Luz natural pode ser aliada contra lesão de pele

terapia fotodinâmicaA queratose actínica, também conhecida por ceratose actínica é uma lesão de pele causada pelo sol, que se caracteriza por uma superfície áspera. Normalmente aparece em áreas expostas do corpo, como rosto, colo, antebraços e mãos. Em homens calvos pode acometer o couro cabeludo. Pode ser uma lesão isolada, mas normalmente é múltipla, agredindo toda uma área exposta cronicamente ao sol. Como a queratose actínica pode evoluir para um câncer de pele, deve ser tratada.

Dentre os tratamentos para combater a queratose actínica está a Terapia Fotodinâmica (TFD), com aplicação de ácido 5-aminolevulínico ou metil aminolevulinato tópicos, seguida de irradiação com LED de luz vermelha ou azul. Este é um método já bastante utilizado na dermatologia, sendo também indicada para tratar algumas formas de câncer de pele. Dentre as vantagens da TFD destacam-se a eficácia, quando bem indicada, a segurança e a excelente resposta cosmética.

Hoje, uma nova forma de se aplicar a Terapia Fotodinâmica utilizando o mesmo agente fotossensibilizante tópico é com a luz natural do sol, em substituição ao LED com luz vermelha ou azul. “Apesar da fama de ser o vilão para a saúde da pele, o sol também tem o seu lado terapêutico. Essa nova técnica é conhecida como Terapia Fotodinâmica com luz do dia e tem a vantagem de ser um método praticamente indolor”, revela o dermatologista Dr. Beni M. Grinblat (CRM-SP 84426) membro da SBCD-Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e dermatologista do Hospital Israelita Albert Einstein.

Segundo o especialista, os primeiros trabalhos publicados com Terapia Fotodinâmica com luz do dia foram realizados para tratamento de múltiplas queratoses actínicas na face e couro cabeludo. “Os resultados revelaram que o método é indolor e após uma única sessão apresentou uma regressão do quadro com diminuição do número ou mesmo ausência das lesões”.

O método

Na Terapia Fotodinâmica com Luz do Dia, após o preparo adequado da pele, é aplicado um filtro solar que bloqueia a radiação ultravioleta que é nociva à pele. Em seguida, administra-se um agente fotossensibilizante. Neste momento, o paciente é orientado a se expor à luz do dia, por um determinado período. Depois da exposição, é necessária uma limpeza da pele, aplicar um filtro solar e não mais se expor ao sol durante o dia.

“O tratamento deve ser sempre orientado e supervisionado por um dermatologista, que fará o correto diagnostico, indicação terapêutica, acompanhamento da evolução do tratamento e dará as orientações necessárias para o paciente, afim de que os resultados sejam os mais satisfatórios”, orienta Dr. Grinblat.

A Terapia Fotodinâmica com Luz do Dia é mais uma opção terapêutica no tratamento de queratoses actínicas finas da face e couro cabeludo, sendo indicada, principalmente para lesões múltiplas.

Num alerta final, Dr. Beni Grinblat enfatiza que o paciente nunca deve apostar na automedicação para tratar queratose actínica. “Somente um médico dermatologista pode identificá-la e tratá-la corretamente”, finaliza.



WordPress Video Lightbox

    ENTRE EM CONTATO.
    FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
    AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!

    comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336