Dicas para manter os resultados de tratamentos estéticos interrompidos

Os tratamentos médicos com equipamentos revolucionaram o mundo da estética, com tecnologias capazes de definir os músculos, reduzir medidas, e combater o envelhecimento facial. Mas por conta do novo coronavírus, muitas clínicas tiveram que ser fechadas para evitar um alto índice de contágio e consequentemente a sobrecarga do sistema de saúde. Mas o que pode ser feito para manter os resultados e não ser prejudicado pela interrupção do tratamento? “Ainda não sabemos quanto tempo vai durar esse isolamento social. Existem tratamentos para gordura localizada como o Total Sculptor que são feitos em apenas uma sessão com criolipólise, corrente de estímulo muscular e ultrassom macrofocado. Mas essa mesma plataforma do Total Sculptor também traz tecnologias como radio e criofrequência para tratar alterações como celulite e flacidez, nesses casos em mais sessões”, afirma o Dr. Abdo Salomão Jr, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia. “Nesses casos, o ideal para não ser prejudicado é apostar nos bons hábitos”, acrescenta o médico.

De acordo com o dermatologista, quando falamos do combate ao envelhecimento facial, existem alternativas terapêuticas – que não têm tanto peso quanto um procedimento – mas que podem ser boas aliadas nesse momento. “Por exemplo, quando um tratamento com laser Vektra para manchas é interrompido, para manter os resultados o paciente pode usar em casa o ácido retinóico e o tranexâmico para poder manter o clareamento das manchas”, explica o médico. “No caso do Ultrassom 3D Solon, indicado para rugas e flacidez de pele, o paciente que teve seu tratamento interrompido pode fazer uso de substâncias renovadoras e hidratantes, como ácido retinóico, progenitrix, hyaxel”, diz o Dr. Abdo. “Além disso, podemos indicar também vitaminas orais que vão ajudar nesse momento”, explica a dermatologista Dra. Claudia Marçal. “Para os casos de flacidez e rugas, podemos indicar cápsulas com Vitamina C, Exsynutriment, Glycoxil e In.Cell. No caso de manchas, podemos indicar também Bio-Arct, Polipodium Leucotomos e Picnogenol”, completa a médica.

            Já no caso dos tratamentos corporais, os bons hábitos de vida (atividade física dentro de casa, controle do estresse, dieta e melhora da qualidade do sono) podem impactar positivamente na manutenção dos resultados de celulite, gordura e flacidez. Veja as principais dicas do que pode ser feito:

Reduza o estresse – “Pratique meditação, mindfullness. Para quem está em casa fazendo home office, a cada 60 ou 90 minutos de trabalho, pare 15 minutos para respirar, tomar um café, ou simplesmente fechar os olhos. O tempo de recuperação é extremamente importante para manejo de estresse”, afirma a Dra. Aline Lamaita, angiologista e membro do American College of Lifestyle Medicine. O estresse é capaz de liberar hormônios que favorecem o acúmulo de gordura e celulite. Uma maneira de ajudar o seu corpo contra esse problema é fazer uso de suplementos orais como Modulip GC. “Portanto, mesmo estressado e com o cortisol alto, o sistema nervoso receberá a mensagem de que deve continuar realizando a quebra de gordura, assim é possível diminuir o acúmulo de gordura abdominal, uma das mais difíceis de ser eliminada, e controlar a vontade do paciente de ingerir doces”, explica Mika Yamaguchi, farmacêutica e diretora científica da Biotec Dermocosméticos.

Coma saudavelmente – “Uma dieta com déficit calórico pode ajudar nos casos em que o paciente está acima do peso ou com gordura localizada”, explica o Dr. Abdo Salomão Jr. “Além disso, a alimentação possui um papel fundamental na manutenção e fortalecimento do organismo, pois é responsável por fornecer nutrientes essenciais para as funções orgânicas, inclusive as imunológicas”, afirma a Dra. Marcella Garcez, médica nutróloga e professora da Associação Brasileira de Nutrologia. Fuja dos doces, dos carboidratos e dos laticínios em excesso. “Em geral, qualquer alimento que cause inflamação e liberação de radicais livres são danosos para o nosso corpo em geral e para a pele. Os mais comuns são os carboidratos de menor valor glicêmico como açúcares, massas de farinha branca e alimentos com gordura saturada como as frituras”, afirma a cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Esses alimentos pioram o quadro de celulite.

