Quais são e para que servem os 7 ativos skincare mais buscados no Google em 2020

Se há um lugar em que encontramos muitas informações sobre ingredientes cosméticos ele se chama internet. Para toda inovação em moléculas que aparecem em um rótulo, é normal darmos um ‘Google’ para saber do que se trata aquele novo ativo. Abaixo, explicamos a função de 7 dos ativos skincare mais buscados no Google em 2020:

Vitamina C – Campeão nas prescrições dermatológicas, esse ativo é extremamente multifuncional. “O Ácido Ascórbico é um poderoso antioxidante, cuja aplicação tópica permite alcançar níveis que não seriam possíveis com a ingestão de frutas ou de suplementação oral. Além de frear a ação dos radicais livres, a vitamina estimula a formação de novo colágeno e ajuda a proteger a pele dos efeitos do sol, na medida em que uniformiza o tom de pele e melhora sua textura. Também é importante para diminuir as rugas. Raramente causa irritação, mas, eventualmente, pode ocorrer em peles sensíveis”, afirma a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. O produto ainda é capaz de ter ação despigmentante, ajudando a clarear manchas de pele. “Prefira as fórmulas que visam manter a estabilidade da vitamina, já que o composto é quimicamente instável, perde rapidamente suas propriedades em contato com a luz, o oxigênio e o calor”, afirma a médica. O produto pode estar formulado com outros antioxidantes como ácido ferúlico ou Superox-C, explica a farmacêutica Mika Yamaguchi, diretora científica da Biotec Dermocosméticos. “Ele é um extrato de ameixa de Kakadu australiano, a maior fonte do mundo de vitamina C, contém também grande quantidade de polifenois (como os ácidos gálico e elágico) e tem grande atuação no reforço do sistema de defesa contra o estresse oxidativo. Além disso, também aumenta a produção de colágeno, ácido hialurônico e induz o transporte de vitamina C”, afirma Mika. Segundo o farmacêutico Maurizio Pupo, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Ada Tina Italy, o ideal é investir em fórmulas que contam com tecnologia exclusiva de liberação prolongada da Vitamina C, como no caso do Pure C40 Ultra, da marca. “O Pure C 40 Ultra é um mousse ultraconcentrado formulado com Vitamina C Pura a 40%, uma das maiores concentrações da substância disponível no mercado. Dessa forma, o produto possui alta eficácia na redução de 5 tipos de rugas (profundas, periorais, na testa, entre as sobrancelhas e pés-de-galinha) e no clareamento intensivo da pele, atuando inclusive no tratamento e controle do melasma”, diz o farmacêutico.

Retinol – Segundo a dermatologista Dra. Claudia Marçal, a forma pura dessa vitamina é o retinol, que tem ações rejuvenescedoras, agindo no núcleo celular e promovendo renovação, além de estimular também a produção de colágeno novo. “Quando penetra na pele, normaliza o processo de queratinização, conferindo sensorial de uma pele lisa e macia, com redução do espessamento da epiderme e normalização da pele ressecada”, afirma a médica. No entanto, algumas pessoas podem sofrer com esse ingrediente na pele, já que ele pode causar irritação e sensibilidade. “Nesse caso, o melhor é apostar em substâncias como Lanablue, um extrato de cianofíceas endêmicas (algas azul-esverdeadas), ricas em vitamina B, aminoácidos e pigmentos específicos. Na pele, ele atua como um retinol natural sobre a diferenciação dos queratinócitos, sem causar irritação”, afirma Mika. Para estimular melhor o colágeno, aposte também em cápsulas de Exsynutriment e Bio-Arct, para complementar o trabalho renovador e melhorar a qualidade da pele.

