Dorsoplastia: saiba mais sobre a plástica que elimina a flacidez corporal

A dorsoplastia é um procedimento estético relativamente recente, o que faz com poucas pessoas conheçam e realmente entenda do que se trata.

A dorsoplastia pode ser definida como um tipo de procedimento cirúrgico com foco na estética, ou seja, se trata de uma cirurgia plástica.

De maneira simples, dorsoplastia é caracterizada pela eliminação do excesso de pele e gordura do corpo, geralmente provocada pela perda de peso excessiva.

Esse procedimento é, frequentemente, realizado na região dorsal, ou das costas, daí o nome.

Porém, a mesma técnica pode ser utilizada para retirar o excesso de tecido de outras regiões, como do abdômen e dos flancos.

Como funciona o procedimento de dorsoplastia

Entender como funciona essa cirurgia significa saber que a dorsoplastia podem ter duas variantes, chamadas de alta e baixa. Mesmo que diminuir excesso de pele seja o foco das duas.

A dorsoplastia alta é quando a incisão é feita na altura de onde fica a linha do sutiã ou da cintura.

Já a dorsoplastia baixa é quando a incisão é feita de forma mais baixa, geralmente na linha do abdômen e mais próxima ao início da curvatura dos glúteos.

Essas variantes existem porque cada paciente pode ter uma necessidade específica.

Quando é possível fazer o procedimento com incisão baixa e esticando a pele, deixando uniforme, a dorsoplastia baixa é a escolhida.

Porém, existem alguns casos em que, mesmo fazendo a incisão baixa, ainda há sobras de tecido no dorso, próximo as axilas e acima da linha do sutiã.

Dessa maneira, é necessário a dorsoplastia alta.

Para diminuir o excesso de pele através dessa cirurgia, o paciente recebe a anestesia peridural bem como sedação.

Existem algumas questões técnicas que podem variar de acordo com a quantidade de pele e gordura retirada de cada paciente.

Por exemplo, em alguns casos, não há necessidade de drenos no pós-operatório, mas em alguns, é preciso utilizar esse item durante um período.

Nesses casos de não utilização de dreno, o procedimento inclui apenas a retirada do tecido excessivo e sutura.

A dorsoplastia pode ser aliada ao aumento de bumbum?

Sim.

Durante o procedimento de dorsoplastia, ao diminuir o excesso de pele das costas e flancos, não é feita a retirada total, mas ocorre um direcionamento.

O procedimento é simples de entender: o cirurgião, retira apenas o excesso de tecido e mantém a gordura.

Está gordura que está acima da cintura é levada até a região dos glúteos, onde a mesma é suturada, ou seja, ela é presa naquela região.

Como resultado, é possível ter um bumbum maior ou mais definido, deixando um visual mais harmônico e um corpo mais definido e com curvas.

Devido a utilização da própria gordura do seu corpo, o procedimento é considerado de baixo risco e garante um resultado mais natural.

Importante: essa técnica é semelhante a algumas já utilizadas na abdominoplastia e lipoaspiração.

Afinal, alguns desses procedimentos fazem a retirada de gordura de uma área, geralmente do abdômen, e depois de a gordura ser tratada e limpa, é colocada novamente em outra região, geralmente nos seios ou bumbum.

Esse tipo de ação tem como foco dar mais forma ao corpo sem a necessidade de uso de próteses e outras substâncias.

Dorsoplastia – Cicatrizes e pós-operatório  

A dorsoplastia é um procedimento que ganhou destaque nos Estados Unidos, recebendo inclusive ou outro nome, que se refere a retirada de gordura em volta da cintura.

Nesse caso, o procedimento se assemelha a uma abdominoplastia juntamente com a região dorsal.

Em outras palavras, para diminuir o excesso de pele, a cirurgia inclui retirar o tecido em um formato de cinto: em volta de toda a cintura, incluindo abdômen e dorso das costas.

Em relação a cicatrizes, que é uma temática que sempre entra em pauta, a dorsoplastia tem uma recuperação considerada rápida.

Frequentemente, as cicatrizes ficam em tons mais avermelhados nos primeiros dias e, em seguida, começam a clarear.

Devido ao local das incisões, o procedimento resulta em cicatrizes bem finas e que ficam escondidas sob as peças de roupas, seja o sutiã e calcinha/calça ou ao usar um biquíni.

Segundo especialistas, o pós-operatório costuma ser bastante simples e é incomum a necessidade de repouso completo, salvo pacientes raros.

Assim, você tem uma mobilidade maior quando comparado a outras plásticas, como a lipoaspiração, abdominoplastia ou mesmo a colocação de próteses.

Ainda segundo especialistas, é bastante comum que as cicatrizes acabem se alargando, em poucos milímetros, depois de alguns meses do procedimento.

Isso acontece devido ao movimento natural do corpo e devido ao dorso ser uma área que está sempre ereta e em movimento, seja quando você está em pé ou deitada.

Quando a dorsoplastia é recomendada?

A dorsoplastia é um procedimento recomendado para quaisquer pacientes que tenham como objetivo diminuir excesso de pele.

Porém, é mais comum em pacientes que fizeram a cirurgia bariátrica ou que perderam um grande volume de peso naturalmente, resultando em sobras de tecido.

De acordo com médicos cirurgiões e até pacientes, essa é uma das inovações de melhor resultado para devolver o formato natural do corpo.

Assim, o paciente consegue ter novamente o contorno corporal de toda a região dorsal, o que também impacta no contorno dos glúteos, pernas e até braços.

Diferentemente da abdominoplastia, a dorsoplastia é um procedimento enxuto e completo, que pode ser avaliado junto a um profissional qualificado.

Dica: antes de fazer essa cirurgia, converse com o seu médico e foque no emagrecimento, para conseguir retirar o máximo de pele possível e ter novamente o sonhado corpo curvilíneo.

Conclusão

Enfim, a dorsoplastia é uma nova cirurgia plástica focada em diminuir excesso de pele e gordura da região dorsal do corpo, ideal para pacientes que sofrem com o tecido excessivo após o emagrecimento.

Então, se você recorreu a uma redução de estômago ou saiu da linha da obesidade e tem o peso estável, converse com o seu médico antes de optar por uma abdominoplastia e garanta um resultado mais promissor.

Até o próximo post!

Referencia: https://clinicagrafguimaraes.com.br/dr-carlos-alberto-graf-guimaraes-apresenta-a-dorsoplastia/



WordPress Video Lightbox

    ENTRE EM CONTATO.
    FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
    AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


    comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336