Estudo: “Os Efeitos do Bem-Estar em Portadores de Adiposidade”

Confira, na íntegra, o estudo que conquistou o primeiro lugar no Encontro de Pesquisa Cientifica do Congresso Internacional de Estética, realizado em São Paulo, durante a Hair Brasil.

Autoras: SAYURI CRISTIANE YOSHIDA ¹ , VANESSA BORBA DE SOUZA ¹, MARGARETH FERES ²
1- Acadêmicos do curso de Graduação em Estética pela Universidade Anhembi Morumbi
2- Professora Orientadora do curso de Graduação em Estética da Universidade Anhembi Morumbi

 

Tema: “Efeitos do bem-estar na obesidade”.

 

Resumo
Introdução: Na antiguidade a obesidade era vista como um padrão de beleza, hoje ela é considerada uma doença crônica de causa multifatorial, tornando-se um transtorno de saúde pública mundial. Objetivos: Avaliar os efeitos de bem-estar e relaxamento em portadores de adiposidade generalizada e verificar os efeitos da massagem modeladora na circunferência corporal. Metodologia: Foi realizado um estudo com duas voluntárias do sexo feminino, com idade entre 45 e 50 anos, onde apresentavam IMC acima de 30. Foram submetidas ao protocolo estético de banho de imersão na hidromassagem, em seguida foi realizado a massagem modeladora com estímulos de aromaterapia, musicoterapia e cromoterapia.

Resultados e Discussão: Foram obtidos a redução do perímetro corporal e da massa gorda, melhora na circulação e nas dores dos membros inferiores, diminuição do edema, controle do estresse e da ansiedade. Conclusão: Através da massagem modeladora e do relaxamento, obteve-se redução do perímetro corporal, otimização do contorno corporal, controle do estresse e ansiedade, melhora na autoestima das voluntárias.

Palavras chaves: obesidade, massagem, modeladora, relaxamento, bem-estar.

INTRODUÇÃO

O tecido adiposo é o principal reservatório energético, está entre a fáscia profunda e a pele, é composto por células chamadas de adipócitos e classificados de acordo com a quantidade de vacúolos de gorduras presente em cada célula. Em mamíferos é possível encontrar dois tipos de tecido adiposo: unilocular (tecido adiposo branco) e o multilocular (tecido adiposo marrom) (PEREIRA; BARELLI; HASMANN, 2013).
Os adipócitos são responsáveis por armazenar lipídeos na forma de triglicerol (TAG) em seu citoplasma, elas possuem todas as enzimas e proteínas reguladoras necessárias para sintetizar ácidos graxos, a chamada lipogênese.
O sistema nervoso autônomo, tem domínio direto do tecido adiposo através do sistema nervo simpático (SNS) e sistema nervoso parassimpático (SNP). O SNS, é responsável pelas ações catabólicas, tais como a lipólise mediada pelos receptores beta-adrenérgicos e depende da atividade da enzima lipase. Já o SNP faz a captação da glicose e de ácidos graxos estimulada pela insulina, e assim executa efeitos anabólicos sobre os depósitos adiposos.
O tecido adiposo unilocular (TAB), armazena os TAG no citoplasma empurrando o núcleo e uma camada fina de citosol para parte periférica da célula. O multilocular (TAM), é responsável pela termogênese, participa no controle da temperatura corpórea, é praticamente ausente no indivíduo adulto, mas é encontrada em fetos e recém-nascidos (FONSECA; TAKADA; ALONSO; LIMA, 2006).
A obesidade é uma patologia de origem multifatorial, sendo eles, genéticos, psicológicos, metabólicos, endocrinológicos, comportamentais, resultando no desequilíbrio entre o gasto e consumo de energia do organismo. (LEITE, 2000)
A Massagem Modeladora é composta por movimentos vigorosos, rítmicos e com maior pressão do que outras técnicas de massagem assim aumentam a circulação sanguínea e provoca o esvaziamento das células adiposas. Promove calor, dando maior mobilidade ao conteúdo do adipócito, sendo eliminada pelas vias excretoras corporais, exerce efeito mecânico local decorrente da ação direta da pressão exercida e também ação reflexa direta, por liberação local de substâncias vasoativas. (NEVES; QUADROS; MACEDO 2014)

Tecido Adiposo:
Além de estocar energia, o adipócito também tem capacidade de secretar proteínas denominadas adipocinas. Ao tornar-se positivo o balanço energético, é aumentado o número e volume de células adiposas, contribuindo assim para a inabilidade da função do tecido adiposo (SAAD, 2007).
O Tecido adiposo atualmente exerce função endócrina bem definida, no entanto este consenso só foi gerado a partir da descoberta da leptina em 1994. (DÂMASO; NASCIMENTO; OYAMA; ESTADELLA; 2005).
O Balanço energético caracteriza-se pelo equilíbrio entre o consumo e o gasto de energia, podendo ser negativo ou positivo. Para controlar a obesidade é necessário que o balanço energético seja negativo, diminuindo o consumo de energia e aumentando o gasto energético por meio de atividade física ou exercício sistematizado. Já o balanço energético positivo ocorre devido ao maior consumo de alimentos e menor gasto calórico. A grelina é o hormônio responsável pelo estímulo da fome através da ativação do neuropeptídeo hipotalâmico, aumentando também a adipogênese e diminuindo a lipólise, por ativação do receptor da proliferação de peroxissoma (DÂMASO, 2005).

Obesidade:
A obesidade é caracterizada pelo ganho excessivo de células adiposas, considerada uma patologia de origem multifatorial, que aumenta a morbidade e mortalidade. Por decorrência do balanço energético positivo que é controlado por ações do sistema nervoso central e do tecido adiposo endócrino (DÂMASO; TOCK, 2005).
Para o diagnóstico da obesidade é utilizado o IMC (índice de massa corpórea), é considerado normal para ambos os sexos 18,5 e 24,9 kg/m2, cálculo relatado abaixo:

Figura 1: Fórmula do IMC

imc

 

 

Figura 1: Cálculo do índice de massa corpórea (IMC)

Tabela 1: classificação de IMC

gráfico imc

 

 

 

 

Tabela 1: classificação do índice de massa corpórea (IMC)

Por ser uma doença crônica a obesidade caracteriza-se por fatores endógenos no qual representa 5% dos casos e é relacionada aos componentes genéticos, endócrinos, metabólicos e neuropsicológicos e fatores exógenos, caracterizado por origem externa, estresse, inatividade física e alimentação (DÂMASO, 2003).



WordPress Video Lightbox

    ENTRE EM CONTATO.
    FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
    AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


    comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336