Álcool diminui benefícios da atividade física e até reduz hipertrofia e metabolismo do corpo

O consumo de álcool e a realização de atividades físicas definitivamente não combinam. Basta beber um pouco a mais em um dia para perceber, no dia seguinte, que algo não vai tão bem como de costume; e é claro, isso prejudica também seu desempenho nos exercícios e os resultados. “O álcool deve ser evitado por pessoas que não exigem muito do corpo e, também, por aqueles que praticam atividades físicas com o objetivo de emagrecer ou de ter hipertrofia. Quem pratica exercícios e consome uma quantidade significativa de álcool com frequência apresenta uma deterioração da qualidade física. Isso por que o álcool diminui a força, a velocidade, a capacidade cardiorrespiratória e a resposta muscular. Além disso, a substância prejudica também o equilíbrio e a respiração”, explica a Dra. Marcella Garcez, médica nutróloga e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia.

            A seguir, a Dra. Marcella lista 5 consequências negativas que o álcool traz ao nosso organismo e explica como ocorre cada uma delas:

Desidratação: “O álcool presente nas bebidas age diminuindo a produção do hormônio antidiurético, responsável por regular a perda de água do organismo. Isso faz com que eliminemos mais água, sendo essa a causa de irmos tantas vezes ao banheiro quando consumimos a substância. Além disso, o etanol eleva a pressão arterial e aumenta a produção de suor, contribuindo ainda mais para o quadro de desidratação. Nesse processo todo, perdemos sais minerais, como o sódio e o potássio, além de importantes vitaminas, como as do complexo B. A glicose no sangue, principal fonte de energia para o nosso cérebro, também diminui”, explica a Dra. Marcella, que complementa: “A prática de atividades físicas com o álcool ainda em nosso sistema se torna perigosa, uma vez que a substância aumenta a frequência cardíaca devido ao distúrbio de água e eletrólitos.”

Prejuízo do ganho de massa muscular: “Isso acontece pela junção de alguns fatores. O primeiro ponto é que o álcool afeta negativamente a síntese de proteína, processo no qual os aminoácidos são unidos para formar proteínas completas. Outro fator é que o álcool reduz os níveis de testosterona, hormônio mais importante para o fortalecimento muscular. Além disso as vitaminas A, C, as do complexo B, cálcio, zinco e fósforo, importantes para a construção muscular, são drenadas rapidamente quando o álcool está presente no organismo.”

Redução do Metabolismo: O fígado é o responsável por digerir as bebidas alcóolicas. Porém, esse mesmo órgão é o responsável pelo metabolismo de gordura. “O fígado trabalha diariamente quebrando as gorduras da sua alimentação e eliminando as toxinas. Quando você bebe álcool, acaba adicionando mais uma tarefa na função do órgão. Dessa forma, seu fígado não consegue processar a gordura de maneira tão rápida e eficientemente pois estará, também, trabalhando para expelir o álcool. Como consequência, ocorre a desaceleração do metabolismo”, explica a nutróloga

Hipoglicemia: “A realização de exercícios físicos requer energia, que vem dos carboidratos e da glicose metabolizada pelo organismo. Isso faz com que a atividade física, por si só, já promova uma diminuição da glicose no organismo. Com a adição do álcool, o fígado fica tão sobrecarregado em lidar com a substância que desliga a produção de glicose – acentuando ainda mais o déficit. Isso tudo faz com que o corpo comece a usar a proteína como fonte de energia, já que não há mais glicose suficiente no organismo, prejudicando o desempenho das atividades físicas”, alerta a Dra. Marcella.

Gatilho para má alimentação: “O álcool traz sensação de saciedade, já que é extremamente calórico. Isso nos deixa suscetível a pular refeições e nos alimentarmos de forma desequilibrada. No dia seguinte do consumo o efeito é diferente: o álcool estimula um aumento da galanina, substância presente em nosso cérebro, o que nos leva a desejar alimentos excessivamente gordurosos.”

            Por fim, a médica diz que, apesar de fazer parte das relações sociais há milhares de anos, o álcool não deve ser ingerido por praticantes de atividades físicas que almejam atingir resultados satisfatórios. “Não existe um nível seguro para o consumo. É bom estar ciente dos prejuízos que o álcool traz à pratica esportiva e, sobretudo, à saúde no geral”, finaliza a Dra. Marcella Garcez.  



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