Quatro perigos do parabeno em cosméticos

A Souvie, fabricante de cosméticos orgânicos certificados, alerta para os perigos do uso continuo de produtos com parabeno em sua formulação. Ainda que exista uma enorme controvérsia na questão do uso desta substância nos cosméticos, há um consenso de que representa um risco ao organismo, isso porque as pessoas utilizam estes produtos por boa parte da vida, gerando um acumulo desta e de outras substâncias nocivas à pele e à saúde, de maneira geral.

Os parabenos estão presentes em cosméticos convencionais e são utilizados em alguns alimentos e produtos farmacêuticos – estão identificadas nos rótulos como methylparaben, propylparaben, butylparaben, ou benzylparaben. Estes compostos químicos normalmente são usados como conservantes, especialmente em cosméticos, pois o uso da substância na formulação impede a ação de micro-organismos e garante a integridade do produto por mais tempo.

Alguns estudos revelaram que a exposição excessiva ao parabeno pode causar:

  1. Alergias – a reação pode variar de um organismo para o outro, mas já foram registrados casos severos, devido ao uso excessivo e prolongado de produtos que continham parabeno em sua formulação.
  2. Envelhecimento precoce da pele – este também é um aspecto que pode variar de acordo com cada indivíduo, mas há um consenso da questão.
  3. Problemas no metabolismo endócrino – o parabeno interfere no sistema endócrino de humanos e animais, pois possui uma atividade estrogênica e por conta disso, é considerado um disruptor hormonal.
  4. Possivelmente câncer – a questão tornou-se fruto de discussões no setor porque em 2004, foi realizado na Inglaterra um estudo que relacionava os parabenos ao câncer de mama, apontando que a substância estava presente em 90% das amostras analisadas. Porém, o estudo tem alguns pontos controversos, mas o bom senso aponta para a importância de evitar o excesso do consumo desta substância, o que pode ainda trazer inúmeros benefícios para a saúde.

 

“Atualmente há uma quebra de paradigma: o consumidor demandando das empresas, uma relação que por anos foi inversa. Isso confere poder de escolha de consumo, o que exige uma mudança de atitude da indústria produtiva e é o que está acontecendo com o mercado de cosméticos, no Brasil e no mundo”, afirma Rosilene Doratioto Machado, responsável técnica pelos produtos da Souvie.

O mercado de produtos orgânicos apresenta um crescimento exponencial no Brasil e atende públicos críticos, conscientes e exigentes. Há uma grande e crescente procura por alimentos orgânicos, mas aos poucos os cosméticos e produtos de higiene pessoal certificados começam a ser protagonistas no mercado também.

A preocupação com substâncias nocivas e com a produção orgânica está a cada dia mais relevante no País. Segundo a Coordenação de Agroecologia da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (Coagre), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em 2016 o crescimento da produção foi de 15% comparado a 2015 e há uma estimativa de que o setor encerre este ano com um aumento entre 25% a 30% (Coage).

Atenção especial aos rótulos

Para saber quais as substâncias utilizadas nos cosméticos consumidos é preciso ficar atento às informações do rótulo e também às certificações na embalagem. As certificações são conferidas por meio de processos e auditoria rigorosa que avaliam todo o sistema produtivo. Uma questão essencial na escolha dos produtos a serem consumidos é a autorização para comercialização conferida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.

Todos os produtos da Souvie são certificados para comercialização pela Anvisa e contam com certificação da Ecocert GGreenlife, a qual aponta que um produto para ser considerado orgânico deve ter no mínimo 95% de ingredientes naturais, 20% de ingredientes orgânicos e, além disso, não podem ter sido testados em animais.



WordPress Video Lightbox

    ENTRE EM CONTATO.
    FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
    AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


    comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336