A importância da hidratação para pacientes oncológicos no verão

shutterstock_136438124A chegada do verão e das altas temperaturas exigem uma atenção redobrada em relação à hidratação. No caso do paciente oncológico, os cuidados com a reposição de líquido e uma dieta equilibrada são ainda maiores. Deve-se priorizar a ingestão de alimentos ricos em fibras, carboidratos e principalmente frutas, sucos e verduras.
De acordo com Robson Moura, presidente da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral e da Sociedade Brasileira de Cancerologia, algumas medidas simples garantem uma alimentação e uma vida saudável para pacientes com câncer. “Ingerir dois tipos de frutas diferentes por dia, de preferência melancia, laranja, uva, melão, pera, abacaxi e consumir pelo menos dois litros de água por dia e também iogurtes, que são ótimos reguladores intestinais e importante fonte de cálcio”, afirma.
“O consumo de legumes deve ser cozido no vapor para conservar suas propriedades nutricionais. A ingestão de doces precisa ser moderada e substituída por mel e geleia que são ricos em ferro, para evitar a anemia – bastante frequente em pacientes oncológicos, já que toda a sua absorção e digestão está comprometida pelo uso de quimioterápicos. Sucos industrializados devem ser substituídos por sucos naturais e feitos na hora”, explica Dr. Moura.
Segundo o cancerologista e nutrólogo, nesta época do ano deve-se aumentar a ingestão de água de coco, pois além de ser um isotônico natural, oferece ao organismo do paciente com câncer um equilíbrio eletrolítico de sódio e potássio, além de hidratar o organismo. Os suplementos alimentares também devem ser utilizados para enriquecer a dieta do paciente com câncer, porém não deve ser diluído em água quente para que sejam conservadas as suas propriedades nutricionais.

shutterstock_232235716Alimentação no verão para pacientes oncológicos – O organismo do paciente com câncer já está agredido pela própria doença e pelos tratamentos a que foi ou está sendo submetido. Portanto alguns órgãos como o fígado e estômago devem ser preservados, evitando alguns alimentos de difícil digestão.
Para Dr. Moura deve-se evitar a ingestão de gorduras e frituras, enlatados, embutidos (linguiça e salsicha), produtos industrializados por conterem corantes, acidulantes e conservantes. Além disso, as gorduras das carnes expostas ao calor e ao oxigênio formam substâncias tóxicas que agridem até mesmo o DNA da célula.
Bebidas alcoólicas e sucos artificiais devem ser evitados, pois o álcool é uma substância tóxica e os sucos e bebidas artificiais contêm uma combinação de corantes químicos em sua composição e excesso de açúcar. “Refrigerantes do tipo cola contêm formaldeído e corantes tóxicos, e os dietéticos geralmente contêm sacarina, tóxica para o fígado”, finaliza Dr. Moura.
Para hidratar os pacientes oncológicos no verão, o Dr. Moura dá algumas dicas:

shutterstock_97652342Melancia: consumir frutas sempre é uma ótima pedida na estação mais quente do ano. Elas refrescam e ainda nos oferecem nutrientes que não engordam. A melancia possui 94% de água só em 100 gramas. É uma ótima fonte de hidratação;
Suco de limão e outras frutas: o suco de limão é muito bom porque durante o verão acabamos perdendo muito líquido. Um copo de suco de limão com uma pitada de sal é o ideal para recuperar todo sódio perdido. Já outros sucos de frutas são também boas opções para que o paciente oncológico não enjoe do sabor;
Açaí: o açaí é uma das marcas registradas no verão, porém deve ser consumido com cuidado porque é bastante calórico. Se consumido com moderação, e de maneira correta, as gorduras presentes no açaí ajudam na redução e no controle do colesterol e ainda previne doenças do coração;
Sanduíche: prepare um sanduíche leve com um patê, cenoura e fatias de frango e adicione verduras. Um sanduíche ideal para essa época do ano deve ter carboidrato, verdura e uma proteína;
Água e água de coco: consumir água no calor parece um pouco óbvio, mas muita gente só toma água quando sente sede, o que não é correto. Não temos que esperar sentir sede para tomarmos água. Uma boa opção é a água de coco. Além de ser um poderoso hidratante, ela possui muitos nutrientes e poucas calorias.



WordPress Video Lightbox

    ENTRE EM CONTATO.
    FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
    AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


    comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336