Confira os cuidados necessários com a barba

barbaDesde os anos 2000, a barba voltou a ser um dos principais símbolos da vaidade masculina. Com o movimento “Movember”, criado em 1999, os homens foram encorajados a deixar seu bigode e sua barba crescerem em prol da conscientização de problemas de saúde como o câncer de próstata, por exemplo, que atinge 7% dos homens no Brasil.

Daí em diante, esse visual tem sido cada vez mais comum nas ruas. Em 2008, a crise econômica colaborou para a popularização da barba: com o aumento do desemprego, os executivos não precisavam se barbear. Em 2014, segundo um estudo publicado na revista “Biology Letters”, realizado por pesquisadores da Universidade de South Wales, na Austrália, esse estilo atingiu seu auge.

Embora os barbudos estejam em alta, ainda não são maioria. Os cientistas envolvidos nesse estudo observaram a reação de 1.453 mulheres ao definir o grau de atração de rostos masculinos com diferentes tipos de barba e, considerando a teoria darwiniana de seleção natural, elas preferiram a minoria: concluiu-se que homens com barba cheia ou por fazer são mais atraentes do que os que têm o rosto liso.

Porém, será que eles sabem quais os cuidados necessários para que os pelos cresçam saudáveis? A Dra. Joana Tebar Figueira, das clínicas Derm e Figueira, respondeu algumas das principais dúvidas sobre esse assunto:

  • Por que para algumas pessoas é mais fácil deixar a barba crescer? Quais os fatores que influenciam nesse processo?

Muitos homens não possuem características genéticas que propiciam o crescimento da barba, portanto precisam de mais paciência para conseguir passar pelas diversas fases e conquistar a tão sonhada barba. O primeiro passo é cultivar a paciência, em seguida aguentar a coceira, conter a vontade de pegar a lâmina, evitar cravos e espinhas, pelos encravados, adotar um estilo e manter e fazer a higienização.

Logo nas primeiras semanas, o crescimento da barba pode causar coceira, irritação, pelo encravado e aparência desalinhada. Tudo depende de cada homem, mas os pelos pontiagudos podem deixá-los impacientes e com vontade de tirar a barba. Para obter esse novo visual volto a falar em paciência, por um, dois ou três meses (três meses período em que normalmente o homem alcança o estágio da barba cheia).

  • Existe uma velocidade média de crescimento dos pêlos?

A velocidade de crescimento, o volume e a espessura do pelo são características determinadas pela herança genética.

  • Que tipos de cuidados devem ser tomados com a pele quando se está estimulando o crescimento da barba?

No inicio sempre lave bem a barba com o mesmo sabonete que usa para o rosto. Para acalmar a irritação da pele, aplique hidratante facial, que também deixa os pelos menos secos e mais maleáveis. Evite produtos à base de álcool, que ressecam a pele. Também ajuda aplicar gel pós-barba que contém substâncias que acalmam a pele.

  • Alimentação e exercícios físicos também influenciam?

Sim. O homem que deseja ter uma barba grande precisa optar por alimentos mais saudáveis, tais como proteínas, gorduras saudáveis e vegetais folhosos. Além disso, a atividade física estimula a circulação sanguínea e faz com que a testosterona circule melhor pelo corpo, acelerando o processo de crescimento da barba.

  • Como lidar com a coceira nas primeiras semanas de crescimento?

Mantenha o rosto sempre limpo, hidrate, repare e penteie a barba. Dessa forma, a coceira será mais suportável.

  • Finalmente, como fazer a manutenção da barba deixando fios e pele saudáveis?

Lave a barba todo dia junto com o cabelo e aplique o mesmo xampu do cabelo ou um específico para barba, condicionador ou óleo. Há uma pomada especial para barba. Comece a frequentar uma barbearia.

 

 

 



WordPress Video Lightbox