Conheça os alimentos que ajudam a diminuir a acne

Não são só os tratamentos externos como cremes e técnicas dermatológicas que servem para eliminar e prevenir a acne. Também é possível tratar o problema de dentro para fora.

A nutricionista Elaine de Pádua explica que alguns alimentos podem ajudar a eliminar a acne, ou fazê-las diminuir de tamanho e outros também podem colaborar para que elas apareçam. “Quem não tem o hábito de ingerir frutas, verduras e legumes e ingerem altas quantidades de alimentos ricos em farinha refinada, chocolate e produtos industrializados costumam ter uma pele pior do que aqueles que mantêm um cardápio balanceado. Devemos consumir com moderação alimentos industrializados com alto teor de conservantes, corantes, aromatizantes e sal, além de tomar cuidado com frituras e embutidos”, conta.

Segundo um estudo publicado no Journal of American Academy of Dermatology, pessoas que ingerem carboidratos refinados e açúcar podem piorar o quadro de acne, principalmente para quem já tem o histórico da doença. “A razão se deve por culpa do índice glicêmico, já que alimentos com alto IG aumentam as taxas de glicose no sangue, o que aumenta a produção de insulina e que em excesso aumenta a taxa de gordura corporal causando um desequilíbrio orgânico”, diz a nutricionista.

A especialista recomenda para a prevenção e tratamento da acne o consumo de vitamina C (mamão, goiaba, salsinha, pimentão, acerola, brócolis, tomate) e betacaroteno, (cenoura, abóbora), que são os nutrientes com maior ação antioxidante. Elaine recomenda também a ingestão de zinco, devido a ação anti-inflamatória (frutos do mar, ovos, semente de abóbora, de girassol) e cromo, devido a diminuição da resistência à insulina (uva, passas, cereais integrais).

“O consumo de vitamina B6 também é recomendado porque ele equilibra o metabolismo hormonal, assim como a vitamina B2, que controla a oleosidade da pele (gema de ovo, cereais integrais, feijão, soja, grão de bico, lentilha) ”, diz Elaine.

Veja algumas dicas de alimentos que ajudam na diminuição da acne:

 

MIX DE ÓLEOS

Ingredientes e modo de preparo: uma colher de sobremesa de óleo de macadâmia + uma colher de sobremesa de óleo de linhaça + uma colher de sopa de azeite.

Misturar e jogar na salada.

O ideal é consumir todos os dias.

 

SUCOS

Sucos de hortaliças frescas (couve, agrião, alface, aipo, batido com maracujá e maçã mais água (100 ml) ajudam muito na diminuição do processo inflamatório da acne.

1 copo de 200 ml por dia é suficiente.

 

LEGUMES E FRUTAS

Abobrinha, cenoura e damasco são fontes de betacaroteno. capaz de desacelerar a atividade das glândulas sebáceas. Abacate, banana, têm vitamina B6, que ajuda a regular os hormônios que causam as espinhas.

 Consumir pelo menos 2 x na semana. Incluir na salada, na sopa, picadinho no arroz.

Uma banana por dia e 2 colheres de sopa de abacate 2X por semana

 

Fonte: Elaine de Pádua, nutricionista pós-graduada em Nutrição nas Doenças Crônico-Degenerativas pelo Instituto de Pesquisa e Ensino do Hospital Israelita Albert Einstein. Especialista em Adolescência para equipe multidisciplinar pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Pós-graduada em Nutrição Funcional pela Universidade Cruzeiro do Sul. Atualmente é mestre pela UNIFESP.  Autora do Livro “O que tem no prato do seu filho?”, Editora Alles Trade.



WordPress Video Lightbox

    ENTRE EM CONTATO.
    FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
    AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


    comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336