Cabelos amarelados? Nem pensar!

shutterstock_94063786A alteração do tom de loiro durante o processo de coloração pode ser resultado de um problema no fundo de clareamento. Isso costuma acontecer quando o cabelo é descolorido e passa por um degradê de cores até chegar ao amarelo-claro. Tem mais: como a cor desbota com as lavagens, a tonalização deve ser refeita sempre que necessário.
Mechas e reflexos também estão sujeitos ao efeito amarelado. Para que isso não ocorra, Waleska Zanyor, instrutora de coloração da Werner Academia, no Rio de Janeiro, aconselha deixar clarear até o fundo desejado, observar a altura de tom e retirar o produto no tempo certo. A colorista Rosa Almeida, do salão carioca Crystal Hair, concorda e completa: “Se retirar o produto de coloração antes do tempo, a mecha pode ficar laranja. Mas, se for feita corretamente, ela não vai amarelar. O importante é tirar o produto na hora exata.”
Vera Maria, também do Werner, adverte que escovas progressivas não são compatíveis com a química de clareamento dos fios. “As loiras não devem alisar os cabelos. Elas devem fazer uma opção.” Rosa Carvalho, colorista do salão carioca Michelli, faz outro alerta: um oxidante de volumagem muito alta pode destruir a cutícula do fio.
O sol torna os cabelos loiros gradativamente mais claros. Mesmo nas tonalidades mais escuras, os raios solares produzem reflexos sobre a coloração. “Se não houver excessos, a cor fica mais luminosa,” diz Rosa Carvalho. Ela chama atenção para o perigo da exposição solar prolongada, sem o uso de um filtro capilar. “Sol demais e proteção de menos fatalmente vão oxidar a cor e ressecar os fios.”
Ricardo Moçali, hairstylist do Werner Coiffeur, indica, além do uso de um leave-in de proteção e da manutenção com xampus e condicionadores específicos para louros, não deixar os cabelos por muito tempo com água salgada. Além disso, é preciso evitar o cloro das piscinas. Segundo ele, proteger os fios com finalizadores que contenham filtro é importante até mesmo em dias nublados. Produtos com pigmentos violetas são ótimos para neutralizar o tom amarelado.
Dicas para obter loiros perfeitos
* Ter um book com várias tonalidades de louro, para conseguir personalizar a cor de acordo com cada tom de pele.
* Antes de escolher a tonalidade, fazer a anamnese (avaliação do fio) e uma mecha-teste, para verificar se o cabelo tem elasticidade suficiente para o clareamento. O resultado pode mostrar, também, como a cor vai ficar.
* Morenas combinam com tons de louro bege, dourado e acobreado. Mas os platinados estão proibidos para elas.
* Peles claras rosadas ficam bem com louros acinzentados e tons pastel.
Para não amarelar
Aquele efeito amarelado que deixa os louros, brancos e grisalhos com aspecto de maltratados pode ser simplesmente resultado da ação de agentes externos, como cloro, poluição ou até fuligem de cigarro. Esses resíduos se fixam nas cutículas e, devido ao processo de oxidação espontânea, acabam deixando os fios amarelos. Para solucionar o problema, deve-se usar xampus e condicionadores desamareladores uma ou duas vezes por semana. Além de limpar, eles condicionam a fibra e melhoram a pigmentação. Máscaras e fórmulas protetoras sem enxágue também são importantes aliados para evitar o tom indesejado.



WordPress Video Lightbox

    ENTRE EM CONTATO.
    FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
    AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


    comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336