Orientações e cuidados para reabertura dos serviços de beleza durante a pandemia

Se você é um profissional da beleza, precisa ficar por dentro (e obedecer) todas as orientações abaixo. Vai preservar a sua saúde e a de seus clientes, além de demonstrar responsabilidade e profissionalismo!

1. Trabalhe como se todos estivessem infectados


Em tempos da pandemia COVID19 é importante entender que além do período de incubação do vírus, que pode variar de 4 a 14 dias, podemos conviver diariamente com
infectados assintomáticos, ou seja, que não apresentam os sintomas descritos da doença e, por isso, são potenciais disseminadores da doença.

2. Atenção aos Decretos


É imprescindível seguir o decreto de funcionamento vigente em cada região, e, caso exista divergência de informações entre os decretos municipais e estaduais, opte por seguir a orientação mais rígida e com requisitos orientados por entidades OPAS – Organização Pan Americana da Saúde, OMS – Organização Mundial de Saúde, Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Ministério da Saúde e Conselho Federal de
Química.

3. Chegada de clientes e profissionais


• Dentro do contexto da pandemia de COVID19, organize uma área de chegada para clientes e profissionais disponibilizando álcool em gel para higienização das mãos e
medidas para higienização das solas do sapato como um borrifador com álcool 70%; • Solicite que todos os clientes estejam de máscara reutilizável própria. Caso não possuam, ofereça a opção de compra no próprio estabelecimento;

• Oriente que os clientes, se possível, não levem acompanhantes ou animais de estimação;
• Divulgue que os atendimentos serão feitos exclusivamente com agendamentos para
evitar filas e espera.


4. Higienização de Superfícies e Equipamentos


• Antes de iniciar as atividades diárias e entre atendimentos, deve-se realizar a limpeza e

desinfecção química, respeitado o tipo de material, nos locais de contato do cliente, a
saber: bancadas, poltronas, cadeiras, macas e afins;
• Caracteriza-se limpeza o uso agente detergente, como água e sabão;
• Caracteriza-se desinfecção química o uso de agente desinfetante, como álcool 70% ou
solução com água sanitária; A solução de água com água sanitária deve seguir as seguintes medidas:
– Para objetos e superfícies como mesas, chaves, maçanetas e afins:
25ml de água sanitária para 1L de água.
– Para pisos, áreas externas, sanitários: 50ml de água sanitária para 1L
de água.
• Usar papel toalha descartável para limpeza e desinfeção;
• Dar preferência à ventilação natural, com portas e janelas abertas. Caso o decreto
vigente em sua região permita o uso de ventilação artificial, como o uso de ar
condicionado, investir na limpeza frequente de filtros;
• Retirar tapetes mantendo uma decoração mais minimalista para facilitar o processo de
higienização;
• Optar, sempre que possível, por deixar portas internas abertas entre setores para ajudar
na circulação e evitar o toque em puxadores e maçanetas;
• Aumentar a frequência da higienização do chão utilizando solução adequada de água
com água sanitária ou outro respeitando o tipo do revestimento do piso;
• Distribuir álcool em gel em todos os setores, todas as bancadas de atendimento,
recepção, banheiros, copas e afins;
• Em banheiros, para enxugar as mãos, usar toalhas de papel;
• Aumentar a frequência de higienização de puxadores, maçanetas, interruptores,
corrimões e espelhos utilizando solução adequada água com água sanitária;
• Manter frequência de higienização de canetas e outros materiais de escritório, teclado,
mouse, monitor e telefones;
• Higienizar a maquineta do cartão após cada uso, permitindo que o cliente manuseie seu
cartão, e disponibilizar álcool em gel em cada estação de pagamento;
• Pagamentos em espécie pedem atenção redobrada para a higienização das mãos.


