Manual de saúde e beleza no carnaval

Fashion-Makeup-2012Para muitas pessoas, carnaval é época de curtição como se não houvesse amanhã. Mas é importante lembrar de pequenos detalhes que podem causar prejuízos à saúde. A dermatologista Daniela Lemes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e diretora médica da clínica Daniela Lemes Dermatologia & Laser (RJ), dá dicas para curtir a folia sem preocupação:

1 – Fique alerta quanto ao material das fantasias. “Evite tecidos sintéticos e apertados, que podem causar brotoejas, principalmente em crianças, por não permitirem a pele respirar. Prefira roupas de algodão, leves e claras”, diz a médica.

2 – Cuidado com os sprays de espuma, pois eles geralmente contêm substâncias tóxicas. “Em contato com a pele, eles podem causar alergia e, se inalados, podem provocar rinite e asma. Ou ainda conjuntivite, se atingirem os olhos”, afirma Daniela Lemes.

3 – Evite usar maquiagem de adulto nas crianças. “Por terem a pele fina e sensível, os cosméticos de adultos podem provocar nos pequenos dermatite de contato e consequentemente alergia por conterem substâncias químicas para maior fixação. Use maquiagem infantil”, alerta a especialista. Os sintomas da dermatite de contato são: erupção cutânea, coceira, vermelhidão, inchaço, descamação e crostas espessas.

4 – Quem não faz exercícios regularmente vai sentir dores nas panturrilhas e pés depois de um dia inteiro caminhando e pulando. “Existem diversos cremes que possuem substâncias calmantes e são ótimos para relaxar as pernas ao final do dia. Peça dica ao dermatologista”, aconselha Daniela. Outra dica é quando chegar em casa, colocar as pernas para cima para ajudar no retorno venoso.

shutterstock_1627397995 – Se ficar com bolhas nos pés, não as fure, pois pode infeccionar. “Use sapatos abertos para arejar, pois a bolha vai estourar sozinha e cicatrizar. Para evitar a bolha, não use pela primeira vez um sapato em um dia que se vai andar muito”, diz.

6 – Se levar um pisão e a unha logo ficar roxa, não tente arrancá-la. O crescimento da unha do pé é bem mais lento que o da mão. Somente retire a unha se ela estiver muito solta. Caso contrário, aplique esmalte fortalecedor de unhas para ajudar no crescimento. “Há pomadas cicatrizantes e com antibiótico para impedir infecções locais. Converse com o dermatologista”, afirma Daniela.

7 – Não se esqueça de passar protetor solar com FPS de no mínimo 30. Use bonés e óculos também. Para quem se esquecer de aplicar o filtro, a solução é o pós-sol. Há diversas loções que hidratam, acalmam e restabelecem a barreira lipídica da pele, impedindo a descamação e a irritação cutânea, e ainda dão uma sensação refrescante. “Mas é bom lembrar que o dano que o sol fez à pele o pós-sol não vai conseguir reverter. A radiação solar atinge o DNA da célula, o que pode causar sua mutação, gerando assim um câncer de pele”, alerta a médica.

8 – Os homens são os que mais desenvolvem câncer labial inferior porque não aplicam protetor nos lábios. Então, use protetor labial também.

9 – Para aliviar os pés cansados e doloridos, uma dica é o escalda pés. Ele pode ser feito com produtos específicos à base de ureia e óleos minerais diluídos em água morna durante 20 minutos, proporcionando uma sensação de bem-estar imediata.

1Dra Daniela Lemes new0 – Por fim, não esqueça a hidratação, pois a transpiração acarreta perda de água e sais minerais. Além de beber bastante líquido, Daniela Lemes recomenda borrifar a pele com água termal, que hidrata e equilibra o pH. “É uma água subterrânea rica em sais minerais e oligoelementos que possui ação anti-inflamatória, cicatrizante e ajuda a combater os radicais livres. Pode ser usada em qualquer tipo de pele e várias vezes ao dia. Quando gelada, dá uma sensação calmante e refrescante”, explica. A água termal ajuda ainda a diminuir a oleosidade. “Aplique-a antes da maquiagem, pois ela vai diminuir os poros e não deixar aquele aspecto oleoso, além de fazer a maquiagem durar mais”, finaliza.

 

Fonte: Dra. Daniela Lemes, dermatologista



WordPress Video Lightbox

    ENTRE EM CONTATO.
    FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
    AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


    comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336