Como tratar cada tipo de pele

shutterstock_220403761O envelhecimento requer muitos cuidados e o principal deles é saber identificar quais são as necessidades específicas de cada tipo de pele. A Dra. Eloisa Ayres, especialista e mestre em Dermatologia pela Universidade Federal Fluminense, diz que o ideal é começar a prevenção o mais cedo possível. “Mulheres mais claras precisam ter uma atenção especial porque têm uma pele com menor proteção natural”.

As classificações da pele podem ser quanto à idade, cor e característica: mista, oleosa, seca ou normal. No Brasil, a maioria da população tem a pele mista ou oleosa.
“A pele seca precisa de cuidados redobrados porque favorece o aparecimento de rugas”, explica a Dra. Tatiana Gabbi, médica assistente do Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Anote as dicas das dermatologistasshutterstock_249733735:

Pele Normal: Tenha cuidados diários de higienização
A pele normal tem uma composição equilibrada e na maioria das vezes apresenta boa elasticidade e hidratação. “Os cuidados diários de higienização são mandatórios para manter o brilho e a boa aparência. A fotoproteção todos os dias também é indispensável, ainda mais para quem tem a pele clara”, orienta Eloisa.

Quem tem pele normal pode escolher produtos com textura líquida, cremosa ou em mousse. Além do tratamento tópico, a dermatologista indica o uso de nutricosméticos que fornecem ingredientes para uma pele saudável.

Pele Oleosa: Invista em tratamentos que promovem a renovação celular
Eloisa Ayres explica que, apesar de a pele oleosa ser mais resistente, não quer dizer que o aparecimento de rugas ocorrerá tardiamente. “O principal fator relacionado ao envelhecimento está na tonalidade da pele, além do histórico de exposição solar e fatores genéticos”.

Tatiana indica cuidados preventivos a partir dos 30 anos de idade para quem tem a pele oleosa. “Os tratamentos com os ácidos são os mais indicados porque promovem a renovação celular prevenindo as rugas e o aparecimento de cravos e espinhas”. Outra dica é fazer a higienização diária sem exageros para não estimular a produção de sebo.

Eloisa indica o uso de produtos antioxidantes, principalmente os que têm Vitamina C, de maneira adequada. Imedeen possui em sua fórmula, além da Vitamina C, o Zinco, reconhecido antioxidante que combate os radicais livres.

Pele Seca: Privilegie produtos que hidratam a pele
“Quem tem pele seca deve optar por sabonetes com concentração mais suave e produtos antioxidantes, podendo ser orais ou tópicos. Já os tratamentos com ácidos precisam ser avaliados porque a pele precisa estar muito bem hidratada para evitar efeitos colaterais”, indica Tatiana.

Eloisa explica que a pele seca pode ter um aspecto mais envelhecido precocemente. “A falta de hidratação é uma das causas da formação de pequenas rugas, porém, uma pele seca bem tratada pode envelhecer menos que uma pele oleosa”.

Pele Mista: Saiba equilibrar a frequência e concentração dos produtos
Apesar de ser a característica mais comum, a pele mista requer certos cuidados a fim de priorizar as áreas com maior oleosidade como a zona T. “O indicado é usar produtos específicos como os sabonetes com maior detergência, produtos em gel ou sérum”, avalia Eloisa.

“O tratamento da pele mista precisa ser mais individualizado equilibrando a frequência e concentração dos produtos para evitar as irritações”, orienta Tatiana.



WordPress Video Lightbox

    ENTRE EM CONTATO.
    FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
    AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


    comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336