Dermatologista fala sobre o uso de chumbo nos cosméticos

toxic-lipstick-studyO chumbo é um metal pesado bioacumulativo, ou seja, acumula-se progressivamente na cadeia alimentar e não é eliminado com o tempo. É tóxico, cancerígeno, prejudicial ao cérebro e ao sistema nervoso. Pode afetar o sistema circulatório, levar ao desenvolvimento de anemia, intoxicação, gerar alterações neurológicas e do sistema reprodutor, além de disfunção renal. Assim como outros metais pesados está presente na formulação de batons e outros cosméticos, isso porque eles compõem elementos como os pigmentos e corantes que constam nos mesmos.
A quantidade de chumbo contida nos cosméticos é regulamentada pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) e deve ser menor que 0,6% em tinturas capilares e menor que 20 ppm nos demais cosméticos. Considerando as baixas concentrações permitidas, a quantidade absorvida seria muito baixa e incapaz de produzir danos à saúde.
Segundo o dermatologista Dr. Daniel Dziabas, todo cosmético com corante e pigmentos contém chumbo. “Se sua comercialização foi permitida pela Anvisa, significa que as quantidades respeitam a regulamentação e não são prejudiciais à saúde”, diz o médico, que é membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).



WordPress Video Lightbox

    ENTRE EM CONTATO.
    FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
    AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


    comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336