5. Destinação adequada do lixo


Durante a pandemia de COVID19, devido ao risco da presença de agente biológico,
todos os EPIs e papéis toalha usados para higienização de superfícies devem ser
destinados de acordo com as normas da vigilância sanitária local.
• É importante removê-lo diariamente ou tantas vezes quanto forem necessárias durante o
dia;
• Distribuir lixeiras dentro das normas da vigilância sanitária local em todos os setores
para evitar o transporte do lixo possivelmente contaminado pelo estabelecimento;
• Quando removido dos setores, o lixo deve ser armazenado ensacados em recipientes
apropriados com tampa;
• O profissional responsável pelo recolhimento deve estar paramentado com luvas e
máscara reutilizável.


6. Orientações para o cliente


• Durante o agendamento, nesse período de pandemia, realizar pesquisa em caráter
informativo, questionando se o cliente apresenta sintomas relacionados à COVID19, se
viajou recentemente ou se pertence a algum grupo de risco;
• Solicitar que o cliente use máscara própria ou fornecer assim que entrar no
estabelecimento;
• Indicar locais para lavagem de mãos e uso do álcool em gel distribuído nas bancadas;
• Orientar que o cliente higienize o celular e que evite ao máximo o uso, durante a
permanência no estabelecimento.


7. Medidas para evitar aglomerações e contaminação cruzada


• Em tempos de pandemia orienta-se organizar escala de trabalho, prevendo evitar
aglomerações, de acordo com a quantidade de pessoas permitida em um mesmo
ambiente estabelecida no decreto da sua região;
• Definir a escala de retorna da equipe respeitando as orientações da OMS quanto ao
pertencimento aos grupos de risco;
• Realizar atendimento mais exclusivo, estabelecer distância mínima de 2m entre as
estações de atendimento;
• Não permitir a realização de serviços simultâneos no mesmo cliente. Exceto quando
respeitar a distância mínima orientada entre os profissionais e o cliente.


8. Orientações para profissionais de beleza


Profissionais de beleza que precisam estar cientes de sua responsabilidade em
minimizar a disseminação do coronavírus durante o atendimento, respeitando os
protocolos recebidos.
• Lavagem das mãos entre cada atendimento e andar com álcool gel próprio;
• Uso de máscara reutilizável para todos e combinação de máscara reutilizável e face
shield para procedimentos mais detalhados como: maquiagem, barba, depilação,
estética;
• Máscara reutilizável deve ser trocada a cada 2h ou se estiver úmida antes desse
período;
• A máscara face shield deve ser higienizada a cada troca de cliente;
• Orientação para uso de farda branca que seja lavada diariamente, que permita o uso de
água sanitária; uso de jaleco de tnt descartável trocado a cada cliente quando o serviço
realizado necessite contato físico como massagem;
• Uso de cabelo preso ou touca descartável e unhas cortadas;
• Manter bancadas o mais livre possível, deixando sobre elas apenas instrumentos e
produtos usados durante o atendimento;
• Procedimentos realizados com luvas não substituem a lavagem e higienização das
mãos;
• Proibido o compartilhamento de itens pessoais, como maquiagem, vasilhas, talheres e
celular;
• Quanto ao adornos pessoais, permitido uso de brincos pequenos. Retirar anéis, brincos,
pulseiras, gargantilhas, relógios, colares;
• Orientar higienização dos celulares e que evitem ao máximo o uso durante a
permanência no estabelecimento;
• Dar preferência ao uso de produtos que não produzam aerossóis, como spray
secante/fixador, finalizadores com pulverizador e afins;
• Ter atenção durante o uso do secador de cabelo, posicionando o bico no sentido raiz
em direção as pontas. Desta forma, diminuímos o direcionamento do vento sempre de
baixo para cima mitigando a possível propagação de partículas;
• Verificar diariamente a temperatura corporal dos profissionais.

