Tônicos faciais: saiba como eles funcionam

A rotina de cuidados com a pele compreende algumas etapas, dentre elas o uso de produtos para equilibrar o pH da pele. São os tônicos, soluções normalmente aquosas, ou com pequena quantidade de álcool misturada à água, produzindo um veículo hidroalcóolico. “Os tônicos têm como finalidade promover uma ação complementar à higiene da pele, removendo a sujeira ainda persistente na superfície do tecido cutâneo, eliminando resíduos poluentes externos, traços de pigmento de maquiagem e a gordura/suor depositados nos ductos de saída dos poros. Dependendo dos ativos incorporados a sua formulação, podemos indicar estas soluções de base aquosa para a pele seca, sensível, reativa ou que está se recuperando de um procedimento dermatológico, com a finalidade de restabelecer o pH, promover hidratação, ação anti-inflamatória, calmante e de cicatrização. Por ser uma solução à base de água, pode ser utilizada sempre após o sabonete de limpeza, com algodão em movimentos circulares”, explica a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Sobre os adstringentes, a dermatologista explica as diferenças e as principais funções desse tipo de tônico: “O adstringente, na verdade, é um tipo de tônico com ação de controle da oleosidade, especificamente para pele mista ou oleosa”. Os adstringentes normalmente possuem concentração baixa de álcool, a fim de evitar a desidratação do tecido ou do efeito rebote (produção excessiva de óleo pelas glândulas, que por vezes tentam compensar a agressão química sofrida). “O tônico adstringente pode ser usado uma ou duas vezes ao dia, preferencialmente à noite, para remover todos os resíduos da pele e higienizar após um dia de ampla exposição a poluentes, variações de temperatura, uso de maquiagem, gordura presente nos poros, controlando, assim, o aparecimento de lesões de acne, poros dilatados e pontos inflamatórios”, reforça a médica. “O principal papel do adstringente é conseguir fazer a retirada mais efetiva do sebo e limpar pequenas rolhas córneas (proteína morta). Os ativos desta função geram uma pele mais homogênea, limpa e promovem sensação de refrescância e efeito descongestionante.” Confira abaixo cinco opções de tônicos:

USK Balance Toner: Com efeito adstringente, USK Balance Toner, da marca Under Skin, é um tônico de limpeza e hidratação facial para pele mista e oleosa, muito comum nos homens. O tônico reduz e controla a oleosidade da pele por até 2 horas. Sua fórmula apresenta uma característica antimicrobiana que controla sebo, acne e a oleosidade excessiva produzida pelas glândulas. Pode ser utilizado diariamente, tanto de manhã quanto à noite, como complemento à higienização e controle da inflamação, com a finalidade de combater o aspecto congesto da pele oleosa. Possui na sua composição extrato da Alpaflor Edelweiss e um blend (coquetel) com 11 aminoácidos.

USK Hydra Calming: O Tônico de limpeza da Under Skin contribui para a hidratação facial de peles secas e normais. O produto é capaz de limpar poluentes que não enxergamos, impedir a formação de radicais livres e combater bactérias e fungos oportunistas. O Hydra Calming Toner remove até 93,1% da maquiagem à prova d’água e tem na associação de ativos o seu grande diferencial. Sua fórmula conta com um blend de onze aminoácidos em um coquetel que facilita a absorção de tratamentos posteriores, tem efeitos hidratantes e antioxidantes, além de manter o pH natural da pele. Além disso, tem ativos que controlam a sensibilidade e auxiliam na renovação celular. Deve ser aplicado duas vezes ao dia.

Loção Tonica Buona Vita: A Loção Tônica, da Buona Vita, não possui álcool na sua formulação. Com extratos de ginseng, camomila, aloe vera e hera, o produto reestabelece o pH da pele normal, mista ou seca, acentuando a sua renovação natural, além de complementar a etapa de higienização da pele.

Tônico com Aquaporine: O tônico, da marca Pharmapele, repõe os minerais necessários para uma pele saudável e retrai os poros, deixando a pele muito mais lisa e uniforme. Sua formulação é rica em aquaporine, proteína capaz de transportar água das camadas mais profundas da pele até a mais superficial. O produto finaliza a higienização com uma agradável sensação de limpeza e prepara a pele para uma perfeita hidratação.

Tônico Retrator de Poros com Coffee Skin: Também da Pharmapele, o cosmético tem em sua composição um inovador ativo extraído da semente do café. Possui propriedades antioxidantes e rejuvenescedoras, que neutralizam a ação prejudicial dos radicais livres. Repõe, também, os minerais necessários para uma pele saudável e promove o fechamento dos poros, deixando sua superfície mais lisa e uniforme. Sua fórmula é rica em lactokine, uma proteína derivada do leite, que possui ação calmante e anti-inflamatória. Finaliza a higienização facial com agradável sensação de limpeza e prepara a pele para uma perfeita hidratação. Indicado para peles normais a mistas.



WordPress Video Lightbox
ENTRE EM CONTATO.
FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336