O poder das massagens contra o inchaço corporal

massagemQual mulher não sente que tem dias que está mais inchada? Além da famosa TPM, há outros fatores que podem causar a retenção de líquidos, e consequentemente o inchaço. Por isso, a fisioterapeuta dermato-funcional Andrea Torres, do W Spa, tira dúvidas sobre o tema e explica o poder de três massagens: drenagem linfática, modeladora e detox drenante:

1) Que sinais podem indicar que o corpo está inchado?

Os sinais mais comuns são quando percebe-se que pernas, pés, mãos estão aumentados de tamanho. Os pés ao usar um calçado deixam marca na pele, os anéis incomodam ficando com marcas nos dedos. Aparecem dores nas articulações e peso nas pernas. A quantidade de celulite também fica mais intensa.

2) Que fatores causam o inchaço?
O excesso de sal é uma das principais causa de inchaço, o consumo de alimentos muito salgado retém líquido, a pílula anticoncepcional, falta de exercícios físicos, pouca ingestão de água e em alguns casos roupas muito apertadas também pode ser um agravante.

3) O que colabora para a retenção de líquidos?
A falta de exercício físico, o sedentarismo colabora para retenção. A atividade física estimula a circulação sanguínea, massageia os gânglios linfáticos, assim, consequentemente ativa a circulação linfática. Beber pouca água, urina-se menos acumulando ainda mais as toxinas no corpo. O consumo de água pura (não só de líquidos de maneira geral, mas a água in natura) é fundamental para a limpeza do organismo.

4) De que forma a drenagem linfática colabora para a diminuição do inchaço no corpo?  
A circulação linfática não possui pulso próprio assim como a circulação sanguínea, por isso para que as linfas sigam seu percurso normal, elas precisam de auxilio que se dá pelo reflexo do pulso sanguíneo e também pela movimentação corporal/muscular. A massagem de drenagem linfática carreará todo o líquido estagnado (linfa) no corpo em direção aos gânglios o que ativará o sistema linfático. As são manobras lentas e direcionadas aos linfonodos (os filtros deste sistema). A técnica se inicia bombeando os linfonodos do pescoço, supra clavicular, axilar, a cisterna do quilo, inguinal, fossa poplitea e tornozelo, em seguida são feitas as manobras de forma suave e lenta em direção aos linfonodos. Para ajudar ainda mais este sistema podemos bombear antes, durante e depois.

5) E a massagem modeladora?
A massagem modeladora tem um objetivo diferente ao da drenagem. Nesta técnica os movimentos são mais profundos, fortes e rítmicos, deixando a área bem hiperemiada, focando as partes com mais gordura localizada.. A massagem não drena, ela ativa a circulação sanguínea que em paralelo a linfática é sutilmente beneficiada. A estagnação da circulação sanguínea é o que em muitos casos causa o acumulo de gordura, por isso essa massagem tem o potencial de modelar.

6) Como funciona a massagem detox drenante?
A mídia em torno da beleza é muito forte e isso estimula aparecer tratamentos realmente novos mas também surgem coisas que são apenas variações sob o mesmo tema. Detox Drenante não é uma técnica específica que segue um padrão, senso assim, possivelmente deve ser uma mistura das duas terapias (massagem modeladora e drenagem linfática), cada uma tem um objetivo diferente, já detalhado a cima, a maneira de uni-las fica a critério da clínica, spa, terapeuta ou fisioterapeuta.

7) Que outros hábitos devem se aliar às massagens?
Beber água é fundamental, além de chás diuréticos e desintoxicantes, sob orientação médica. Associar boa alimentação a pouco sal e atividade física contribui para que o inchaço fique longe!



WordPress Video Lightbox

    ENTRE EM CONTATO.
    FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
    AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


    comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336