Revolução: conheça a radiofrequência “injetável”

thermiRF-pictureA evolução dos equipamentos corporais e faciais de radiofrequência é acompanhada ano a ano por dermatologistas em congressos mundiais. Referência em tratamento para flacidez de pele, por aquecer o tecido e provocar a neocolagênese (estímulo a um novo colágeno, deixando a pele mais firme), a radiofrequência (que também é usada no tratamento de celulite e gordura) agora recebe um “upgrade” que promete inovação fora do comum. Trata-se do ThermiRF, equipamento que deve chegar esse ano ao Brasil. “A radiofrequência aplicada internamente é uma novidade que revoluciona e quebra paradigmas da técnica convencional, oferecendo multibenefícios”, explica a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Academia Americana de Dermatologia e Continuing Medical Education (CME) na Harvard Medical School.

ThermiRF é o primeiro equipamento aprovado pelo FDA (órgão federal de controle dos EUA) que utiliza radiofrequência com temperatura controlada. “Dependendo do tecido alvo, o médico pode definir a temperatura de tratamento atingindo seletivamente o desejado”. Segundo o fabricante, pela primeira vez, os médicos dermatologistas e plásticos são capazes de tratar uma variedade de condições de pele através da aplicação da ‘Ciência de Calor’, usando temperatura como um ponto final clínico e com a possibilidade de uma radiofrequência injetável. São quatro procedimentos para várias áreas do corpo.

ThermiTight — Radiofrequência injetável para flacidez de pele, com resultados reais em um único tratamento. “ThermiTight é o nome de um protocolo descrito como ‘dano controlado para enrijecimento da pele subdérmica’. O sistema ThermiRF é usado junto com uma pequena sonda térmica Smart Tip, que é inserido sob a pele para aquecer tecidos subcutâneos a uma temperatura específica. Durante o procedimento ThermiTight, as temperaturas internas são monitoradas e reguladas por um sistema de computador”, explica o fabricante. Além disso, a orientação da imagem térmica fornece ao médico a temperatura da superfície da pele em tempo real para assegurar a precisão do efeito de aquecimento, mantendo as temperaturas da pele segura.

A dermatologista explica que, após um pequeno volume de solução anestésica injetada na área a ser tratada, uma pequena sonda é inserida sob a pele. O médico então aplica movimentos suaves para aquecer os tecidos para o nível desejado. “A maioria dos tratamentos dura menos de uma hora; o procedimento é indolor e pode ser feito no pescoço, nos seios, nos braços, no abdômen, nas coxas e no joelho. O paciente volta às atividades normais no dia seguinte e os resultados aparecem após seis semanas”, explica.

ThermiRase — Radiofrequência injetável para linhas de expressão, o procedimento pode ser aplicado no pescoço e na testa e apresenta-se como uma alternativa de longo prazo para neurotoxinas. “ThermiRase é um procedimento microinvasivo para desativar os nervos que controlam os músculos responsáveis pela glabela (espaço entre as sobrancelhas) e linhas de expressão na fronte. É um procedimento que aplica energia de radiofrequência para os nervos selecionados. Em um estudo recente, o efeito da aplicação durou mais de um ano em cerca de 80% dos casos, validando assim a oportunidade para uma alternativa a longo prazo para a toxina botulínica”, enfatiza o fabricante.

A ação de ThermiRase se dá por meio de uma série de lesões térmicas, que são criadas ao longo das vias nervosas que controlam os músculos e causam linhas de expressão. O efeito é imediato. Primeiramente, o médico irá mapear os nervos utilizando um estimulador de nervo externo. Isso irá ajudá-lo a saber onde criar as lesões durante o procedimento. Em seguida, o médico insere a ponteira sob a pele e começa a criar lesões ao longo do trajeto do nervo mapeado. A aplicação é feita em três etapas: para estimular (localizar o nervo), injetar anestesia local e aplicar calor por cerca de um minuto. Este processo é repetido várias vezes.

ThermiSmooth face — Método suave, não invasivo e sem downtime (tempo de recuperação) que atua na flacidez, linhas de expressão e nas rugas do rosto. O aquecimento é feito na superfície da pele, após a aplicação de uma pequena quantidade de gel de acoplamento. “Os estudos clínicos revelam que o colágeno na pele se contrai quando aquecido a uma temperatura sustentada superior a 40ºC. Além disso, foi demonstrado que, quando a pele é aquecida a este nível, um processo inflamatório está envolvido, que pode estimular os fibroblastos para produzir novo colágeno durante um período de tempo”, explica a dermatologista. “O handpiece é suavemente movimentado de forma circular entregando quantidades precisas de calor, sem o risco de sobreaquecimento dos tecidos e de causar desconforto ao paciente.” Pode ser feito na testa, na área dos olhos, na bochecha e bigode chinês, além do pescoço. São necessárias de três a seis sessões, que remodelam o colágeno da face.

ThermiSmooth body — O procedimento é suave, realizado no corpo para tratar flacidez, celulite e gordura. “O aquecimento provocado pela aplicação da radiofrequência estimula a atividade metabólica melhorando a aparência da celulite e da gordura. O calor obriga os adipócitos a secretar ácidos graxos para os gânglios linfáticos e vasos sanguíneos, onde é filtrada para fora do corpo. Como os ácidos graxos são liberados, os adipócitos encolhem”, comenta Dra. Claudia. Para flacidez, os efeitos são duradouros na medida em que o calor estimula também a neocolagênese. Pode ser realizado em várias partes do corpo, inclusive glúteos, abdômen, flancos e coxas. A série de tratamentos deve ser feita de 6 a 8 semanas, tendo a vantagem de ser um procedimento indolor em que os pacientes sentem algo próximo a receber uma massagem.

 

Fonte: Dra. Claudia Marçal, dermatologista da Clínica de Dermatologia Espaço Cariz, com especialização pela Associação Médica Brasileira (AMB), membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e membro da American Academy of Dermatology (AAD), CME (Continuing Medical Education) na Harvard Medical School.



WordPress Video Lightbox

    ENTRE EM CONTATO.
    FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
    AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


    comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336