O momento ideal para assumir de vez os cabelos grisalhos; saiba como

Muita gente que passou anos visitando o salão de beleza e apostando em tinturas para cobrir os tão temidos cabelos grisalhos estão tendo que encarar o aparecimento dos fios brancos. É claro que existe a opção de aplicar pigmentos em casa para cobrir os fios. Mas por que não aproveitar esse momento para assumir de vez os cabelos grisalhos? Se você gostou da ideia, o primeiro passo para alcançar esse objetivo é entender que os cabelos brancos são um processo natural do envelhecimento e vão surgir em todos nós mais cedo ou mais tarde. “Conforme envelhecemos, os melanócitos, células presentes nos folículos capilares que são responsáveis por produzir o pigmento que dá cor aos fios, vão perdendo sua função e, consequentemente, diminuem a produção de melanina. Então, quando os melanócitos param de funcionar completamente, surgem os primeiros cabelos grisalhos”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

De acordo com a dermatologista e tricologista Dra. Kédima Nassif, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Associação Brasileira de Restauração Capilar, esse fenômeno ocorre, geralmente, entre 35 e 45 anos de idade por fatores genéticos e, logo, não pode ser revertido. Dessa forma, para quem quer se ver livre dos fios brancos após seu surgimento, a alternativa é recorrer às tinturas e tonalizantes ou então aos produtos de camuflagem instantânea”, afirma a tricologista. Porém, se você ainda não quer assumir os fios brancos, evite arrancá-los. “A crença popular que diz que arrancar cabelos grisalhos faz com que múltiplos fios brancos nasçam no lugar é um mito. Mas o hábito pode levar a uma inflamação da raiz do cabelo, causando danos ao folículo e o afinamento do fio, além de falhas no local”, alerta a Dra. Paola Pomerantzeff.

Então, no final das contas, vale realmente a pena aproveitar a quarentena para parar de vez de lutar contra o surgimento dos fios brancos. Mas, caso você opte por isso, é importante ter em mente que os cabelos grisalhos necessitam de cuidados redobrados para permanecerem bonitos e saudáveis. “Assim como as células da nossa pele, as células da raiz do cabelo também envelhecem, gerando um fio de cabelo mais desidratado, fino e sem brilho. Além disso, com o envelhecimento, a deposição de queratina é alterada, gerando um cabelo cuja espessura é irregular, o que confere um aspecto áspero e contorcido à fibra”, afirma a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia. “Por isso, ao notar o surgimento dos cabelos brancos, invista no uso de produtos que oferecem proteção UV aos fios, já que os cabelos grisalhos são mais suscetíveis à radiação solar e a ação dos radicais livres. A hidratação com produtos específicos para cabelos brancos formulados com ativos de alta ação hidratante e antioxidante também é fundamental para evitar o ressecamento”, aconselha a dermatologista. 

Porém, caso você perceba durante a quarentena que os fios brancos estão surgindo antes do que deveriam, é importante que você consulte um médico, mesmo que por telemedicina. Isso porque a genética não é o único fator que contribui para o aparecimento dos fios brancos. Certas medicações e doenças podem contribuir para que os cabelos grisalhos apareçam antes da hora, como deficiência de Vitamina B12, anemia e desordens da tireoide. “O estresse, que está atingindo a muitos durante esse período de isolamento social, também pode provocar o surgimento precoce dos fios brancos, pois, em situações de estresse contínuo, o organismo libera mensageiros pró-inflamatórios que pioram o processo de estresse oxidativo e aceleram o envelhecimento dos fios”, destaca a Dra. Claudia Marçal. Nesses casos, os cabelos brancos podem ser revertidos. Por isso, a consulta com o médico se faz necessária, já que apenas ele poderá realizar uma avaliação e identificar a causa do embranquecimento dos fios, indicando, em seguida, o melhor tratamento para cada caso. “Por fim, lembre-se que não há vergonha em assumir os fios brancos, afinal, o envelhecimento é um processo natural que acontecerá com todos nós. Além disso, com a grande variedade de produtos e tratamentos que existem hoje, é perfeitamente possível que os cabelos grisalhos cresçam saudáveis, bonitos e brilhosos”, finaliza a Dra. Kédima Nassif.



WordPress Video Lightbox
ENTRE EM CONTATO.
FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336