L’ORÉAL é a 1ª empresa de cosméticos a receber certificado internacional de igualdade de gênero no Brasil

A L’Oréal Brasil é a primeira empresa do setor de beleza brasileiro, e a segunda no país, a ser certificada pela EDGE (Economic Dividends for Gender Equality), instituição que, em 2011, durante o Fórum Econômico Mundial, lançou uma metodologia de avaliação e norma de certificação global em igualdade de gênero, considerada a principal para o mundo dos negócios atualmente.
A certificação é um reconhecimento que vai ao encontro do compromisso da L´Oréal em promover a igualdade de gênero no local de trabalho. Há uma década, o Grupo vem trabalhando para o estabelecimento de uma estratégia global de Diversidade. Em 2014, a L’Oréal Brasil criou uma área específica, reconhecendo a importância e relevância do tema para o país. “O talento e a criatividade afloram na diversidade brasileira. Ao receber o certificado EDGE, reconhecemos e incluímos esta diversidade como um valor fundamental para o crescimento sustentável da L’Oréal Brasil e este é um motivo de muito orgulho para todos nós” afirma Fábio Rosé – Diretor de RH da L’Oréal Brasil
Graças às políticas e à atenção dedicada ao tema, a companhia detém um quadro funcional equilibrado no Brasil, formado por 55% de mulheres e 45% de homens. Em relação a cargos de diretoria, esse número é de 42%.
“A diversidade é um valor fundamental para a L’Oréal. Partindo da grande diversidade de pessoas que compõem as equipes até os produtos desenvolvidos, a diversidade tem sido sempre uma prioridade. Nosso foco de trabalho são questões como gênero, inclusão de pessoas com deficiência e origem social e étnica.”, afirma Letícia Novak, responsável pelo programa de Diversidade na L’Oréal Brasil.
Entre as iniciativas criadas para igualdade de gêneros destacam-se workshops de sensibilização realizados com centenas de colaboradores, participação e patrocínio de fóruns que discutem o tema como o “25º Global Summit of Women”, realizado pela primeira vez no Brasil, em maio desse ano.
O início do processo de certificação foi em setembro de 2014, com uma pesquisa, anônima e aberta a todos os funcionários, sobre como a diversidade é vista na companhia em aspectos como: recrutamento e promoção de seus colaboradores, treinamento de liderança e orientação de gestores; jornada de trabalho flexível, além do quesito salarial e cultura organizacional. Após essa etapa, recebemos a visita de auditores externos para a revisão dos dados coletados durante a pesquisa além das políticas e práticas de gênero e força de trabalho dos 3 mil colaboradores brasileiros.

Desde o seu lançamento, em 2011, mais de 100 empresas em 30 países utilizam o processo de avaliação e certificação EDGE para criar um ambiente de trabalho ideal e equilibrado entre homens e mulheres. A metodologia e os padrões adotados possibilitam que a empresa avalie o seu desempenho no âmbito nacional e global.
“O Grupo L’Oréal é o precursor da indústria de beleza e cosméticos a receber a certificação EDGE. Ao ser certificada, a L’Oréal Brasil serve como modelo de transparência e está mostrando seu comprometimento com a equidade de gêneros no local de trabalho para consumidores, investidores e parceiros”, disse Maria Oldin, Diretora de Gerenciamento do EDGE. “A grande participação dos colaboradores da L’Oréal Brasl refletem o resultado positivo da companhia na avaliação para a certificação do EDGE”.
Além da filial brasileira, o Grupo L’Oréal já recebeu a certificação para suas operações nos Estados Unidos, no Canadá, na Rússia e na Índia.
Conheça a política de Diversidade da L´Oréal aqui: http://goo.gl/sRfavr
Sobre a L’Oréal
A L’Oréal tem se dedicado à beleza há mais de 105 anos. Com seu portfólio internacional único de 32 marcas diversificadas e complementares, o Grupo gerou vendas que totalizaram 22,5 bilhões de euros em 2014 e emprega 78.600 pessoas no mundo. Como empresa líder em beleza no mundo, a L’Oréal está presente em todas as redes de distribuição: mercado de massas, lojas de departamento, farmácias e drogarias, salões de cabeleireiros, lojas de aeroportos e lojas de marca.
A pesquisa e a inovação — e uma equipe de pesquisa com 3.700 pessoas dedicadas —, estão no centro da estratégia da L’Oréal, trabalhando para atender às aspirações de beleza no mundo inteiro e para atrair um bilhão novos consumidores nos próximos anos. O novo compromisso de sustentabilidade da L’Oréal para 2020 “Compartilhando a Beleza com Todos (“Sharing Beauty With All”) estabelece objetivos ambiciosos de desenvolvimento sustentável em toda a cadeia de valor do Grupo.
www.loreal.com.br
Sobre EDGE:
EDGE é a principal metodologia de avaliação e norma de certificação global em igualdade de gênero para o mundo dos negócios. A metodologia de avaliação EDGE foi desenvolvida pela Fundação de Certificados EDGE e lançada no Fórum Econômico Mundial, em 2011. A certificação EDGE foi concebida para ajudar as empresas a não somente criar um ambiente de trabalho ideal para mulheres e homens, mas também beneficiar-se dele. EDGE significa dividendos econômicos para a Igualdade de Gênero e é distinguido pelo seu rigor e foco em impactos para o negócio. A metodologia utiliza uma abordagem voltada para o negócio, ao invés de um enfoque somente teórico, incorporando benchmarking, métricas e prestação de contas no processo. Ela avalia políticas, práticas e dados em cinco diferentes áreas de análise: salário igual para trabalho equivalente, recrutamento e promoção, treinamento e desenvolvimento de liderança, flexibilidade de trabalho e cultura empresarial. O Certificado EDGE recebeu o aval de empresas, governos e líderes acadêmicos ao redor do mundo.



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