Cuidados extras com cabelos e barba podem ajudar a prevenir o contágio por Coronavírus

Grande parte das pessoas já sabe que o principal cuidado para prevenir a proliferação e a contágio do Coronavírus é higienizar as mãos com frequência, visto que as mãos estão entre as principais vias de transmissão do vírus por estarem em contato constante com a boca, nariz e olhos. Mas, de acordo com a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, não é apenas com as mãos que devemos nos preocupar. “A barba e o bigode podem ‘abrigar’ o vírus caso a pessoa esteja contaminada e espirre ou tussa, eliminando gotículas. Ou então a pessoa não infectada pode estar com as mãos não higienizadas e tocar a própria barba, facilitando a transmissão do vírus”, explica. E o mesmo vale para os cabelos.

Apesar disso, o dermatologista Dr. Jardis Volpe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, ressalta que não existe uma recomendação dos órgãos sanitários para que homens retirem a barba como medida de segurança para reduzir o contágio do novo coronavírus. Já a orientação de andar com os cabelos presos é mais voltada para os médicos, que, geralmente, colocam a mão no cabelo e, em seguida, na máscara. “Devemos manter em mente que as medidas mais importantes para evitar o contágio continuam sendo manter distância mínima de 1 metro entre as pessoas, evitar abraços, beijos e aperto de mãos, lavar as mãos com sabonete e água ou álcool gel e, em caso de suspeita do Covid-19, utilizar máscaras e permanecer isolado”, destaca o médico.

Isso não quer dizer, porém, que você não possa tomar alguns cuidados extras com relação à barba e os cabelos para evitar o contágio pelo Coronavírus. “No caso da barba, não há necessidade de removê-la por completo, a não ser que você queira ter uma preocupação a menos. Porém, se você continuar com a barba, é fundamental não tocar os pelos faciais e higienizar muito bem a região todos os dias”, recomenda a Dra. Paola Pomerantzeff. A higienização da barba pode ser realizar com produtos específicos para o tratamento dos pelos faciais, como o Shampoo para barba Brentwood, da B.URB, que promove uma limpeza profunda dos fios e da pele da região, desobstruindo os poros, estimulando a circulação sanguínea e auxiliando no crescimento saudável da barba.

Já no caso dos cabelos longos, vale a pena mantê-los presos caso haja a necessidade de sair de casa, mas lembre-se de higienizá-los quando voltar. “Além disso, preste muita atenção para não tocar nos fios caso suas mãos não estejam devidamente limpas”, diz a Dra. Paola. Porém, caso você prenda o cabelo, evite fazer um rabo de cavalo, já que o penteado pode romper com seus fios sofram rupturas, tornando-os fracos e quebradiços. “Existem diversas outras opções de penteados para prender os cabelos que são mais saudáveis para os fios que o rabo de cavalo, como coques altos, tranças simples, embutidas, espinha de peixe ou até mesmo a combinação rabo-trança”, afirma a Dra. Kédima Nassif, dermatologista e tricologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Porém, a médica alerta para que você evite prender os cabelos com força demais. “Puxar e esticar demais os fios faz com que, a longo prazo, seu cabelo se torne mais ralo e com falhas na região da testa e do contorno do rosto. Esse problema é conhecido como alopecia de tração”, explica a dermatologista e tricologista.



WordPress Video Lightbox

    ENTRE EM CONTATO.
    FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
    AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


    comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336