Conheça as causas da assimetria facial

shutterstock_165461537Assimetrias faciais são diferenças encontradas entre um lado e outro do rosto. Em grande parte dos casos, as assimetrias não são muito perceptíveis. No entanto, alguns fatores podem deixar a assimetria mais notória, como os distúrbios da mastigação, deglutição e a respiração.
Dietas compostas por consumo de alimentos mais moles podem levar ao crescimento inadequado da mandíbula e causar mudanças da espessura de sua cartilagem, devido à ausência de forças mastigatórias intensas, além de assimetrias musculares. “A contração muscular facial mostra ser essencial para o desenvolvimento dos ossos do rosto. Estimula o crescimento ósseo, da cartilagem e promove aumento da massa muscular. Isso mantém o rosto com aspecto forte, simétrico e saudável”, explica a fonoaudióloga e coach Patricia Antoniazi.
Além disso, em indivíduos que mastigam apenas de um lado, esse fator estimulará o crescimento da mandíbula (osso inferior da boca) do lado no qual não é realizada a trituração dos alimentos. “A Mastigação unilateral pode afetar não apenas a região da mandíbula, como também gerar uma diferença na altura dos olhos que podem ficar mais baixos seja do lado esquerdo ou direito”, informa a fonoaudióloga.
De acordo com a especialista, isso ocorre porque a musculatura do lado em que a pessoa costuma mastigar fica hipertrofiada, ou seja, a região fica mais fortalecida. A mastigação unilateral pode gerar a disfunção da articulação têmporo mandibular e, com isso, causar dores de cabeça. “Essa alteração pode ocorrer ainda porque os dentes de um lado sofrem um desgaste maior do que o do outro lado, deixando uma diferença que é percebida quando o indivíduo sorri ou até mesmo quando está sério”, descreve.
No caso da assimetria causada pela respiração errada, a fonoaudióloga explica que ocorre por causa de uma obstrução nasal devido uma hipertrofia de adenoides e de amígdalas, desvio de septo, rinite, sinusite ou bronquite. “Como a pessoa fica longos períodos com a boca aberta, o céu da boca fica profundo, a língua fica mais baixa próxima aos dentes inferiores e a cabeça acaba ganhando uma projeção para a frente, afetando até mesmo a postura”, diz Patricia.
Outro problema é que pode causar flacidez na musculatura da boca, da língua e das bochechas, comprometer a mastigação e deglutição, causar assimetria de face e deixar as narinas estreitas. “Uma maneira de corrigir as assimetrias e prevenir a saúde orofacial é através da fonoaudiologia estética. Os exercícios e manipulações da face são diferentes do realizados durante a ginástica facial”, esclarece a especialista.
No entanto, também contam com métodos de alongamento, massagem facial, relaxamento e drenagem linfática a fim de equilibrar a musculatura e simetria do rosto. Mais uma vantagem é que ajuda a prevenir rugas e linhas de expressão na face”, finaliza Patricia.
Fonte: Patricia Antoniazi, mestre em fonoaudióloga pela Universidade Federal de São Paulo e Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching.



WordPress Video Lightbox

    ENTRE EM CONTATO.
    FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
    AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


    comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336