Contorno e iluminação para pele morena e negra

maquiagem pele morenaUm dos grandes pedidos nos estúdios de maquiagem é o amado combo contorno e iluminação. As brasileiras amam definição na make e o toque de glow à la Gisele Bündchen é realmente de encantar.

A maquiagem possibilita brincar com os traços naturais e criar impressões diferentes. Uma bochecha que é mais saliente pode tornar-se um pouco mais profunda com um toque de contorno. Um queixo que é mais retraído pode conquistar a expansão com uma pincelada de iluminação, tudo no ponto certo e buscando a harmonização. Com a pele negra e morena não é diferente, mas há cuidados que merecem um pouco de atenção.

“Todas as técnicas de contorno e iluminação são aplicáveis à pele morena e negra, obviamente, mas existe um cuidado especial no tom dos produtos que devem ser usados. Uma cor errada pode acabar com a beleza da pele negra” alerta a maquiadora Renata Almeida.

A escolha do tom

Geralmente, o produto para contorno é de dois a três tons mais escuros que a pele, pois assim vai criar uma ligeira sensação de profundidade nos pontos estratégicos do rosto.

Para a iluminação, pode-se usar um tom mais claro de base ou corretivo, criando ponto de luz sem brilho, o que fica mais natural. O brilho do iluminador pode ser usado, mas com parcimônia e em locais certos, como o alto da maçã do rosto, sempre buscando tons aquecidos como o dourado.

Os pontos perfeitos para criar o contorno vão depender do formato de rosto de cada mulher, pois varia a necessidade de profundidade e ampliação. A professora e maquiadora Renata Almeida exemplificou os quatro formatos mais comuns e qual a melhor maneira de criar o contour.

Arredondado: contornar as laterais da testa e do maxilar puxando suavemente para o osso zigomático (ele é o coringa do afinamento das maçãs). Ilumine o centro da testa e a ponta do queixo.

Oval: o rosto oval é o que mais se aproxima da simetria considerada ideal pelos visagistas, logo a necessidade de contorno é muito pequena. Para realçar esse formato, faça o contorno na região do osso zigomático, somente para criar aquela profundidade digna de top model e ilumine o centro da testa, queixo e acima das maçãs.

Longo: o rosto alongado necessita de um encurtamento e os pontos principais é o topo da testa (raiz do cabelo central) e a ponta do maxilar e queixo. Ilumine na região abaixo das olheiras para criar um ponto de luz estratégico.

Quadrado: esse formato de rosto tem dimensões bem proeminentes e destacadas. Para o contorno ideal é necessário escurecer as laterais da testa até as têmporas e as do maxilar, criando uma sensação mais ovalada. Iluminar o eixo do rosto (centro da testa e a ponta do queixo) é certeiro para essa silhueta.

Bônus

  • O indicado para quem tem o septo nasal mais avantajado é escurecer essa região delicadamente para não sobrecarregar o visual.
  • Esfumar é um dos passos mais importantes para uma maquiagem perfeita. Esfume o contorno até sumir o traço, deixando somente a impressão de profundidade.
  • Não tem uma paleta específica para contorno e iluminação? Use as sombras marrons (sem brilho) para contornar e as claras para iluminar.
  • O pincel chanfrado é o mais indicado, pois se molda perfeitamente ao formato do rosto.


WordPress Video Lightbox

    ENTRE EM CONTATO.
    FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
    AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


    comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336