Ácido hialurônico – Ele existe na nossa pele e é uma substância produzida naturalmente pelo organismo para manter a pele hidratada e elástica. “Com o passar dos anos ele diminui e a pele passa a ficar menos hidratada e passa a apresentar linhas (rugas) e flacidez. Dermocosméticos com ácido hialurônico são usados para hidratação da pele e melhora do turgor e viço da pele”, afirma a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff. “O ácido hialurônico pode ser comparado a uma esponja. Ele “puxa água” da derme (camada mais profunda da pele) e armazena essa água, mantendo a pele bem hidratada. Os melhores produtos anti-idade e prevenção de envelhecimento são os que contêm ácido hialurônico de baixo peso molecular. Isso porque se a molécula tiver um alto peso molecular, ela não consegue penetrar na pele. Os dermocosméticos de ácido hialurônico de baixo peso molecular penetram na derme e estimulam a produção dessa substância nessa região (há melhora de linhas finas e do viço da pele)”, afirma a médica. Um dos grandes trunfos no mercado é usar vários pesos moleculares do ácido hialurônico, para conferir hidratação camada por camada da pele. É o caso do sérum 4D, da Buona Vita, que além de quatro ácidos hialurônicos de baixo peso molecular atuando em sinergia, ainda traz Sculptessence. “Ele atua na remodelagem do contorno facial com ação de redensificação do formato do rosto pelo efeito lifting que ele proporciona”, explica Isabel Piatti, Consultora Executiva em Estética e Inovação Cosmética e conselheira do Comitê Técnico de Inovação da Buona Vita.

Ácido salicílico – Propenso a acne? O ácido salicílico deve ser o melhor amigo da sua pele. “Esse beta-hidroxiácido penetra nos poros e esfolia a pele, dissolvendo as células mortas que obstruem os poros. Uma boa indicação para quem tem acne é Acneol SR, uma composição exclusiva de ácido salicílico, zinco, silício e enxofre. Essa composição tem forte ação antiacne e seborreguladora, além de estimular a renovação celular e acelerar o processo de cicatrização da pele”, afirma Mika Yamaguchi. Depore Clean, da Ada Tina, além do ácido salicílico, traz Glicaox (ácido glicólico com zinco orgânico), em um produto sem sabão em sua fórmula. “Depore Clean age de forma suave sem ressecar a pele. Dessa forma, ele não causa efeito rebote, que é o aumento da produção de oleosidade devido ao ressecamento excessivo da pele”, afirma o farmacêutico.

Peróxido de benzoíla – Outro para aqueles que têm tendência a acne, o peróxido de benzoíla é um ingrediente antisséptico que mata as bactérias causadoras de acne que vivem na pele. Usado como um verdadeiro medicamento tópico, esse produto pode causar ressecamento, vermelhidão e descamação, portanto use sempre com recomendação médica.

Hamamélis – A oleosidade parece ser um grande problema mundial. “Esse extrato é rico em taninos, promove ação adstringente, vasoprotetora, vasoconstritora, descongestionante e controle de oleosidade”, afirma Isabel Piatti. O ativo também é anti-inflamatório e pode ser encontrado na Loção Normalizadora da Buona Vita, que restabelece o pH da pele oleosa.

Niacinamida – Mais um ativo versátil: “Conhecida como vitamina B3, previne a acne e melhora a textura da pele. Contribui ainda para a inibição da formação de sequelas da acne, pois possui propriedades relacionadas à uniformização do tom da pele, inibindo o surgimento de hipercromias, e possui ação hidratante e estimuladora de fibroblastos, inibindo o surgimento de cicatrizes hipotróficas”, afirma Isabel Piatti. Por isso, pode ser encontrada em produtos para pele oleosa e acne, como Stone Zinc, máscara de controle de oleosidade da Buona Vita. “Mas a Niacinamida, por sua vez, também promove ação despigmentante, clareadora, antioxidante e antiglicante, atuando assim na redução das manchas e dos sinais do envelhecimento”, afirma o farmacêutico Maurizio Pupo. O ingrediente está presente no lançamento clareador da Ada Tina: o sérum ultraclareador Clarivis TX, que atua em todos os mecanismos de formação das manchas para promover clareamento da pele.



WordPress Video Lightbox

    ENTRE EM CONTATO.
    FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
    AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


    comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336