Qual a validade do seu cosmético?

cosméticosOlhar a data de validade de um cosmético no momento da compra com certeza é um cuidado comum a muitos consumidores. Mas você sabia que, após aberto, o produto pode ter o período de validade reduzido? Tudo isso porque a interação entre o produto, o oxigênio, a umidade e os micro-organismos presentes no ambiente gera desgaste. E até mesmo o tipo de embalagem interfere, pois determina maior ou menor interação entre esses fatores.

Para aumentar a segurança nos cuidados estéticos começa a se disseminar no Brasil um conceito muito comum na Europa, o do Período Após Aberto – PAO (do inglês Period After Opening), que determina o período em que o produto pode ser utilizado após ser aberto, tendo influência em sua segurança e eficácia devido à vida útil do mesmo. Já a data de validade é o limite em que ele expira e não deve mais ser usado, podendo oferecer riscos ao consumidor. Sendo que, no caso de profissionais da área de saúde estética, clínicas e centros de beleza, a utilização de produtos expirados representa também infração sanitária.

É preciso estar atento, pois todos os produtos cosméticos após aberto têm sua validade alterada, independentemente de trazer a informação do PAO no rótulo – geralmente com um ícone que representa um pote aberto, com um número e uma letra, na maior parte das vezes o “M”, indicando o número de meses em que pode ser utilizado após sua abertura. “E, é claro, nunca se deve utilizar produtos cosméticos fora da Data de Validade ou da indicação de PAO, pois, dependendo das matérias-primas presentes na formulação, dos cuidados com armazenagem e forma de uso, o produto fica sujeito a desenvolver micro-organismos patogênicos que podem causar reações adversas e serem prejudiciais à saúde, provocando desde irritação até infecção mais grave, caso a pele já tenha alguma lesão.

E no caso do produto trazer tanto a Data de Validade quanto o PAO, qual se deve seguir? Para facilitar, existe um lembrete bem simples: vale o que expirar primeiro. Se for a Validade, o produto não deve mais ser utilizado, mesmo se o PAO ainda estiver valendo. O mesmo para o PAO, se ele expirar primeiro, o produto deve ter seu uso interrompido, mesmo se a Validade ainda estiver no prazo.

Contato: Isabel Luiza Piatti (isabel@buonavita.com.br)



WordPress Video Lightbox
ENTRE EM CONTATO.
FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336