Cinco reações que cosméticos orgânicos podem evitar

ID:61666964

O Brasil é o quarto pais que mais consome cosméticos no mundo, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão. Mas o que a maioria dos consumidores não sabe é que alguns ingredientes usados na fabricação de cosméticos convencionais podem provocar, em pessoas suscetíveis, alguns efeitos colaterais. Entre as substâncias vilãs estão os petrolatos, parabenos e sulfatos.

Para erradicar os riscos que essas substâncias podem provocar, uma solução é optar produtos orgânicos certificados, que são formulados apenas com ingredientes naturais. Confira abaixo mais detalhes sobre como os cosméticos orgânicos podem ser grandes aliados do meio ambiente:

Enjoo e dores de cabeça

Muitas vezes, os cosméticos convencionais apresentam pefumes que, em pessoas com a sensibilidade aflorada, como grávidas e pacientes em tratamento oncológico, pode provocar enjoos.

Em contrapartida, os cosméticos orgânicos certificados não oferecem esse risco. Fabricados apenas com ingredientes naturais, os produtos conservam os aromas dos itens presentes na fórmula.

 

Câncer

Outra vantagem escolher cosméticos orgânicos certificados é o fato de eles não possuírem em sua formulação petrolatos, parabenos e sulfatos, que são substâncias químicas que podem causar reações adversas.

Frequentes nos rótulos de cosméticos convencionais, essas substâncias foram desenvolvidas para substituir produtos naturais, barateando a produção e prolongando a validade do produto. Os petrolatos, por exemplo, que são um derivado do petróleo e aparecem nos rótulos de produtos para cabelos e loções corporais como paraffinum liquid, figuram na lista da Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer (IARC) como substância possivelmente cancerígena.

Outro problema é a variedade de produtos com esses ingredientes: se uma pessoa usa um shampoo, um condicionador e um hidratante corporal com petrolatos, parabenos e sulfatos, ela facilmente consome três vezes mais a dose considerada aceitável.

Para não correr o risco, vale apostar fórmulas livres dessas substâncias.

 

Alergias e irritações na pele

Com tantas substâncias químicas presentes nas fórmulas dos cosméticos tradicionais, a chance de alguma delas provocar alergia ou irritação na pele ou no couro cabeludo é grande.

Em bebês recém-nascidos o risco é ainda maior, por isso, o melhor a fazer é usar produtos naturais 100% livres dessas substâncias.

Envelhecimento

Alguns estudos indicam que os parabenos, usados como conservantes sintéticos em cosméticos, podem contribuir com o envelhecimento da pele quando combinados à exposição ao sol.

Já o petrolato, também conhecido como vaselina, oferece uma falsa hidratação à pele, pois não consegue penetrar nas camadas mais profundas do tecido. A substância ainda ajuda a formar uma película impermeável, promovendo um bloqueio da reposição nutricional. E para completar o time de vilões, o sulfato, responsável por criar espuma nos produtos, retira toda a capa protetora da pele e do couro cabeludo. Presentes nos cosméticos convencionais, os três itens não apenas não tratam como atrapalham a saúde do corpo.

 

Danos ao meio ambiente

Por fim, ao optar por cosméticos orgânicos, você acaba evitando danos ao meio ambiente. Isso porque para ser considerado um cosmético desse tipo é preciso garantia de que a marca pratique o desenvolvimento sustentável e contribua para o equilíbrio natural do planeta.

 

Fonte: Souvie, empresa com certificação internacional Ecocert GreenLife, realiza suas operações com base em práticas sustentáveis, tais como: aproveitamento de luz solar na área fabril, sistemas para reuso da água da chuva, tratamento dos efluentes gerados pela fabricação, equipamentos que reutilizam a água de processo, entre outros. Além disso, a empresa não faz teste de produtos em animais.



WordPress Video Lightbox

    ENTRE EM CONTATO.
    FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
    AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


    comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336