É possível ter acne e rugas ao mesmo tempo?

Realmente, ter acne e rugas ao mesmo tempo parece o mesmo que diagnosticar a pele como tendo síndrome de Peter Pan (ela tem dificuldade de se enxergar como adulta). Mas, na verdade, esse é um problema comum: infelizmente, algumas das mudanças que ocorrem com a idade da pele podem torná-la mais propensa a desenvolver espinhas. “À medida que a renovação celular diminui, as células mortas da pele se acumulam e podem ficar presas nos poros. E uma vez que as mulheres vêem suas primeiras linhas, elas costumam usar cremes espessos com hidratantes que podem entupir os poros, como manteiga de karité ou óleo de coco”, diz o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. E também há uma explicação hormonal para isso: “A acne adulta é um quadro considerado uma entidade própria e não tem relação com a acne vulgar da adolescência. O quadro está relacionado com o estímulo inadequado dos receptores hormonais como os masculinos, alterações relacionadas à tireoide e pelo stress que hoje é uma das principais causas que podem estimular o aumento do cortisol e adrenalina”, afirma a dermatologista Dra. Claudia Marçal, professora-fundadora do Dermacademy MB e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. E, todo mundo já sabe, as linhas e rugas são sinais do envelhecimento da pele.

Young woman squeeze her acne in front of the mirror. Woman skin care concept

Esse tipo de problema conjunto pode aparecer nas mulheres de 30 a 50 anos. É uma junção dos primeiros sinais de envelhecimento com a acne da mulher adulta, caracterizada por lesões nodulares císticas (ou seja, são inflamadas e muitas vezes doloridas). Elas perduram por sete a dez dias na área do mento mandibular, infra mandibular e lateral das bochechas (exatamente no desenho da área da barba do homem). E muitas vezes essas lesões estão presentes na linha de implantação do cabelo, segundo a médica. “Quase sempre apresentam um pródromo de desconforto, com hipersensibilidade local e após três dias em média surgem os comedões inflamatórios, que estão relacionados ao período pré-menstrual, uso de contraceptivos de uso via oral ou na forma de adesivos ou ainda dispositivos intrauterinos”, afirma a médica.

 Todas estas alterações podem causar estímulo exagerado sobre as glândulas sebáceas com produção exacerbada de sebo, provocando aumento da proliferação da bactéria da acne. “Além disso, fatores como o uso de maquiagem muitas vezes não adequada, com veículos gordurosos, ou muito pesados, podem causar obstrução dos ductos das glândulas (poros)”, diz a médica. E muitas mulheres tentam esconder as rugas e a acne por meio desse tipo de maquiagem. O resultado é um círculo vicioso que apenas exacerba a situação. “Devemos também prestar atenção no consumo exagerado de gorduras trans e saturadas e alimentos com alto índice glicêmico que provocam a piora da inflamação e da resistência à cicatrização e persistência do quadro”, afirma a médica. E, lembrando: esses alimentos são os mesmos que agem para facilitar o envelhecimento cutâneo.

E como tratar as duas alterações ao mesmo tempo? “O tratamento inicialmente deve ser instituído para o controle inflamatório com sabonetes calmantes à base de extratos anti-inflamatórios, loção tônica com função adstringente duas vezes ao dia e uso de vitamina A ácida à noite, alternando com um nutritivo adequado à necessidade da paciente”, diz a médica. Isso significa que no dia 1 você usará o ácido e no dia 2, o nutritivo (que de preferência deve conter ativos como Oligomix, Nutriomega 3, 6, 7 e 9, Progenitrix e Hyaxel). O uso de vitamina C como antioxidante no dia seguinte de manhã potencializa a ação do retinóide (Vitamina A) tanto na questão de combate a essa inflamação da acne quanto para estimular o colágeno da pele. Mas é necessário escolher uma Vitamina C estabilizada e com toque seco, como C 20 Sérum da Ada Tina. “O C 20 Serum é um sérum de Vitamina C estabilizada, uma versão melhorada do ingrediente que possui toque seco, textura fluida e rápida absorção que não arde ou torna a pele oleosa, podendo assim ser usada até mesmo em peles sensíveis, com rosácea e na área dos olhos para clarear manchas e reduzir rugas e linhas de expressão”, explica o farmacêutico Maurizio Pupo, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Ada Tina Italy.

O uso de máscaras também pode ser eficiente. A Buona Vita tem em seu portfólio de produtos a Stone Diamond, máscara que promove a melhora da acne ao mesmo tempo em que tem efeito lifting contra rugas e aumenta o nível de colágeno. O produto traz Niacinamida (Vitamina B3) e ácido hialurônico. “A Niacinamida previne a acne e melhora a textura da pele, inibindo o surgimento de cicatrizes”, afirma Isabel Piatti, especialista em Estética e Cosmetologia, conselheira do Comitê Técnico de Inovação da Buona Vita, e Membro do Conselho Científico da Academia Brasileira de Estética Científica – ABEC.

Se o problema for mais resistente, a médica diz que é possível usar ainda ácido salicílico, clindamicina e peróxido de benzoíla. “Mas é importante que a sua rotina de tratamentos priorize produtos não-comedogênicos, em texturas mais adequadas como séruns e que tenham toque mais seco”, afirma o Dr. Abdo. Em consultório, o médico disse que é possível tratar as duas alterações e, quando o quadro estiver mais controlado, é possível fazer uso da radiofrequência microagulhada Eletroderme para evitar o aparecimento de manchas de acne além de rejuvenescer a pele, pelo estímulo ao colágeno. Mas é muito importante que você não tente tratar em casa: esse tipo de acne não responde bem aos tratamentos convencionais da adolescência – e o uso de secativos pode causar um efeito ainda mais envelhecido à pele. “Consulte sempre um médico para melhor indicação do tratamento”, finaliza o dermatologista.



WordPress Video Lightbox

    ENTRE EM CONTATO.
    FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
    AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


    comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336