Como atuam os cosméticos com Fator de Crescimento

tratamento facialQuando se realiza algum tratamento de medicina estética, ou quando a pele passa por situações que ajudam a degradá-la, é comum que ela fique lesionada — provavelmente porque ainda não houve uma cicatrização. E até mesmo o envelhecimento natural contribui para uma série de alterações na pele. “Ela fica mais fina, menos elástica e resistente, com perda de tônus e vitalidade, o que leva ao desenvolvimento de rugas e, posteriormente, sulcos acentuados, devido à degradação das fibras de colágeno e elastina. Há, também, uma diminuição na capacidade de absorção de nutrientes e de hidratação da pele, resultando em ressecamento e descamação, e da dificuldade de cicatrização, regeneração e renovação do tecido”, explica Isabel Luiza Piatti, tecnóloga em estética e diretora de Pesquisa e Desenvolvimento de produtos na Buona Vita Cosméticos.

Para ajudar no processo de recuperação de tecido, por conta do envelhecimento ou de pós-tratamentos, muitas empresas investem em produtos com Fatores de Crescimento. Mas afinal, o que são eles?
“Fatores de Crescimento são moléculas proteicas produzidas pelo corpo que se ligam a receptores de membranas celulares. Por meio dessa união, eles atuam em mecanismos de cicatrização e reparo do tecido. Sendo assim, essas substâncias são fundamentais para proteção, manutenção da integridade da pele e regulação de tecidos normais”, explica Ayessa Ismail, biomédica da Buona Vita, única empresa do mercado a contar com uma linha de cosméticos com quatro Fatores de Crescimento, que possuem indicações específicas e comprovação prévia de testes de eficácia.  “Eles têm função específica e atuam em vários processos do ciclo celular: na regeneração do tecido, melhorando muito a uniformidade da própria textura. Em processos cicatriciais eles são fundamentais, sem eles não ocorreriam os processos de cicatrização. Ou seja, os Fatores de Crescimento, juntamente com hormônios, citocinas e células plasmáticas, atuam na homeostasia (condição de estabilidade) da pele”, completa a profissional.
Utilizados também em outras áreas da medicina e ciência, os Fatores de Crescimento mais utilizados na área de Saúde Estética, de acordo com Ayessa, são os que participam do processo da formação de novas células, como o colágeno. “Tais Fatores são: o Fator de Crescimento Epidermal-EGF, Fator de Crescimento Vascular Endotelial-VEGF, Fator de Crescimento Insulínico-IGF e o Fator de Crescimento Fibroblástico-b-FGF. Esses são os fatores mais encontrados na cosmetologia, com um importante efeito terapêutico no processo de recuperação tecidual.”



WordPress Video Lightbox

    ENTRE EM CONTATO.
    FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
    AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


    comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336