Mandíbula remodelada para um rosto mais jovem

Esqueça os lábios carnudos e a famosa bichectomia. Nos últimos anos, a parte do rosto que mais mereceu atenção foi a mandíbula. “Uma mandíbula forte e definida pode não apenas sugerir juventude e vitalidade contra a perda de volume e elasticidade da pele à medida que envelhecemos, mas também confere estrutura e harmonia ao rosto”, afirma o Dr. Paolo Rubez, cirurgião plástico e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Não é à toa que a harmonização facial e a mentoplastia têm crescido tanto nos últimos anos. “Hoje em dia, a tendência em procedimentos estéticos é ter resultados cada vez mais naturais, então uma mandíbula bem definida e com contornos pode refletir a beleza e a juventude de uma maneira mais sutil”, completa o médico.

Close-up Of A Surgeon Correction Drawing Lines On Young Woman Face For Plastic Surgery

            Um estudo de 2017 da Sociedade Americana de Cirurgia Dermatológica descobriu que 67% dos americanos pesquisados estavam incomodados pelo excesso de gordura ao redor do queixo e pescoço. Como os vídeos e fotos tirados de todos os ângulos para as mídias sociais fazem parte da vida cotidiana, a obsessão por essa área do rosto se tornou inevitável. Além dos procedimentos para uma nova harmonia facial, com preenchimento ou cirurgia plástica na região do queixo, os pacientes também tem optado pela redução do excesso de gordura e flacidez da papada (famoso queixo duplo).

            Mas o que os pacientes buscam para o queixo dos sonhos? “Os homens buscam uma mandíbula mais projetada e forte, enquanto as mulheres querem que as delas sejam delicadas e firmes”, diz o médico. “Mas o desafio é criar uma forma e definição que se adapte a cada rosto, individualmente, para restaurar um equilíbrio jovem”, explica ele. Pode parecer que pouco podemos fazer para mudar nossa mandíbula, mas, de fato, há muitos tratamentos – novos e antigos – que podem ser utilizados com grande efeito na área.

Mentoplastia – Geralmente, a alternativa definitiva para harmonização facial é a cirurgia de mentoplastia de aumento, que amplia o tamanho do queixo, deixando-o mais projetado para frente com o intuito de deixar a face mais harmônica. “A cirurgia promove esse resultado por meio do uso de implante ou reposicionamento do osso. A necessidade da cirurgia é avaliada através do exame físico e fotos do paciente de frente e perfil”, diz o médico. “A cirurgia de avanço ósseo é feita sob anestesia geral e com duração em torno de 1 hora” comenta o cirurgião plástico. O local da incisão também pode variar, ou aplicado dentro da boca, chamado de intraoral, no sulco gengivolabial inferior, ou abaixo do queixo, chamado de submentoniana. Após isso, é realizado o deslocamento do osso da mandíbula, com o corte do osso do queixo para reposicioná-lo com a ajuda de pequena placa de titânio, proporcionando um resultado mais natural e usando a própria estrutura óssea do paciente.” Por fim, com a posição do mento fixada corretamente, é feito o fechamento da incisão operatória. É indicado o uso de uma faixa específica para reduzir o inchaço da região nos primeiros dias”, explica Dr. Paolo.

Preenchedores – O uso de preenchedores de ácido hialurônico também costuma trazer bons resultados, apesar do efeito temporário. “O procedimento não é definitivo. “O ácido hialurônico, por ser uma substância natural, é reabsorvido pelo organismo. Então o tratamento dura de 12 a 18 meses”, afirma o médico. “O ácido hialurônico hidrata e traz vitalidade à pele, pois atrai moléculas de água entre as células. Nos tratamentos estéticos, essa substância é usada como preenchedor, pois proporciona volume às áreas tratadas, melhora o contorno facial e promove uma aparência mais harmônica”, diz.

Ultrassom microfocado – A tecnologia de ultrassom aumenta a produção de novo colágeno nas camadas mais profundas da pele, chegando a atingir o músculo e ajudando a levantar e firmar a mandíbula. “Embora o tratamento em si não demore muito – 90 minutos no máximo – não espere ver resultados imediatamente: eles podem levar até seis meses para se mostrar. Dependendo do seu limiar de dor, pode ser desconfortável, mas sua pele agradecerá depois. Seu uso é mais indicado para flacidez, pois não promove aumentos de volume”, afirma o médico.

Criolipólise – Para áreas com excesso de gordura que simplesmente não  saem, a criolipólise congela essencialmente células adiposas indesejadas; o corpo as metaboliza naturalmente e a área diminuirá de tamanho ao longo do tempo. “Não é uma solução imediata: prepare-se para esperar algumas semanas até o resultado definitivo – mas pode reduzir drasticamente a gordura da papada, sem necessidade de repouso e pouca dor”, diz o médico.

Lipoaspiração de mento – Indicada para pacientes que acumulam gordura nessa região, nesta cirurgia, realizada com anestesia local e sedação, é feita uma pequena incisão (cerca de 2 mm) na prega do queixo. No geral, o procedimento dura cerca de 30 minutos.  Os resultados são duradouros (a gordura retirada não volta) e o procedimento não costuma deixar cicatriz aparente. O procedimento pode ser combinado com a mentoplastia.

            Por fim, o médico lembra que é necessário examinar um conjunto de fatores para tratar a região, uma vez que os procedimentos podem ser combinados para potencializar o resultado. “É fundamental que o procedimento seja realizado por um cirurgião plástico especializado”, diz o médico. “E após os procedimentos, é necessário seguir a recomendação médica e incluir na rotina cuidados diários com a pele, com hidratação e fotoproteção, para evitar rugas e mais flacidez por conta de danos externos como a radiação ultravioleta”, finaliza.



WordPress Video Lightbox
ENTRE EM CONTATO.
FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336