Endocrinologistas alertam sobre o perigo do uso de hormônios para fins estéticos

Pessoas que usam hormônios para fins estéticos (ganho de massa muscular), tais como o chamado ‘chip da beleza’, devem ficam alertas: boa parte deles não tem patente e nem aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). “Tais medicamentos possuem componentes desconhecidos aos pacientes e os efeitos colaterais podem ser difíceis de ser tratados”, alerta Dra. Dolores Pardini, médica da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP) e especialista em Endocrinologia Feminina e Andrologia.
Segundo a médica, o implante hormonal subcutâneo deve ser usado apenas como contraceptivo ou repositor hormonal, nunca devendo ser usado para fins estéticos. No Brasil, apenas uma marca desses implantes tem patente e aprovação para uso contraceptivo. “Não há nenhum dado científico sobre esses medicamentos para uso estético. Há implantes sendo prescritos sem patente e aprovação da Anvisa. Não há como saber o que há neles e em quais doses.”
Queda de cabelos, mudança na voz, queda de libido são alguns dos efeitos colaterais conhecidos.

Sobre a SBEM-SP
A SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo) pratica a defesa da Endocrinologia, em conjunto com outras entidades médicas, e oferece aos seus associados oportunidades de aprimoramento técnico e científico. Consciente de sua responsabilidade social, a SBEM-SP presta consultoria junto à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, no desenvolvimento de estratégias de atendimento e na padronização de procedimentos em Endocrinologia, e divulga ao público orientações básicas sobre as principais moléstias tratadas pelos endocrinologistas.



WordPress Video Lightbox

    ENTRE EM CONTATO.
    FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
    AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


    comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336