Imunidade no inverno? Coma direito!

shutterstock_241366825A chegada do inverno aumenta as chances de contrair doenças respiratórias. A combinação de ar seco e frio e a variação de temperatura é responsável por baixar a imunidade do corpo. Por isso a saúde precisam de atenção redobrada durante a estação para reforçar a imunidade contra o ataque de vírus e bactérias, que causam resfriados, faringites, gripes e pneumonias. Estas doenças são mais comuns no inverno, pois as pessoas costumam permanecer mais tempo em locais fechados e sem ventilação.

A nutricionista Paula Vasconcelos, da Nature Center, explica que uma alimentação balanceadas auxilia na manutenção da imunidade alta. As refeições devem conter legumes, verduras e frutas, sobretudo aquelas ricas em vitamina C. A ingestão de líquidos ajuda na hidratação e evita que as vias aéreas fiquem ressecadas e forme feridas, que são portas de entrada para doenças. Associado a isso, alimentos funcionais também podem reforçar a proteção do organismo por reunir muitos destes componentes importantes para manutenção da imunidade.

Confira a lista de alimentos que ajudam a manter a imunidade alta:

 

tea

  • Oleoginosas: Castanha do Pará, pistache e amêndoa são alimentos ricos em selênio, substância anti-oxidante, e em gordura mono e poli-insaturada, que diminui o colesterol ruim (LDL) e eleva o colesterol bom (HDL). Além disto, evita hipoglicemia.
  • Alho: Possui ação anti-inflamatória e anti-infecciosa devido à substância ativa alicina. De preferência o alho deve ser consumido esmagado ou cru. Ainda há a opção do óleo de alho em cápsulas.
  • Chá verde: Pessoas que bebem chá verde têm imunidade fortalecida. Isto ocorre porque o chá contém uma propriedade que impede que vírus e bactérias de se instalarem nas paredes celulares. Esta propriedade ainda protege o organismo contra outros problemas como disenteria, indigestão, diarréia, entre outros.
  • Peixe: Alimento rico em ômega 3, ácido graxo encontrado em peixes como atum, sardinha e salmão e que é um grande aliado do sistema imune, além de prevenir doenças cardíacas e alguns tipos de câncer. Muitas pessoas não gostam de peixe, mas ômega 3 pode ser encontrado em alimentos funcionais, como Óleo de Peixe.
  • Cogumelo Shitake: Este cogumelo aumenta a produção dos glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo, melhorando assim a imunidade do corpo.
  • Frutas cítricas: Limão, laranja, kiwi, tangerina, acerola, entre outros, são ricos em vitamina C. Com propriedades anti-inflamatórias, as frutas cítricas aumentam a produção de células de defesa, promovendo maior resistência ao organismo.
  • Gengibre: Com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, devido ao princípio ativo gengirol, melhorando o sistema imunológico.
  • Batata yacon: Rica em fibras, estimula a flora bacteriana intestinal, o que aumenta a imunidade do organismo. Também conhecida com insulina natura, a bataca yacon reduz os níveis de glicose no sangue.

shutterstock_184487690É importante, também, evitar alimentos e rotinas que baixam a imunidade:

  • Exercícios são ótimos para o organismo, mas a prática com alta intensidade e de alta duração podem fragilizar o sistema imunológico
  • Consumo regular de açúcar, sobretudo o refinado, prejudica o sistema imunológico, pois enfraquece a capacidade das células brancas, responsáveis por destruir as bactérias.
  • Excesso de peso aumenta o risco de infecções
  • A ingestão de gordura faz com que a atividade das células protetoras seja reduzida, comprometendo o sistema imunológico.
  • Baixo peso deixa o organismo fraco e vulnerável
  • Estresse enfraquece as defesas do organismo, facilitando as infecções
  • Dormir bem é essencial para manter a saúde. A falta de sono e noites mal dormidas aumentam o nível de estresse, reduzindo a imunidade natural do organismo


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