Descoloração resseca e danifica a proteína capilar. Saiba como tratar

A fim de obter uma aparência mais bonita e um cabelo com mais brilho e destaque, muitas mulheres e jovens optam por fazer o processo de descoloração capilar, porém, quando aplicada de maneira errada, pode gerar sérios danos aos fios de cabelo e couro cabeludo, como fragilidade e ressecamento. “Os descolorantes acabam com a hidratação do fio, que fica áspero, desidratado, opaco e com quebra. O cabelo perde proteínas, lipídeos e pode haver uma perda expressiva de massa capilar, uma vez que o pigmento está impregnado na proteína do fio e o processo de retirada é agressivo, ocorrendo quebra das pontes de enxofre e da proteína desse fio, causando um dano importante. Além disso, esse tipo de produto causa um estresse oxidativo e inflamação no couro cabeludo e, com o uso constante, ocorre a diminuição da força do fio, prejudicando o bulbo capilar”, explica Dra. Kédima Nassif, Dermatologista e Tricologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

O procedimento, que tem água oxigenada, amônia e pó descolorante como principais elementos, é fácil de ser encontrado e pode ser feito por qualquer pessoa, mas exige cuidado. “A água oxigenada, em contato com as fibras capilares, realiza um processo chamado oxidação. Ela abre as cutículas do fio de cabelo, penetra chegando até a camada do pigmento, interage com ele e o oxida. O pigmento é responsável por deixar o cabelo escuro e, quando fica oxidado, o cabelo fica claro”, acrescenta a médica.

Como tratar – É importante lavar o cabelo com shampoos suaves e melhorar a hidratação interna através de ativos orais como biotina e silício, além de abusar da umectação, nutrição e reconstrução capilares. Para diminuir as agressões ao couro e à fibra capilar e também acelerar o processo de recuperação, a indústria têm investido em ativos como o Nano Care Fiber, uma nanoemulsão produzida por ativos altamente hidroscópios como o xilitol, que tem função de melhorar a flexibilidade e maleabilidade do fio, restabelecer a hidratação natural, restaurar o brilho, reequilibrar o balanço hídrico. “Esse ativo tem a vantagem de trazer resultados imediatos, pois tem um bom fator de permeação e difusão na fibra. Outro que pode ser utilizado é o ProCare AOX, com uma fórmula rica em fitoquímicos antioxidantes, com permeação intra e intercelular, e que protege contra os danos estruturais gerados pelo estresse oxidativo. Ele também preserva os lipídeos, desenvolve a saúde do sistema capilar, mantém a integridade da fibra e produz um escudo contra o envelhecimento ambiental, que dá proteção ao fio e ao couro cabeludo”, explica Mika Yamaguchi, farmacêutica e diretora científica da Biotec Dermocosméticos. Para um alto poder de penetração na fibra e garantir um cuidado intenso dos fios danificados e ressecados pelo processo de descoloração, a farmacêutica ainda indica os ativos Liponutrium Hair e ReparAge, que conseguem repor lipídeos e aminoácidos para evitar a quebra do fio.

Segundo a Dra. Kédima, com relação aos ativos, não podemos esquecer que é muito importante unificar os tratamentos orais e tópicos, sempre com recomendação do dermatologista.  “Os dermatologistas sempre orientam seus pacientes que, quando o cabelo passa por qualquer processo químico, o ideal é também tratar de dentro para fora, com o uso de cápsulas, que serão utilizadas para melhorar a qualidade e recuperação desse fio”, acrescenta Dra. Kédima.

Segundo a farmacêutica Mika Yamaguchi, os ingredientes via oral mais indicados são o Bio-Arct, Exsynutriment, Glycoxil e In.Cell. “O primeiro promove uma vasodilatação e um aumento do fluxo de nutrientes, que confere ao bulbo capilar uma aparência mais saudável e resistente. Já o segundo é eficiente contra a queda de cabelo, ajudando no aumento da quantidade e diâmetro dos fios. O Glycoxil fortalece o couro cabeludo contra o calor, sol, estresse e má alimentação. Por último, o In.Cell, que age na nutrição celular e melhora o aporte proteico do fio de cabelo”, finaliza Mika.



WordPress Video Lightbox
ENTRE EM CONTATO.
FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336