Cuidados dermatológicos permitidos durante a gravidez

shutterstock_131910776Estar grávida é considerado para a maioria das mulheres como um momento único e muito especial. Mas junto com a felicidade de ser mãe, começam a aparecer as dúvidas. Quando o assunto é beleza, isso não é diferente. “O que fazer para evitar o aparecimento de estrias? Posso continuar pintando o meu cabelo? E as unhas? Quais os tratamentos cosméticos são permitidos fazer nesse momento, sem que isso prejudique a gravidez e o bebê? ”. Essas e outras perguntas são muito comuns.

Durante a gravidez, muitas mudanças hormonais acontecem no corpo da mulher, e alguns tratamentos antes realizados sem nenhum problema, passam a ser um risco para a gestação e a saúde do bebê, como por exemplo, pintar os cabelos. Há várias substâncias contidas em tinturas que não são seguras, principalmente nos seis primeiros meses de gestação. Por isso é importante evita-las nas primeiras 16 semanas, após esse período, a mulher está liberada para pintar o cabelo, contanto que escolha produtos sem amônia e nem chumbo.

No caso do corpo, a dermatologista Daniela Pimentel recomenda que, a fim de se evitar o surgimento de estrias, o mais recomendado é a hidratação desde os primeiros meses, com o uso de formulações hidratantes. “Eles devem conter ceramidas, pantenol, glicerina, manteiga de karité, óleos (semente de uva, amêndoas), aquaporinas, polipeptídeos botânicos e silicone”, explica. De acordo com a especialista, esses ingredientes, além de auxiliar na hidratação, também ajudam a aumentar a elasticidade da pele. “Hidratantes que contenham ureia devem ser dispensados.”

Tratamentos estéticos estão contraindicados na gestação, pois não existem estudos científicos provando a segurança de seu uso neste período. No entanto, a drenagem linfática auxilia na circulação e evita edemas, melhorando o conforto da gestante.

As mamas também merecem atenção. As aréolas devem ser preparadas para a amamentação ao final da gestação, expondo-as a luz solar por pelo menos dez minutos ao dia, antes das 10h e depois das 16h. Isso as deixa mais resistentes e menos susceptíveis às rachaduras. Uma dica importante também é não usar hidratantes nos mamilos.

Com as unhas, o indicado é utilizar os esmaltes hipoalergênicos. Ter o próprio kit para fazer as unhas ajuda a evitar infecções perigosas, mas essa dica serve para todas as mulheres, não só as grávidas.



WordPress Video Lightbox

    ENTRE EM CONTATO.
    FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
    AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


    comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336