Problemas na estrutura óssea podem provocar rugas

shutterstock_252297277As rugas não são resultado apenas do envelhecimento da pele. A compleição muscular e óssea também são vilões nessa história. Entre 25 e 35 anos, por exemplo, algumas pessoas já podem apresentar rugas. Isso se deve, muitas vezes, a problemas na estrutura muscular facial, provocadas, por exemplo, por disfunções dentais ou de mastigação.

O formato do rosto também pode levar ao aparecimento precoce de rugas na região do sulco-nasogeniano e a glabela (entre os supercílios). “Por isso, nesta fase, é importante fazer uma avaliação com um ortodontista, pois apenas o uso de cremes e tratamentos faciais com o dermatologista podem não adiantar”, explica a Dra. Jaqueline Cabral, especialista em ortodontia, disfunção da ATM e dor orofacial.

A dermatologista Apolonia Sales indica para essa faixa etária o uso de cremes, limpeza de pele e, em alguns casos, aplicação de toxina botulínica, além de preenchimentos superficiais e peelings. “O uso de laser se reserva para os casos de estímulo preventivo de colágeno ou, ainda, para o tratamento de manchas”, diz a dermatologista.

Entre os 35 e 45 anos, o organismo passa a absorver a gordura, os músculos a perder seu tônus e promover um processo de ptose – na área dos olhos, por exemplo, pode ocorrer a queda da pálpebra superior. Também tem início o aparecimento de manchas em razão da perda de volume facial. A dermatologista que indica tratamentos com laser, luz pulsada, peelings médios e preenchedores para suprir a perda de volume. “Cremes e tratamentos específicos para o estímulo da produção de colágeno e elastina também são indicados”, comenta a Dra. Apolonia. “Nessa faixa etária ainda é importante investigar a estrutura óssea e muscular, pois um desequilíbrio morfológico e funcional pode provocar a assimetria facial ocasionada pela diferença de tônus muscular”, acrescenta Jaqueline.



WordPress Video Lightbox

    ENTRE EM CONTATO.
    FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
    AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


    comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336