Fonoaudiologia estética facial pode prevenir e atenuar rugas e flacidez

Os movimentos que fazemos ao falar, mastigar, sorrir, quando repetidos muitas vezes, ficam marcados na face. Não é à toa que as rugas são chamadas de “marcas de expressão”. Maus hábitos interferem diretamente no aparecimento dessas marcas, mas podem ser evitados. Além disso, é possível atenuar as rugas e desacelerar o envelhecimento e a flacidez com exercícios específicos.
“Os músculos da face precisam ser exercitados. Se não for estimulada, a musculatura fica flácida, assim como acontece com o corpo”, explica a fonoaudióloga Valesca Resende. O tratamento de Fonoaudiologia Estética Facial não só corrige as posturas inadequadas, como previne e atenua as rugas já existentes. Um conjunto de técnicas que combina exercícios, alongamento, drenagem, crioterapia, entre outras, são aplicadas de acordo com a avaliação e indicação de paciente. O tratamento deve ser sempre acompanhado por um fonoaudiólogo.
De acordo com Valesca, especialista em motricidade orofacial, muitos podem ser os fatores responsáveis pelas marcas, como a contração exagerada dos músculos, alterações no padrão mastigatório, na fala, na respiração e também pelo processo natural de envelhecimento. O paciente recebe orientação para trabalhar a musculatura da maneira correta e a pratica exercícios para tonifica-la, contribuindo para uma aparência mais jovem.
Além da questão estética, a técnica proporciona a adequação das funções orofaciais. O posicionamento incorreto da língua, por exemplo, pode acentuar a papada. A mastigação unilateral provoca assimetria. “Assim como cuidamos do corpo, com atividades físicas, o rosto também deve ser exercitado. Com a idade, a flacidez chega para todos os músculos, sem distinção. Manter a face saudável é importante e deveria ser um hábito de todos”, finaliza a especialista.

Como funciona o tratamento
A técnica baseia-se em uma minuciosa avaliação das funções orofaciais do paciente, a fim de detectar hábitos e posturas inadequadas que estejam contribuindo para o envelhecimento. “Muitas vezes, as pessoas não percebem as falhas nos processos motores, muito menos que elas podem causar uma alteração estética”, esclarece Valesca.
A partir de então, a fonoaudióloga ensina algumas séries de exercícios que o paciente pratica no consultório e em casa, diariamente. Além do fortalecimento da musculatura, outras técnicas são trabalhadas para a saúde da face, como crioterapia, massagens, alongamentos e drenagem linfática. “Hoje, o paciente procura formas alternativas para o rejuvenescimento, mais voltadas para o bem-estar, sem a necessidade de mudanças radicais, preservando a harmonia da face”, enfatiza.
A Fonoaudiologia Estética Facial é recomendada para pessoas a partir dos 25 anos, homens e mulheres, que desejam prevenir ou diminuir os efeitos do envelhecimento. Não há um limite máximo de idade, e o tempo de tratamento varia de acordo com a necessidade de cada pessoa.

 

Fonte: Valesca Resende é fonoaudióloga e mestre em Saúde pela UNIFENAS (MG), especializada em Alterações Sensório-Motoras (USP-SP) e em Motricidade Orofacial (CEFAC-MG), com aperfeiçoamento em Dermato-Funcional (IMAM-MG). Foi pioneira no desenvolvimento da fonoaudiologia estética facial, tratamento que consiste na avaliação das funções orofaciais do paciente, a fim de detectar hábitos e posturas inadequadas que contribuam para o envelhecimento facial. A harmonia e a saúde da face estão relacionadas a funções fundamentais do organismo, como respiração, mastigação, deglutição, fala e sucção. As técnicas da fonoaudiologia estética facial trazem como resultado, tanto a atenuação de rugas, como a prevenção do envelhecimento.



WordPress Video Lightbox

    ENTRE EM CONTATO.
    FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
    AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


    comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336