Vinagre de maçã não deve ser usado para tratar dermatite atópica, diz estudo

Pessoas que sofrem com dermatite atópica ou eczema experimentam uma disfunção da barreira cutânea que geralmente resulta em alta perda de água transepidérmica (afetando a hidratação), pH alcalino da pele e colonização por bactéria Staphylococcus aureus. “O vinagre de maçã é uma opção popular e emergente que pacientes e pais acham que é mais seguro ou mais natural do que prescrições como esteroides tópicos. Embora existam evidências de que o vinagre diluído possa melhorar a integridade da barreira cutânea na dermatite atópica, não existem dados de segurança e eficácia fortes para apoiar seu uso na dermatite atópica, de acordo com o artigo”, afirma a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. O estudo Apple cider vinegar soaks [0.5%] as a treatment for atopic dermatitis do not improve skin barrier integrity foi financiado pela Universidade da Virgínia e publicado na edição de outubro do periódico Pediatric Dermatolgy.

            No estudo, a aplicação de vinagre de maçã diluído (ácido acético a 0,5%) não teve efeitos a longo prazo na pele de pacientes com dermatite atópica (DA) em um estudo piloto de braço dividido. O objetivo do estudo foi avaliar os efeitos da aplicação diluída de vinagre de maçã na perda transepidérmica de água (TEWL) e pH na pele afetada pelo eczema e na pele saudável. “O ácido acético, particularmente o vinagre de maçã, é proeminente entre os remédios naturais emergentes usados na dermatite atópica. Portanto, determinar a segurança desse produto comumente usado é crucial”, diz a médica.

            No total, 11 pacientes com eczema e 11 controles saudáveis foram incluídos; a maioria das pessoas com dermatite atópica foi considerada leve (36,4%) ou moderada (45,5%). “Os participantes não usaram tratamentos antimicrobianos sistêmicos ou tópicos no mês anterior ao estudo e tinham idade igual ou superior a 12 anos (idade média de 20,6 anos no grupo com dermatite atópica e 28,8 anos entre os controles)”, diz a médica. Por 14 dias, os participantes do estudo embeberam um antebraço em vinagre de maçã diluído (ácido acético a 0,5%) e o outro em água da torneira por 10 minutos diários. Alterações no pH e de perda de água transpidermal antes e após a aplicação foram medidas. Os pesquisadores descobriram que a perda de água aumentou significativamente imediatamente após o tratamento (em 0 e 15 minutos) em ambos os grupos, caindo para a linha de base aos 30 minutos entre aqueles com dermatite e aos 60 minutos entre os controles.

            O pH da pele foi semelhante nos dois grupos no início do estudo (4,86-4,88). Após a imersão em vinagre de maçã, houve uma redução transitória no pH da pele entre os pacientes com eczema que durou 15 minutos entre aqueles com dermatite atópica e 60 minutos nos controles. “Esta descoberta sugere acidificação temporária da pele que tem benefício teórico de corrigir o pH da pele interrompido na dermatite atópica. Mas qualquer alteração que tenha ocorrido não durou muito segundo o estudo”, diz a médica. Com relação à segurança, 72,7% (16) dos participantes experimentaram desconforto na pele, descrito em sua maioria como leve, limitado ao braço tratado com vinagre. Após a descontinuação, a maioria das irritações da pele desapareceu rapidamente, sem terapia adicional.

            Por fim, a médica destaca que outros estudos em uma população mais diversa serão necessários para caracterizar completamente o perfil de risco ou benefício dos tratamentos tópicos de vinagre de maçã diluído. “O problema geralmente é tratado com medicamentos tópicos, que são colocados diretamente sobre a pele ou no couro cabeludo do paciente, e medidas gerais de hidratação e prevenção do ressecamento. Em algumas situações, são necessários cremes com diferentes concentrações de esteroide para diferentes áreas da pele. Mas o mais importante é consultar um dermatologista, que indicará a melhor conduta para o tratamento da dermatite atópica”, finaliza a médica.



WordPress Video Lightbox
ENTRE EM CONTATO.
FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336