Inverno requer cuidados extras com a saúde visual

saúde dos olhosCom a chegada do inverno, as pessoas costumam tomar alguns cuidados com a saúde da pele relacionados principalmente à hidratação e proteção contra as baixas temperaturas. Poucos se lembram, no entanto, de que os olhos merecem atenção redobrada nessa época do ano.

No período do frio, há uma maior propensão de as pessoas se concentrarem em locais fechados, com aquecimento. “Em ambientes com essas condições, a chance de proliferação de micro-organismos, que podem causar doenças oculares cresce”, alerta a Dra. Marcia Beatriz Tartarella, médica oftalmologista e diretora da Sociedade de Oftalmologia Pediátrica Latino-América, em conjunto com a Transitions Optical, líder mundial na produção de lentes fotossensíveis.

Um dos problemas mais comuns é a conjuntivite, cujos primeiros sinais são olhos vermelhos, ardor e secreção. “Sempre que sentir quaisquer sintomas nos olhos, é fundamental buscar uma orientação médica, porque somente o especialista poderá identificar se o tipo da conjuntivite é viral ou bacteriana para indicação do tratamento mais adequado”, afirma a Dra. Marcia.

Outro desconforto bastante comum nessa época é a síndrome do olho seco em decorrência do da baixa umidade, que tende a predominar durante os meses de inverno. Portanto, assim que sentir ardor, vermelhidão e sensibilidade à luz sem secreção, sobretudo, em ambiente com aquecimento ou no escritório – por causa da exposição prolongada ao computador –, é importante utilizar colírios lubrificantes, sob supervisão médica.

Radiação solar intensa, mesmo no inverno
A incidência da radiação solar existe até nos dias mais nublados de inverno, assim como durante o uso de equipamentos, como smartphones, tabletes e computadores. Portanto, a proteção visual deve ocorrer também nesta estação. “A quem usa óculos de grau, uma boa opção é escolher lentes fotossensíveis porque protegem totalmente contra os raios UVA/UVB e promovem uma adaptabilidade ao nível da luminosidade do ambiente, oferecendo um conforto visual maior”, aconselha a médica. “A radiação ultravioleta ocasiona o endurecimento do cristalino levando à catarata, além disso, seus efeitos nocivos podem conduzir à degeneração da retina no decorrer do tempo”, explica Dra. Marcia.

Dicas para saúde ocular no inverno
1. Piscar os olhos mais vezes no uso de computador, tablets e smartphones
2. Manter os olhos hidratados com colírios lubrificantes
3. Não levar a mão aos olhos
4. Evitar coçar os olhos
5. Usar lentes de óculos com proteção aos raios UVA e UVB
6. Manter uso de óculos de sol mesmo em dias nublados

Fonte:
Prof. Dra. Marcia Beatriz Tartarella
Médica Oftalmologista com Doutorado e Mestrado pela UNIFESP
Graduação, Residência e Pós graduação pela UNIFESP
Membro da Diretoria da SOPLA – Sociedade de Oftalmologia Pediátrica da Latino América
Especialista em Catarata Congênita e Oftalmopediatria pela UNIFESP



WordPress Video Lightbox

    ENTRE EM CONTATO.
    FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
    AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


    comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336