Antisséptico e anti-inflamatório, óleo de melaleuca é nova aposta da indústria de cosméticos

Em meio à crescente procura por ativos naturais, o versátil ingrediente já aparece em produtos para pele, cabelos, unhas e higiene oral. Extraído das folhas da melaleuca alternifólia, árvore de origem australiana também conhecida por tea tree (árvore do chá), o óleo de melaleuca é explorado comercialmente desde 1920, mas sabe-se que povos aborígenes já conheciam suas propriedades antissépticas e anti-inflamatórias muito antes disso.

Usado topicamente para tratar problemas nas unhas, pele e couro cabeludo, tais como micose, acne e caspa, o óleo essencial de melaleuca começa a ser empregado como matéria-prima na formulação de diferentes tipos de cosméticos e produtos de higiene pessoal.


Karina Meyer, diretora de marketing da The Body Shop


O óleo de tea tree é um dos mais versáteis do universo da beleza. Com capacidade para combater bactérias e fungos, ele é um ótimo purificante, descongestionante, cicatrizante e eliminador de oleosidade”, afirma Sophia Kowarick, coordenadora de marketing da Biossance. A grife norte-americana de skincare sustentável acaba de lançar no Brasil uma linha com gel de limpeza, óleo equilibrante e máscara detox, todos com óleo de melaleuca produzido na Austrália. “Nenhum ingrediente se compara a ele”, diz.

Outra marca que apostou no ativo foi a The Body Shop. A companhia inglesa de cosméticos naturais, que foi adquirida em 2017 pela brasileira Natura, tem em seu portfólio a coleção Tea Tree, com esfoliante, tônico de limpeza, óleo e sérum facial. “Nosso óleo é obtido com a Associação de Produtores do Óleo Orgânico do Quênia (KOOFA). Nas encostas do Monte Quênia, pequenos agricultores colhem manualmente as folhas de tea tree, que são destiladas lentamente à vapor usando cascas de macadâmia como fonte de calor sustentável, liberando seu óleo essencial”, explica Karina Meyer, diretora de marketing da The Body Shop.

Saindo da categoria de skincare, a Boni Natural desenvolveu produtos de higiene oral e um desodorante com melaleuca. “Os benefícios obtidos com seu óleo são fortes aliados no controle de bactérias, então não serve apenas para unhas ou pele, mas sim para qualquer cuidado que envolva assepsia”, afirma Eliane Santana, gerente de marketing da Classy Brands, distribuidora da Boni Natural.

De acordo com ela, no creme dental e antisséptico bucal, o insumo atua contra as principais bactérias causadoras dos problemas bucais, auxiliando na prevenção de cáries, placa e do mau hálito. Já no desodorante, garante combater a proliferação de bactérias que podem provocar mau odor.

No Brasil, o óleo de melaleuca é também ser encontrado em sabonetes, xampus e condicionadores e a tendência é aparecer em muitos outros produtos. “É crescente o movimento do mercado de cosméticos em busca de ativos naturais que cumprem funções antes exercidas por matérias-primas sintéticas, muitas vezes nocivas à saúde do usuário. Por isso, acredito que o óleo de melaleuca, assim como outros óleos vegetais, deve ganhar mais espaço em novas formulações”, opina Santana. Na Boni Natural, já há planos para isso. “O óleo de melaleuca é um dos nossos queridinhos e certamente teremos outros lançamentos com o ativo”, diz.

A dermatologista Daniela Neves concorda com a gerente de marketing quanto à evolução do setor para produtos naturais, porém faz um alerta. “Existem dados documentando os benefícios do óleo de melaleuca, mas ainda faltam estudos controlados e randomizados que comprovem sua eficácia na maioria das condições dermatológicas”. Para a médica, com o avanço das pesquisas, teremos mais opções cosméticos com o ingrediente.

Renata Martins

Fonte: Fonte: © 2019 – Brazil Beauty News

Portfólio

Produtos Biossance da linha com oléo de melaleuca
Óleo de melaleuca da The Body Shop

1



WordPress Video Lightbox
ENTRE EM CONTATO.
FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336