9. Comunicação


• Realizar treinamento com a equipe sobre as medidas preventivas e conscientizar quanto
a importância do cumprimento dessas ações;
• Criar lembretes para equipe e clientes sensibilizando sobre a importância da lavagem
das mãos, do uso de álcool gel, do não compartilhamento de objetos pessoais (inclusive
celular), da higiene respiratória e etiqueta de tosse;
• Distribuir por todo estabelecimento as medidas preventivas tomadas pela empresa através de cartazes em displays, aparelhos de tv ou sistema interno de som.


10. Detalhamento em cada área/modelo de negócio

Durante a pandemia mundial de COVID19 é necessário ter atenção aos detalhes em cada atendimento.
• Sala de Esterilização: revisar os processos de esterilização, principalmente durante a
lavagem de materiais de acordo com orientações da vigilância sanitária.
• Barbearia: lavar cabelos e orelhas dos clientes antes de iniciar o corte para minimizar a
possibilidade de contaminação; possuir número maior de instrumentos, como pentes da
máquina de corte, levando em consideração à quantidade de clientes atendidos; usar
máscara reutilizável e face shield para serviços mais detalhados, como barba.
• Esmalteria: diminuir a quantidade de esmaltes expostos; usar luvas; higienizar a cada
cliente, a poltrona, cirandinha ou mesa de atendimento.
• Estética/Depilação: usar luvas, máscara reutilizável e face shield; separar os produtos
que serão utilizados em cada atendimento, mantendo a bancada sempre livre; usar de papel toalha descartável sobre a maca.
• Maquiagem: máscara reutilizável e face shield; higienizar o rosto do cliente; possuir número maior de pincéis, levando em consideração à quantidade de clientes atendidos, permitindo um kit de pincéis para cada cliente; fracionar os produtos para cada atendimento, evitando levar o pincel possivelmente contaminado ao produto; higienizar pincéis deixando-os de molho por 15min em solução de clorexidina a 2%, seguindo a
diluição de 100ml de clorexidina para 1L de água.
• Cabelos: lavar cabelos e orelhas dos clientes antes de iniciar serviços como corte e escova para minimizar a possibilidade de contaminação; não compartilhar instrumentos como bobs, presilhas, pentes e escovas; não reutilizar papéis ou mantas para descoloração; manter na bancada apenas instrumentos e produtos usados durante o
atendimento; utilizar capas descartáveis ou de tecido desde que sejam higienizadas de forma adequada e não reutilizadas entre clientes; para higienizar bobs, presilhas, pentes
e escovas, antes de seguir o protocolo orientado pela vigilância sanitária da sua região, coloque-os de molho por 15min em solução adequada de água com água sanitária a 2% ou 2,5% ou em em solução de clorexidina a 2%, seguindo a diluição de 100ml de clorexidina para 1L de água.
• Copa: organizar escala para horários de almoço e lanches, evitando aglomerações; sugerir que não consumam refeições via delivery; distribuir cartazes para sensibilizar profissionais sobre a importância da higienização de equipamentos de uso comum como microondas, geladeira, fogão, mesas, cadeiras e interfones.

