam problemas de envelhecimento da face.

Além da procura por questões estéticas, muitos adolescentes apresentam problemas respiratórios, que podem ser melhorados com tratamentos clínicos e cirurgia.

Muitas pessoas possuem problemas respiratórios que podem ser reparados com uma cirurgia e, em alguns casos, somente a rinoplastia poderá solucionar o problema, como é o caso de fragilidade das narinas, em que sua parte lateral fecha na inspiração. Isso demanda a colocação de cartilagem de suporte nesta região, coisa que uma simples cirurgia de septo e cornetos não resolveria, orienta Scheibel.

Muitas adolescentes acabam sendo influenciadas a passarem por procedimento cirúrgico através de resultados que veem na internet, nas redes sociais, na televisão, de pessoas famosas, o que desperta a curiosidade o interesse, mas é preciso estar atento na avaliação pré-operatória, para saber se o adolescente já está preparado fisicamente para uma cirurgia.

Normalmente indico rinoplastia para meninas a partir dos 16 anos. Teoricamente poderiam ser operadas antes, porém a maturidade conta muito neste tipo de procedimento, por isso não recomendo. Meninos já seriam após os 17 anos, quando termina a fase do crescimento, sempre confirmada pela idade óssea em ambos os casos.

Guilherme Schebeil conscientiza os pacientes, pois sempre há chances de o resultado não ser completamente satisfatório, porém alguns defeitos mais difíceis de reparar devem ser explicados previamente, pois mesmo com uma rinoplastia, podem não ser consertados. Caso haja realmente algo que possa a ser melhorado com uma nova cirurgia, ela pode ser sim realizada.



WordPress Video Lightbox
ENTRE EM CONTATO.
FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336