Falta de proteção UV é o maior agressor dos cabelos no verão

Durante o verão, todo mundo sabe que a proteção solar para o rosto e corpo é essencial, mas o cabelo também deve receber atenção especial para não sofrer durante a estação, pois a combinação calor, água salgada e cloro de piscina pode deixar os fios com aparência bastante ressecada. Recentes estudos revelam que a causa mais danosa aos cabelos durante o verão têm sido os raios ultravioletas do sol. “O nosso eixo capilar é composto de 80% a 90% de proteína. Como os raios UV têm capacidade de quebrar proteínas, é evidente que nosso cabelo sofre muito com a exposição ao sol”, explica a Dra. Paola Pomerantzeff, Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Então, como garantir que o cabelo esteja totalmente protegido? A dermatologista define que a melhor maneira de proteger seus cabelos é usando um protetor UV: “assim como não podemos sair sem aplicar protetor solar na pele, o mesmo vale para os nossos cabelos. Os bloqueadores capilares funcionam tanto para a proteção dos fios quanto do couro cabeludo”, afirma.

É importante, para uma proteção satisfatória, escolher o filtro adequado. “O protetor precisa ser específico. Você não pode usar o protetor de corpo no cabelo, pois, como ele é um creme, não consegue atingir toda a fibra capilar. Além disso, o couro cabeludo pode ficar muito oleoso com esse produto”, explica a dermatologista. Os cabelos coloridos são os que mais sofrem com a exposição solar desprotegida, como explica a dermatologista: “A oxidação provocada pelo sol facilita a perda de pigmentos artificiais. Isso pode deixar a cor do cabelo apagada ou até manchada com o passar do tempo”.

Como proteger os fios antes e depois da exposição

A fórmula necessariamente precisa conter filtro contra raios UV. Alguns produtos tipo leave-in saem rapidamente em contato com a água, então o ideal é investir em uma linha de tratamento completa, que cuide do cabelo antes, durante e depois da exposição solar. A forma de utilização varia de um para o outro, porém, de forma geral, o produto deve ser aplicado nos cabelos ainda úmidos, mecha a mecha, massageando da raiz em direção às pontas. “Quando o uso é feito na praia ou na piscina, você deve espalhar o produto pelos fios antes da exposição e reaplicar depois de cada mergulho ou a cada duas horas”, recomenda a médica, que finaliza: “Não pense que o uso é necessário apenas na praia ou na piscina. Assim como devemos fazer com a pele, o uso do protetor solar no cabelo é indicado diariamente quando o paciente está em exposição direta, mesmo nos dias nublado. Outra forma de proteção é o uso de chapéus com proteção UV”, finaliza.



WordPress Video Lightbox