Referencial Bibliográfico


(extraído em 22/04/2020)
BRASIL. Ministério da Saúde. Protocolos – https://coronavirus.saude.gov.br/profissionalgestor#protocolos
BRASIL. Ministério da Saúde. Como Se Proteger –
https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#como-se-proteger
BRASIL. Fundação Oswaldo Cruz. Plano de Contingência da Fiocruz –
https://portal.fiocruz.br/documento/plano-de-contingencia-da-fiocruz-para-pandemiade-covid-19-versao-13
BRASIL. Anvisa. Orientações Gerais –
http://portal.anvisa.gov.br/documents/219201/4340788/NT+M%C3%A1scaras.pdf/bf43
0184-8550-42cb-a975-1d5e1c5a10f7
BRASIL. Anvisa. RDC Nº 222/2018 –
http://portal.anvisa.gov.br/documents/33852/271855/RDC+222+de+Mar%C3%A7o+de+
2018+COMENTADA/edd85795-17a2-4e1e-99ac-df6bad1e00ce
BRASIL. Anvisa. Plano de Contingência –
http://portal.anvisa.gov.br/documents/219201/5777769/Plano+de+Conting%C3%AAnci
a+GRC/ed86f520-92ee-4410-a2ff-e3d98f82a113
BRASIL. Conselho Federal de Química – http://cfq.org.br/noticia/solucao-diluida-deagua-sanitaria-e-alternativa-na-falta-de-alcool-gel-ou-mesmo-de-agua-e-sabao/
BRASIL. Organização Mundial da Saúde. Medias Básicas de Proteção –
https://www.who.int/es/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-public
As orientações contidas neste documento valem durante a PANDEMIA COVID19 e
estão sendo co-criadas por:
Sebrae Nacional: Coordenador
Sebrae UFs/ Grupo de Gestores de Beleza: Revisão de conteúdo e aprovação
Hairsize: Conteudista técnico
ABIHPEC Associação Brasileira da Industria de Higiene Pessoal, Perfumaria e
Cosméticos: Revisão de conteúdo e aprovação
ABSB Associação Brasileira de Salões de Beleza: Revisão de conteúdo e aprovação
PRÓ-BELEZA Associação Nacional de Profissionais de Beleza: Revisão de
conteúdo, consultoria médica e aprovação
Entidades apoiadoras:
Intercoiffure;
HCF Haute Coiffure Française;
Beleza Patronal SP; Sibecesc – Sindicato dos institutos de beleza cabeleireiros e
esteticistas do estado de Santa Catarina; Sindicato dos Salões de Barbeiros,
Cabeleireiros, Institutos de Beleza e Similares no Estado do do Rio Grande do Sul;
Sindibeleza Goiás. Sindicato dos proprietários de barbearias e institutos de Beleza do
estado de Goiás; SinBeleza Pernambuco; Sindicato dos salões de Barbeiros,
Cabeleireiros instituto de beleza e Similares de Belo Horizonte; Sindicato dos
proprietários de salões de Barbeiros Cabeleireiros e Esteticistas Autônomos e Institutos
de Beleza para senhoras e similares afins de Mato Grosso do Sul; SINTERBEL –
Sindicato Intermunicipal da Classe Econômica e Similares do Setor Beleza de Juiz de
Fora e Região/MG; SimBeleza – Distrito Federal; SindBeleza – Sindicato dos Institutos de
Beleza e Cabeleireiros de Rio Branco; Sindicabes dos Vales; SINDIBEL-CE; Sindicab;
Sindsalão – Sindicato dos salões de barbeiros e de cabeleireiros institutos de beleza e
similares de Contagem e região; SINDSALÃO – Sindicato dos Saloes de Barbeiros e de
Cabeleireiros, Instituto de Beleza e Similares de Contagem e Região; SIBECESC –
Sindicato dos Institutos de Beleza, Cabeleireiros e Esteticistas do Estado de Santa
Catarina; SINCA RS; SINDIBEL – CE; SINTERBEL – Sindicato Intermunicipal da Classe
Econômica do Setor de Beleza e Similares de Juíz de Fora e Região/ MG; Beleza
Sindical Campinas; AEB/RN – Associação das Empresas de Beleza do RN; Sinbel RJ;
SEMPRIBEL RJ.

Empresas apoiadoras:


HM em Revista (Organizadora dos apoios empresariais)
Alfaparf; Aneethun; Avanti; Avec; Beauty Fair; Beleza Pro Business; Braé; Canal BBN;
Cless; Consult Mkt & Comunicação; De Sírius; Graces; Hair Brasil; Ikesaki; Itallian
Hairtech; LOréal; Lowell; Maxiline; Raiz Latina; Rede Beauty Brasil; Rovella & Schultz
Boutique Press Interactive; Trinks; Wella; Yellow.



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