Guia de alimentação antiacne: tudo que você deve evitar ou incluir na dieta para evitar a condição

A acne é uma das doenças de pele mais comuns e ocorre quando as glândulas sebáceas produzem uma quantidade excessiva de sebo, que se mistura com as células mortas da pele, e, assim, acaba obstruindo os poros. Então, as bactérias que ficam localizadas nessa região geram uma inflamação, levando a formação de espinhas. “As causas são variadas e podem ser devido a herança genética, alterações hormonais e até mesmo disfunções psicológicas. Mas o que poucos sabem é que a alimentação também é um fator de grande influência no surgimento do quadro acneico, pois o que ingerimos afeta o funcionamento do organismo como um todo”, explica o pesquisador em Cosmetologia Lucas Portilho, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma. Para ajudar você a evitar esse problema que pode ser uma grande dor de cabeça para grande parte das pessoas, o especialista apontou os principais alimentos causadores de acne. Confira:

– Pães, massas e biscoitos: “Alimentos que contam com farinha branca são alguns um dos principais causadores de quadros acneicos. Isso porque esse ingrediente é rico em carboidratos simples que aumentam a produção de insulina, substância que favorece a produção de hormônios que estimulam a pele a secretar grandes quantidades de óleo e de sebo, o que aumenta a probabilidade de desenvolver acne.”

– Frituras: “Alimentos gordurosos no geral favorecem muito o surgimento da acne, pois acabam estimulando a pele a produzir mais gordura através das glândulas sebáceas. Além disso, uma dieta mais gordurosa também faz com que sejam liberadas substâncias inflamatórias que podem estar relacionadas ao desencadeamento da acne.”

– Leites, queijos e iogurtes: “Alimentos derivados do leite também estão relacionados ao aparecimento da acne, pois, no leite, existem muitos hormônios biodisponíveis que podem estimular as glândulas sebáceas a produzirem mais oleosidade.”

– Chocolate: “Apesar de o cacau ser rico em magnésio e triptofano, nutrientes que estimulam o organismo a produzir endorfinas e serotoninas responsáveis pelas sensações de bem-estar, outros componentes presentes nos chocolates, como açúcar e leite, podem ser prejudiciais para a saúde da pele, já que estimulam a produção de óleo.

– Carne vermelha: “A carne vermelha conta com alta concentração de ômega 6, substância com efeitos que favorecem a inflamação. Além disso, esse tipo de carne costuma apresentar muita gordura saturada, fator igualmente prejudicial à saúde da pele.”

Porém, para quem já sofre com a acne, o ideal é adotar uma alimentação equilibrada e rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais, além de proteínas magras, como peixes. Além disso, alguns nutrientes podem auxiliar na diminuição do quadro acneico, como o zinco, presente no alho e na castanha do Pará, o cobre, encontrado em cerais integrais e no cacau, e o ômega-3 dos peixes. “Além disso, as vitaminas também são importantes para aliviar a acne. Por isso, consumo alimentos ricos em Vitamina A, como vegetais verde escuros ou de coloração alaranjada, Vitamina B5, como abacate e batata doce, e Vitamina C, como laranja, goji berry, acerola, limão”, recomenda Lucas Portilho. “Mas se você quer se ver realmente livre da acne, o mais importante é que você consulte um dermatologista. Apenas ele poderá avaliar a sua pele e dar as melhores recomendações para o seu caso.”

Lucas Portilho – Consultor e pesquisador em Cosmetologia, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma e Pesquisador em Fotoproteção na Unicamp.



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