Fique hidratado – Para diminuir a retenção de líquidos, que piora o inchaço e a celulite, o melhor é manter-se hidratado. “Quanto menor a ingestão de água, maior a viscosidade do sangue. Além disso, a desidratação favorece a queda da pressão arterial, ameaçando vários órgãos. O consumo adequado de água garante que o organismo seja irrigado e bem nutrido de sangue”, afirma a angiologista Dra. Aline Lamaita. “Beber pelo menos 2 litros de água é fundamental, mas a hidratação também pode ser feita pelo consumo de água de coco ou frutas ricas em água, como pera, uva e melancia, que também tem nutrientes importantes para a pele”, diz o dermatologista Dr. Jardis Volpe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Evite o álcool – “O consumo de álcool prejudica a pele através de surtos imediatos e efeitos a longo prazo do envelhecimento, e deve ser evitado, ou pelo menos deve ser tomado com moderação”, diz a dermatologista Dra. Claudia Marçal. “Quem ingere álcool em excesso, sente muita sede, principalmente no dia seguinte. Isso acontece porque o organismo precisa de água para metabolizar o álcool. No entanto, se não houver água suficiente, o organismo busca nos tecidos periféricos a água para realizar o seu trabalho. E esse é o grande problema, pois a perda d’água afeta muitos órgãos, inclusive a pele, diminuindo o viço e colaborando para o ressecamento e a descamação”, explica o Dr. Paolo Rubez, cirurgião plástico e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. “Além disso, o álcool é especialmente maléfico após a realização de um procedimento estético, afetando na recuperação e até mesmo nos resultados”, acrescenta o cirurgião. O álcool aumenta o inchaço e sangramento, além de ressecar a pele, segundo o Dr. Paolo. Em outras palavras, o álcool é capaz de pôr a perder todas as sessões que você já fez!

Fique ativo – Enquanto as academias estão temporariamente fechadas, as pessoas podem se exercitar menos. Mas ignorar seus exercícios afetará negativamente sua pele. “É importante manter-se ativo em casa, pois o exercício físico, quando praticado de forma regular traz uma série de benefícios para a saúde, inclusive para a pele. A atividade física (incluindo exercícios aeróbicos, musculação e alongamentos) é importante em diversos aspectos”, afirma a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida. “Com a atividade física, também temos aumento de antioxidantes endógenos, que combatem os radicais livres; isso leva ao retardamento do envelhecimento, com efeito antiaging”, afirma a Dra Aline Lamaita. Além disso, a atividade física dentro de casa pode evitar problemas como trombose, que tende a aparecer mais em pessoas sedentárias.

Durma o suficiente – O sono é uma parte importante dos cuidados com a pele. Durante o sono, o corpo entra em um modo regenerativo e construtivo, onde também produz colágeno. “O momento do sono é restaurador para a pele e para outros órgãos do corpo. Quando não dormimos direito não permitimos que as células sejam renovadas e os radicais livres eliminados”, afirma o Dr. Mário. Mesmo que o seu horário de trabalho possa mudar ou se você estiver trabalhando agora em casa, certifique-se de descansar o suficiente para o benefício da sua saúde. A maioria dos estudos diz que os adultos precisam ter entre sete e nove horas de sono por noite. E para quem está de ‘férias’, uma dica importante: não troque o dia pela noite.

            E fique tranquilo, ao final desse processo que exige esse esforço do isolamento social, equipamentos como Total Sculptor e Ultrassom 3D Solon estarão de volta e com força total para continuar a esculpir seu corpo.



WordPress Video Lightbox
ENTRE EM CONTATO.
FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336