As dez dúvidas mais comuns sobre cirurgia plástica

cirurgiaplásticaO inverno é a melhor época para se submeter a uma cirurgia plástica? É possível amamentar mesmo tendo próteses de silicone? Fumar atrapalha a recuperação? Essas são algumas das dúvidas mais frequentes no consultório do cirurgião plástico Rodrigo Fuzaro, de São Paulo. “Antigamente as pessoas tinham certo receio em realizar cirurgias plásticas, mas hoje em dia esse receio e medo diminuíram. Mesmo assim, os pacientes costumam ter dúvidas comuns sobre as cirurgias. Meu conselho é sempre procurar referências do médico e verificar sua formação, checando se ele realmente é um cirurgião”, diz Rodrigo. A seguir confira as dez dúvidas mais frequentes sobre cirurgias plásticas.
1) Preciso trocar próteses a cada 10 anos?

“Não. Hoje, as próteses estão muito bem desenvolvidas. Possuem o invólucro mais resistente por fora e gel coesivo em seu interior, ou seja, um gel que confere melhor sensação ao toque e que se romper a prótese não se espalha na mama, sendo assim, podem ficar por mais de 10 anos no corpo da mulher. Mas é claro que é preciso um acompanhamento médico ao longo dos anos, eu recomendo uma visita anual ao cirurgião”.
2) A lipoaspiração é uma cirurgia feita para emagrecer?

“Não. A lipoaspiração ou também conhecida como lipoescultura é um procedimento de remodelamento corporal, e não para emagrecer. Existem cirurgias de emagrecimento, como a gastroplastia, por exemplo”.
3) É verdade que o inverno é a melhor época para realizar uma cirurgia plástica?

“Não. Na verdade, o inverno pode ser considerado a época mais agradável para operar. A melhor época é aquela que o paciente tem disponibilidade – ou seja quando for melhor para o paciente se preparar e se recuperar do procedimento cirúrgico”.
4) Se eu fizer uma lipoaspiração, nunca mais volto a engordar?

“Você pode voltar a engordar sim. Na lipoaspiração aspira-se células de gordura, mas as células remanescentes continuam com sua função normal, ou seja, estocar gordura. Por isso é comum vermos o resultado de uma lipo ser reversível”.
5) Posso escolher o tamanho da minha prótese de silicone?

“Sim e não! O tamanho da prótese surge do conjunto de duas opiniões: médico e paciente. A vontade da paciente é respeitada, mas é preciso que ela saiba dos limites que seu próprio corpo impõe”.
6) Fumar atrapalha na cicatrização da cirurgia plástica?

“Com certeza. O tabagismo atrapalha bastante a cicatrização e, além disso, facilita a ocorrência de hematomas. Eu sempre peço para meus pacientes pararem de fumar 30 dias antes e depois da cirurgia”.
7) A recuperação é sempre dolorida?

“Não. Numa grande porcentagem, as cirurgias não causam uma dor forte e mesmo se houver, costumam responder bem aos analgésicos prescritos”.
8) É verdade que quem faz uso de pílula anticoncepcional não pode fazer cirurgia plástica?

“Não, na verdade é recomendado que a paciente suspenda o uso da pílula por 30 dias antes do procedimento. Isso ocorra para que possamos prevenir o risco de trombose venosa profunda e tromboembolia pulmonar.”

 

 

9) Depois da cirurgia plástica não vou poder tomar sol?

“Por um tempo. Enquanto o paciente apresentar inchaços ou hematomas deve evitar o sol, pois isso pode prolongar o edema, deixando a pele manchada. Além disso, é preciso um cuidado extra com a cicatriz durante seis meses, protegendo-a com protetor solar e barreiras físicas, como um tecido”.
10) É verdade que a prótese de silicone impede a amamentação?

“Não. A prótese é colocada atrás do parênquima mamário ou atrás do músculo peitoral, sendo assim, não atrapalha na amamentação”.

Fonte: Dr. Rodrigo Fuzaro, graduado em medicina pela Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP com residência em Cirurgia Geral pelo Complexo Hospitalar Edmundo Vasconlelos e em Cirurgia Plástica pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Santos. É fellowship em Cirurgia Plástica e Estética no Instituto Javier de Benito, de Barcelona, Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery, possui título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).



WordPress Video Lightbox

    ENTRE EM CONTATO.
    FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
    AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


    comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336