Rio recebe visita de professor espanhol referência em paralisia cerebral

Dr. Pascual-PascualEstima-se que 7 a cada 1000 crianças nascidas vivas tenham paralisia cerebral no Brasil. A síndrome é um conjunto de desordens no desenvolvimento, movimento, e na postura do indivíduo e seus primeiros sintomas podem ser detectados logo após o nascimento. Estudos comprovam que a maioria das crianças portadoras de paralisia cerebral infantil é do sexo masculino e 70% apresentam o quadro espástico, quando os movimentos do corpo são prejudicados e comprometem desde pequenos hábitos do dia a dia até a locomoção e alimentação do paciente.
Com tratamento adequado, aliado à reabilitação multidisciplinar, a criança pode se desenvolver e apresentar melhora significativa a partir do estímulo proposto por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Pensando nisso, a Beaufour Ipsen Farmacêutica trouxe ao Brasil o neuropediatra espanhol Prof. Dr. Samuel Ignácio Pascual-Pascual, referência mundial em paralisia infantil, para visitar os cinco principais centros de reabilitação do país e compartilhar as melhores práticas internacionais acerca do tema.
Entidades em São Paulo, Goiânia, Belo Horizonte, Curitiba e no Rio de Janeiro receberam uma atualização médica no que há de mais inovador no tratamento da paralisia cerebral infantil para que possam proporcionar uma importante melhora na qualidade de vida de mais de 600 mil pacientes atendidos anualmente em todas essas instituições. Na ocasião, foram apresentados os estudos mais recentes sobre a aplicação de toxina botulínica no tratamento e também alguns casos clínicos com pacientes. A visita teve início na segunda-feira, 10, na AACD, em São Paulo, onde a maior população de pacientes possui paralisia cerebral e se encerrou nesta sexta-feira, 14, no Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira, no Rio de Janeiro.
De acordo com o especialista é preciso entender a reabilitação como parte fundamental do tratamento. “Além de devolver diversos movimentos à criança, a reabilitação motora motiva o paciente durante o tratamento. Estudos recentes mostram que a independência para pequenas tarefas do seu dia a dia, como tomar banho sozinho ou se dirigir até algum lugar, ajuda na recuperação cerebral e motora”, explica Dr. Pascual-Pascual.
Outros locais que também receberam a visita foram o CRER, em Goiânia, a Associação Mineira de Reabilitação em Belo Horizonte e o Hospital Pequeno Príncipe de Curitiba.
Currículo
Professor Associado do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Autônoma de Madrid (UAM) e membro do serviço de Neurologia Pediátrica, Samuel Ignácio Pascual-Pascual é também Chefe da unidade de doenças neuromusculares e do movimento do Hospital Universitário La Paz, em Madrid. O médico faz parte também da Associação Internacional de Neurologia Infantil, Neurology Society e é autor de capítulos em 30 livros de neurologia de neuropediatria.



WordPress Video Lightbox

    ENTRE EM CONTATO.
    FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
    AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


    comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336