O jeito certo de fazer a transição perfeita na rotina skincare para o verão

Com o fim da temporada de inverno e o começo do calor, é hora de olhar para nossa rotina skincare e notar algo interessante: o que está indo bem até então não necessariamente continuará fazendo efeito agora. Isso por que a pele, no inverno, fica naturalmente mais seca por conta do frio, baixa umidade e ventos constantes. “É nessa hora que temos que adequar os produtos do nécessaire, procurando por trocas espertas que privilegiem a pele em cada estação. Com o calor, devemos pausar o uso de ácidos fotossensíveis e adicionar na rotina os antioxidantes”, afirma a farmacêutica Mika Yamaguchi, diretora científica da Biotec Dermocosméticos.

“Nas estações mais frias, a hidratação facial deve ser priorizada com produtos em veículos mais ricos, em cremes e óleos de preferência, que combatam a desidratação. Já durante as temporadas de calor, sobretudo pela ação danosa da radiação na pele, a hidratação facial deve priorizar produtos com veículo mais fluido na forma de gel, loção aquosa ou sérum, ricos em anti-inflamatórios, antioxidantes e calmantes”, afirma a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Abaixo, as principais dicas para uma transição perfeita no skincare:

*Aposte nos antioxidantes

Segundo Mika, os produtos faciais de verão têm em sua composição antioxidantes poderosos, como a Vitamina C, que ajuda a combater as manchas e não é fotossensível. Além dela, podem ser usados outros ativos como Vitamina E, Alistin, Resveratrol, OTZ 10, Exo-P, que ajudam a potencializar a ação de fotoproteção. “O ácido ferúlico também pode ser usado. Ele é um poderoso antioxidante, capaz de inibir a formação de melanina, além de neutralizar os radicais livres gerados pelo sol, poluição ambiental, cigarros e estresse”, afirma Isabel Piatti, especialista em Estética e Cosmetologia, conselheira do Comitê Técnico de Inovação da Buona Vita, que tem em sua gama de produtos o sérum Antiox, que traz composição 97,7% ativa em sinergia, sendo 20% de Vitamina C vetorizada em um produto para tratamento intensivo da pele e proteção contra o estresse oxidativo diário.

*Fotoprotetores para pele que fica com mais brilho

Se sua pele for muito oleosa, aposte em fotoprotetores em textura de gel, com ação antiolesidade e secagem rápida. Essa mudança é importante, já que no inverno os filtros solares com ação hidratante são mais requisitados, mas no verão, com o calor estimulando a oleosidade, é melhor investir em um produto com secagem mais rápida. Uma opção é o Normalize Matte Intense FPS 50, desenvolvido pela Ada Tina Italy. “O Normalize Matte Intense FPS 50 é um protetor solar facial especificamente formulado para peles oleosas e acneicas, sendo assim capaz de controlar intensamente a oleosidade e a umidade da pele, reduzir o brilho, garantir toque extrasseco e manter a pele protegida contra a radiação solar por até 12 horas”, afirma o farmacêutico Maurizio Pupo, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Ada Tina Italy.

*Lembre dos hidratantes corporais

Os produtos corporais de inverno contam com extratos como camomila, aloe vera, edelweiss, malva, nicotinamida, Vitamina E, Vitamina B5, calamina, aveia coloidal, entre outros que agem na hidratação da pele, mas também promovem a recuperação da pele logo após a exposição solar. “Alguns ativos hidratantes à base de ácido hialurônico e silício como Hyaxel, vitaminas e óleos terapêuticos de reparo como de óleo de argan, calêndula, girassol, orquídea e lavanda são indicados para melhorar a hidratação evitando que a pele fique ressecada e descame, também promovendo o reparo e regeneração epidermal”, afirma a dermatologista.

Mude os ácidos

Os ácidos fotossensíveis não são prescritos no verão, de maneira geral. “Os retinoides normalmente prescritos durante o inverno deixam a pele mais fina, mais avermelhada e muito mais susceptível aos agressores ambientais — o que significa: mormaço, calor, luz visível e especialmente o sol”, afirma a Dra. Claudia. Por isso, outros ácidos podem ser usados, como o tranexâmico (clareador), ferúlico (antioxidante e anti-idade), hialurônico (alta propriedade hidratante), kójico (clareador), maslínico (regenerador e hidratante), azelaico (antioleosidade) e ascórbico (Vitamina C).

            Mas não esqueça: a rotina skincare deve seguir os passos de limpeza, tonificação, hidratação e fotoproteção. “E os fotoprotetores devem ser aplicados diariamente e reaplicados a cada duas horas, para manter a pele protegida”, finaliza a médica.



WordPress Video Lightbox

    ENTRE EM CONTATO.
    FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
    AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


    comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336