Prontuários estéticos e atendimento personalizado

estéticaO atendimento personalizado e especializado, a partir de prontuários estéticos específicos para determinada alteração inestética é o caminho que todo profissional de saúde estética do século XXI precisa para atender bem o cliente, oferecendo as melhores soluções para tratamentos estéticos com resultados rápidos e eficazes.
É importante conhecer bem o cliente, pois tanto a genética, que estuda a hereditariedade, quanto a epigenética, que pesquisa a ação do meio e dos hábitos de vida sobre o indivíduo, interferem nas alterações estéticas e nos resultados dos tratamentos. E a utilização de prontuários estéticos é imprescindível, já que possibilita uma avaliação precisa para um tratamento específico.
Cada alteração estética tem suas particularidades, portanto, precisa de prontuários diferenciados, com perguntas específicas, para que se chegue à personalização dos protocolos. A realização desse mapeamento deve incluir análises objetivas e subjetivas que contemplem informações minuciosas sobre o cliente e seus hábitos de vida, histórico anterior, hábitos, patologias, tratamentos já realizados e outras variáveis que serão associadas à análise clínica da pele.
Esse direcionamento acaba exigindo também dos fornecedores/indústrias de cosméticos uma adaptação, pois o profissional deve optar por empresas especializadas que oferecem linhas completas de produtos para peles sensíveis, acne, síndrome de desarmonia corporal, nutricosméticos, peles maduras, pré e pós-operatório, entre outros, de forma transparente e profissional, com lista completa dos ativos e a concentração de cada um no rótulo, possibilitando a eles direcionar os tratamentos de forma personalizada.
E, em tempos em que predomina a tecnologia, a realização do prontuário também pode se dar por meio de softwares e aplicativos, sendo que alguns vão além e possibilitam, por exemplo, um protocolo de tratamento individual para cada cliente a partir de um mesmo conjunto de cosméticos pré-determinados. O profissional preenche o Prontuário no sistema e a indicação de tratamento sai imediatamente.
A principal vantagem é promover um tratamento mais eficaz e seguro, pois o software direciona o atendimento, levando em consideração inclusive as contraindicações, pois, se durante o preenchimento do prontuário for identificada alguma restrição, o próprio programa fará o bloqueio dos respectivos ativos e produtos que não podem ser usados. Além disso, com o software é possível a emissão de relatório personalizado com a logomarca da clínica, contrato de prestação de serviço, controle de presença e orientações para o cliente com indicação de tratamento diário home care.
E, para auxiliar os profissionais da área, o Centro e Instituto Internacional de Aprimoramento e Pesquisas Científicas – CIA-BV desenvolveu alguns modelos de prontuários: Prontuário de Avaliação Facial (PAF), Prontuário de Avaliação Corporal (PAC), Prontuário de Avaliação de Acne e Seborreia (PAS), Prontuário de Avaliação de Estrias (PE) e Prontuário de Nível de Estresse (PNE), que estão disponíveis para download no site do CIA-BV (www.ciabv.com.br).

Lembrando que eles trazem apenas uma proposta base para o atendimento e a recomendação é que sejam complementados com outras questões que os tornarão muito mais completos para uma avaliação e atendimento ainda mais precisos.

Isabel Luiza Piatti – isabel@buonavita.com.br



WordPress Video Lightbox
ENTRE EM CONTATO.
FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336