Sérum: produto ideal para home care

Se você quer mesmo começar a tratar sua pele dentro de casa, saiba que é quase certeza que você precisará dele. Não há um (veículo) cosmético tão poderoso quanto o sérum. O gel tem seus benefícios para a pele oleosa, o creme e o bálsamo são ótimos para peles secas, mas é o sérum que, de forma líquida, carrega ativos de forma extremamente concentrada. “Ele é uma forma de apresentação com a aparência, textura e penetração semelhante a um soro. É um produto desenvolvido para atuar de forma mais concentrada na pele, pois devido a sua rápida absorção e por ter a forma de um gel seroso ou um líquido mais viscoso, leva para dentro da pele ativos de maneira mais eficaz”, explica a dermatologista Dra. Claudia Marçal, professora-fundadora do Dermacademy MB e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Não estranhe se você encontrar no mercado marcas que trazem séruns com 90% de composição ativa: eles são capazes disso. Como exemplo, o Sérum 4D, da Buona Vita, tem 99% de composição ativa, e traz quatro ácidos hialurônicos em sinergia, com função preenchedora, promovendo a rearquitetura do contorno facial.

E é justamente por isso que eles são perfeitos para tratar a pele em casa. De forma geral, o produto é bem concentrado e aceita um blend de ativos que revigoram, revitalizam e proporcionam ação lifting. “O sérum é a preparação ideal para otimizar o creme hidratante logo pela manhã, como um “café da manhã” para as células antes da hidratação com fotoproteção. Estas fórmulas hidratantes têm capacidade de formar um filme na pele, evitando a perda de hidratação transepidérmica e contendo substâncias que ‘seguram’ a molécula de água na epiderme ou promovendo turgor e melhora da elasticidade por hidratação das fibras de colágeno”, diz a Dra. Claudia.

Segundo a Dra. Kédima Nassif, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, eles começaram a ganhar força na última década, com quase todas as marcas dermocosméticas do mercado tendo a sua apresentação em sérum para tratamento. De acordo com a Dra. Claudia, o destaque é que o produto concentra gotas potentes. “Este composto foi elaborado inicialmente para ser uma forma curta, concentrada e importante para trazer revitalização em pequenas gotas, como um verdadeiro elixir. Ele é uma verdadeira arma de ação antienvelhecimento, clareadora, de efeito lifting, antioxidante e repositória de vitaminas, oligoelementos, extratos vegetais naturais com ação calmante”, afirma a médica. Poucas gotas de um sérum geralmente são suficientes para hidratar a pele do rosto de maneira efetiva e conferir outros benefícios. O lançamento da Ada Tina, C 20, traz 20% de Vitamina C estabilizada, ácido hialurônico preenchedor e um ingrediente antioxidante exclusivo (Difendiox) para promover clareamento e rejuvenescimento no mesmo produto.

            No Brasil, os séruns foram extremamente bem recebidos, por apresentarem uma textura fluida e não deixarem a pele oleosa ou ‘pesada’, com aspecto brilhante em excesso ou pegajosa. “Quase 80% das peles no Brasil são mistas e oleosas, como característica natural e estimuladas pelo clima tropical, quase durante todo o ano”, diz a Dra. Claudia.

Os séruns podem ser formulados com diversos objetivos, de acordo com a médica. “Em um sérum, pode conter ativos de clareamento, reposição hormonal natural, miorrelaxantes como os Hexapeptídeos ou ainda Alfa-hidroxiácidos, Ácido Lactobionico, Vitaminas (C, E, A, B5) e substâncias como o Ácido Ferúlico, Licopeno, Hyaxel, Arct-Alg, Glicosaminoglicanas, Oligoelementos e Fatores de Crescimento”, comenta. Mais recentemente, algumas formulações tópicas na forma sérum são ricas em probióticos, que auxiliam no tratamento da acne, rosácea, e dermatite atópica (pele hiper-reativa e sensível).

Usos — “Pela manhã, o sérum deve ser utilizado após a higienização com sabonete, loção, mousse ou gel de limpeza, seguido pelo tônico ou adstringente, para então ser aplicado com a ponta dos dedos em toda a face, pescoço e colo, com movimentos circulares, ascendentes e preparar a pele para o passo seguinte, o da hidratação e proteção. À noite, após o uso de demaquilante, sabonete e loção tônica ou de limpeza complementar, o sérum pode ser utilizado antes do nutritivo noturno.”

Orientação — “Estes produtos na forma de soro não apresentam qualquer contraindicação, mas devem ser indicados por um dermatologista, utilizados em combinação com hidratantes, nutritivos e fotoprotetores. Todas as peles podem ser beneficiadas destas formulações concentradas e altamente eficazes. O ideal é que cada composto seja adequado à faixa etária e ao foco do tratamento em questão”, diz a Dra. Claudia. Mas atenção, se sua pele é seca, ela pede um produto com textura mais voluptuosa por cima. “Use um sérum e em seguida, aposte no creme para fortalecer a hidratação”, finaliza a Dra. Kédima.



WordPress Video Lightbox
ENTRE EM CONTATO.
FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336